Como Escolher seu Filtro Solar

                                   

A escolha do filtro solar é importante para manter a pele protegida e saudável.

Como Escolher seu Filtro Solar
Escolha seu filtro solar de forma adequada.. Foto:Divulgação

Escolha seu filtro solar de forma adequada.. Foto:Divulgação

O Brasil, segundo o Inmetro, é um dos países mais ensolarados do planeta, fator este que faz dele uma das nações com maiores índices de câncer de pele. Segundo uma pesquisa realizada pelo INCA (Institudo Nacional de Câncer) em 2008, o câncer de pele é mais freqüente no país, sendo cerca de 25% dos tumores malignos diagnosticados. Com a chegada do verão, há uma maior preocupação das autoridades da saúde, pois, os raios ultravioletas do sol são mais nocivos a nossa saúde. Em virtude disso, é necessária uma proteção contra os malefícios do sol fazendo-se uso de protetores solares. Dentre várias opções existentes no mercado, nem todas as pessoas sabem utilizar o fator de proteção Solar (FPS) da maneira correta.

Os dois fatores que interferem na escolha do protetor solar são: o fator de proteção solar e o tipo de pele. O que é fator de proteção solar? Este está vinculado à quantidade e à natureza das substâncias presentes nos filtros solares. Assim, quanto maior o FPS, maior será a proteção da pele, ou seja, se a pessoa utilizar um FPS 30 mostra que ela estará trinta vezes mais protegida do que um indivíduo que não faz uso dessa proteção. Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os filtros solares de FPS 8 são os mais consumidos no Brasil, sendo que, o fator mínimo recomendado pelos médicos é FPS 15. Assim, o primeiro passo é conscientizar-se de que é necessária uma proteção mínima contra os raios solares, especialmente na estação mais quente do ano.



A escolha do filtro solar também deve levar em consideração a cor e o tipo de pele. O FPS do produto, segundo os especialistas em dermatologia, depende da tonalidade da pele e a reação dela ao sol. Em 1975, o dermatologista americano Thomas Fitzpatrick, da Universidade de Harvard, fez uma escala de seis variações de tonalidade de pele em relação ao filtro solar que deve ser usado. Peles “muito brancas” e “brancas” não se bronzeiam e queimam com facilidade; esses tipos de pele necessitam de FPS 60, pois são os tipos mais sensíveis. A tonalidade “pouco morena” e “morena”costumam bronzear-se e são razoáveis a queimaduras; portanto, seu fator de proteção deve ser 30, pois sua pele já conta com alguma proteção. Já as consideradas “muito morenas” e “negras” ficam bronzeadas e quase nunca se queimam; o filtro solar de FPS 30 ou 15 são os mais indicados, pois esses dois tipos de pele já produzem bastante melanina.

Solar L' Oreál Expertise Gel e Phytoervas Bloqueador Solar FPS30. Foto:Divulgação
Solar L' Oreál Expertise Gel e Phytoervas Bloqueador Solar FPS30. Foto:Divulgação
Natura Fotoequilíbrio Protetor Solar e Sundown FPS30. Foto:Divulgação
Natura Fotoequilíbrio Protetor Solar e Sundown FPS30. Foto:Divulgação


Clinique Sun-Care Body Spray SPF 15 S e  Nivea Bloqueador Solar Spray FPS 30.. Foto:Divulgação

Clinique Sun-Care Body Spray SPF 15 S e Nivea Bloqueador Solar Spray FPS 30.. Foto:Divulgação

[bloco_link1]


Para as peles denominadas oleosas, os filtros em gel são os mais indicados, pois os em cremes formam uma película protetora que deixaria a pele mais oleosa. Além disso, os não-comedogênicos (fórmula a base de água) são ótimos principalmente para os que sofrem com leosidade e acne. O uso do filtro solar errado e em excesso pode piorar peles oleosas e acnéicas, devido a sua fórmula a base de óleos, que atua como agente oclusivo dos poros e que acumula o sebo levando à formação de cravos e espinhas.

Crème Solaire Confort Bronzage Progressif SPF 20 e  Anti-Rides Solaire Multi-Protection SPF 30 .. Foto:Divulgação
Crème Solaire Confort Bronzage Progressif SPF 20 e Anti-Rides Solaire Multi-Protection SPF 30 .. Foto:Divulgação
Polysianes Crème Trés Haute e  Biotherm Spray Lacté Multi-Protection SPF 15. Foto:Divulgação
Polysianes Crème Trés Haute e Biotherm Spray Lacté Multi-Protection SPF 15. Foto:Divulgação


Já as pessoas que possuem pele mista ou seca, podem optar pelos filtros solares em creme, pois possuem hidratante, que não sé o caso dos em gel. É esse hidratante que mantém uma camada protetora extra na pele essencial para as peles sensíveis.

O uso do filtro solar é muito importante em todas as idades e a qualquer hora do dia, especialmente se você estiver na praia. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o uso do filtro solar, procure um dermatologista que lhe recomendará o melhor produto.

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Como Escolher seu Filtro Solar e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: marcas de protetores solares faciais aprovados pelo inmetro 2016 , filtro solar a base de agua , quias saõ os protetores solares aprovados pelo imetro? , protetor solar facial a base de água , protetor solar aprovado pelo inmetro , melhor protetor solar pelo inmetro ,

Como Escolher seu Filtro Solar

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro



Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza