Estudo comprova que para perder peso é preciso comer devagar

                                   

Saiba por que comer devagar é essencial para emagrecer.

Estudo comprova que para perder peso é preciso comer devagar
A vida moderna faz  as pessoas  comerem mais rápido. . Foto:Divulgação

A vida moderna faz as pessoas comerem mais rápido. . Foto:Divulgação

Especialistas da área da nutrição recomendam, entre muitas coisas, que para pessoas que querem perder peso, é fundamental comer devagar e com atenção. E agora através de estudos, cientistas gregos explicam porque comer rápido engorda.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) existem 700 milhões de adultos obesos, sendo previsto 2 milhões e 300 mil deles até 2015. E alerta maior para crianças, que não são exceção, pois já são quase 22 milhões delas com menos de 5 anos já com excesso de peso.

Os quilos extras não são apenas uma questão de estética; eles também afetam a auto-estima da pessoa, criando um estigma social e ajudam a desenvolver problemas saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, cracos, entre outros. A conseqüência pior da obesidade é a diminuição da expectativa de vida.

Com todos esses problemas, os pesquisadores do Hospital General Laiko de Atenas que já sabiam que certos hormônios intestinais são liberados durante a ingestão de comida, gerando sensação de saciedade para o cérebro. Resolveram, então, fazer um estudo aprofundando sobre o assunto. O objetivo principal da pesquisa era averiguar se a velocidade com que comemos afeta os níveis da produção desses hormônios.

Todos os voluntários comeram 300 mililitros de sorvete em velocidades diferentes, e após isso em intervalos de 30 minutos foram averiguados seus níveis de glicoses, lipídios e hormônios. Conforme os resultados aoresentados, os que comeram o sorvete mais lentamente, tiveram os seus níveis de hormônios intestinais mais altos, e se sentiram mais satisfeitos.

Assim, os pesquisadores concluíram que as pessoas que comeram rápido demais, tem a menor liberação dos hormônios, e a sensação de saciedade fica atrasada. Com isso, as pessoas comem mais para sentirem satisfeitas.

Esse estudo acaba lançando uma luz sobre o aspecto de excesso de consumo do mundo moderno, em que as pessoas comem rápido pela pressão do trabalho e do estilo de vida. E o que a sabedoria popular já afirmava - que comer rápido engorda -, agora realmente tem uma explicação científica fisiológica.

Fonte:NeoMundo

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Estudo comprova que para perder peso é preciso comer devagar

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO

SHOPPING
z