É hora de presentear, mas sem comprometer o orçamento

                                   

É hora de presentear, mas sem comprometer o orçamento. Pensar em Natal, inevitavelmente é pensar em gastos. Não é pra menos: nesta época do ano as receitas aumentam. Chega o d...

É hora de presentear, mas sem comprometer o orçamento
Pensar em Natal, inevitavelmente é pensar em gastos. Não é pra menos: nesta época do ano as receitas aumentam. Chega o décimo terceiro salário, algumas empresas oferecem bonificações ou participações nos resultados e o comércio fica ávido em convencer o consumidor de que é necessário gastar. Em meio a tantos atrativos, não é difícil começar 2010 com a conta tão vermelha quanto a roupa do Papai-Noel.

Mas, o que fazer quando é necessário, além de quitar as dívidas, presentear? Os consumidores que não foram disciplinados durante o ano, aproveitam o décimo terceiro para quitar dívidas, mas deixarão de presentear os amigos? A família? "Diante dos apelos da mídia e de toda cultura que se criou em torno do Natal presentear é quase que obrigatório", diz a economista da Fundação Amaral Carvalho de Jaú, Patrícia Botari.

Para quem tem pouco dinheiro e não pode abrir mão da lembrança, comprar um presente pode se tornar tarefa das mais estressantes. O que comprar? Quanto gastar? Será que a pessoa vai gostar do presente?

Basta cair em uma armadilha para chegar à Páscoa pagando presentes do Natal. A alternativa, para a economista Patrícia, é apelar para a criatividade. "É preciso diferenciar presentes caros de presentes valiosos. Neste momento o que deve ser um diferencial é a criatividade, para que não haja prejuízo do seu orçamento, lembrando que janeiro é o mês dos impostos, matrículas escolares e férias", salienta.

Dicas de presentes. Foto:Divulgação

Dicas de presentes. Foto:Divulgação

[bloco_link1]

Presentes de Natal econômicos. Foto:Divulgação

Presentes de Natal econômicos. Foto:Divulgação


É hora de presentear, mas sem comprometer o orçamento

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro



Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza