Benefícios da Água de Coco

     

Coloque a água de coco no seu cardápio neste verão.


Consuma água de coco. Foto:Divulgação

Consuma água de coco. Foto:Divulgação

O verão e as suas altas temperaturas favorecem a transpiração e a perda de sais minerais do corpo. Nessa época, também é intensa a procura por atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas para se entrar em forma. Academias ficam lotadas por pessoas que buscam queimar a energia concentrada em forma de gorduras e, por conseguinte, o suor excessivo requer a ingestão diária dos nutrientes para o bom funcionamento do organismo e a reposição da força muscular. Nisto, a água de coco tem se mostrado como forte aliada, por ser considerada um isotônico natural, ou seja, possibilita a reposição natural dos minerais perdidos pelo organismo.

Vindo do coqueiro, da família das palmáceas, o coco é um fruto popular com mais de um milhão de espécies, sendo no Brasil o coco-da-baia, originário da Bahia, o mais conhecido. Ele encabeça a lista das maiores fontes de potássio, sódio e fósforo, visto que, em 100 ml do líquido da fruta é possível encontrar: 250 mg de potássio, 105 mg de sódio, além de cálcio, magnésio e vitamina C. Tal riqueza nutricional é, pelo menos na versão natural, desprovida de conservantes e demais substâncias artificiais e dificilmente favorece o aparecimento de alergias. Pode ser ingerida por qualquer um com exceção de hipertensos, diabéticos e pessoas com disfunções renais e re; estes devem consumi-la com moderação.

A água de coco vem em maior quantidade quando o coco está bem verde, pois a sua parte que amadurece está menos desenvolvida e mole. Conforme o coco vai amadurecendo, o fruto vai perdendo a água, devido ao desenvolvimento da sua parte carnosa, que fica mais consistente. Seu sabor suavemente doce e leve a faz muito consumida durante a estação mais quente do ano.

Com propriedades semelhantes ao soro fisiológico, os benefícios advindos do consumo da água de coco são imensos: auxilia em casos de desidratação e reposição de liquido após exercícios físicos; combate a pressão alta, cãibras, fraquezas muscular, mal-estar, dores de cabeça, prisão de ventre e problemas cardíacos; equilibra o sistema circulatório através do nível de sódio no organismo e atua como diurético. Em crianças, auxilia no seu crescimento e em idosos, reduz os níveis de colesterol ruim.

Crianças devem consumir água de coco. Foto:Inmagine

Crianças devem consumir água de coco. Foto:Inmagine

Agora, quem se preocupa com as calorias na hora de ingerir algum liquido, pode fica feliz! A água de coco também possui poucas calorias, sendo que um copo de 200 ml possui cerca de 40 kcal. Apesar de ter mais esse beneficio, convém alertar que exagerar na quantidade pode ter efeito ao contrário, porque ela não se equivale à água natural, uma vez que esta não possui calorias. Além disso, o teor calórico da água de coco varia de acordo com a época de maturação do fruto.

A água de coco só tem oferecer coisas boas para a nossa saúde. Portanto, aproveite bem o período entre janeiro e julho, período de safra da fruta, consumindo uma bebida leve, refrescante e mantendo-se hidratado (a) durante todo o verão.

Danusa Spricigo Pasqual
Heloisa Pereira Oliveira
Redação

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