A moda invade a universidade

                                   

Curso de Design de Moda é uma das novas graduações que a Universidade Positivo passa a ofertar a partir de 2010

A moda invade a universidade
Já faz tempo que a moda saiu dos grandes ateliês e ganhou as ruas, as garagens, a internet, as confecções, a indústria do vestuário e, não faz muito tempo, está fixando terreno nas universidades. Se antes eles eram poucos e quase raros, agora novos cursos superiores em moda começam a surgir em instituições com tradição em Design. “É uma tendência natural, como em outras áreas”, diz Eliza Sawada, que coordena a implantação do curso de graduação em Design de Moda na Universidade Positivo, de Curitiba (PR). “O mercado e a produção se expandem e exigem a profissionalização, o que leva à criação de novos cursos”, completa.

Em 2010, a UP passa a ofertar o curso de bacharelado em Design de Moda, uma graduação tradicional, com quatro anos de duração. As inscrições para o processo seletivo que formará a primeira turma do curso estão abertas até o dia 3 de novembro no site www.up.edu.br e até o dia 4 de novembro no câmpus da Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido).

Tendências
Eliza Sawada explica que o campo de trabalho do designer de moda não se restringe apenas à criação e produção de vestuário e acessórios. “Com uma indústria em expansão no Brasil, este profissional terá pela frente possibilidades sempre maiores, envolvendo pesquisa de mercado, de tendências e de novas tecnologias que vão gerar novos produtos e processos produtivos”, comenta.

Muitas possibilidades de atuação exigem formação multidisciplinar. “Esta é uma característica da profissão”, diz Eliza. A coordenadora do curso da UP ressalta que a moda não se restringe ao vestuário e aos acessórios. “Faz parte da cultura, do jeito de ser de um povo, de uma tribo, e reflete, como as artes, as transformações da sociedade”, aponta. “O designer de moda precisa perceber isso, visualizar os aspectos sociais, políticos, econômicos ambientais e culturais que estão ao seu redor para atender as necessidades do mercado e da própria sociedade. Por isso a pesquisa e a formação múltipla são importantes”, completa a coordenadora do novo curso da UP.

Formação
Professores com experiência de mercado e formação acadêmica sólida, infraestrutura de qualidade, projetos interdisciplinares e ações de extensão são alguns dos diferenciais do curso de bacharelado em Design de Moda da Universidade Positivo, instituição que em uma década tornou-se referência na formação em Design no Paraná. Também em 2010, a UP passa ofertar outro curso na área, o bacharelado em Design Digital.

Assim como os outros cursos de Design da instituição, a graduação em Design de Moda vai valorizar a experimentação técnica, formal e de linguagem como diferencial de ensino, o que permite a construção de um perfil de profissional capaz de atender com mais propriedade as necessidades do setor. Buscando a formação multidisciplinar, o currículo do curso articula disciplinas ligadas à reflexão, instrumentalização e à prática do design, permitindo ao acadêmico o estudo e a prática da moda baseados nas características sociais, tendências de mercado e processos produtivos.

O curso também irá dispor de uma infraestrutura completa em termos de espaço físico e equipamentos que possibilitarão o domínio técnico e a expressão criativa. Os acadêmicos terão acesso a ateliers de modelagem, laboratórios de computação, oficinas de materiais e processos e ao Escritório Experimental de Design, que estão em consonância com a realidade profissional.

SERVIÇO
Vestibular 2010
Universidade Positivo
Curso de Design de Moda
Inscrições:
Até 3 de novembro pelo site www.up.edu.br;
Até 4 de novembro no câmpus da Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido) e no câmpus Ângelo Sampaio do Centro Tecnológico da Universidade Positivo (Rua Alferes Ângelo Sampaio, 2.300 – Batel).
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; sábados, das 8h às 12h
Investimento: R$ 50,00 (cinquenta reais)
Provas: Domingo, 8 de novembro de 2009. Das 8h30 às 12h30 e das 15h às 19h. Os blocos serão fechados quinze minutos antes do início das provas
Local: Universidade Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido
Mais informações no edital do Vestibular 2010 da Universidade Positivo, disponível no site www.up.edu.br, e pelo telefone (41) 3317-3200

SOBRE A UNIVERSIDADE POSITIVO – A Universidade Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com entidades e instituições públicas e privadas. O câmpus Ecoville foi especialmente projetado com o objetivo de integrar as modernas instalações físicas à preservação do meio ambiente. É nesse câmpus modelo, comparável às melhores instituições internacionais, que a Universidade Positivo oferece cursos de Graduação, de Pós-Graduação e Pesquisa e de Extensão. O Centro Tecnológico da Universidade Positivo, com sede no câmpus Ângelo Sampaio, tem uma proposta diferenciada e oferece Cursos Superiores de Tecnologia de curta duração, para quem busca formação sintonizada com as necessidades do mercado de trabalho. Na Graduação, a Universidade Positivo ainda conta com a Escola de Negócios, que tem como objetivo ser referência no desenvolvimento do ensino de Negócios. Por meio de clínicas, a instituição presta um importante serviço à comunidade com atendimento gratuito em várias áreas. O mesmo acontece com o Hospital da Cruz Vermelha, que triplicou sua estrutura física e duplicou sua capacidade de atendimento, graças à parceria, firmada em 2004, com o curso de Medicina. O Grupo Positivo, do qual a Universidade Positivo faz parte, é a maior corporação de Educação do Brasil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e mantém negócios em países da América, da Ásia, da África e da Europa. (Na Internet: www.up.edu.br).

UNIVERSIDADE POSITIVO
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa
(41) 3016-8083 / (41) 8893-6672
Fernando Oliveira
Camila Canassa
Paula Batista
Moema Zuccherelli
redacao12@lidemultimidia.com.br

A moda invade a universidade

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza