Acne em Adulto

A acne muito comum na adolescência, agora também está surgindo nos adultos.

Acne em Adulto
Alguns hidratantes e filtros solares podem causar acne . Foto:Divulgação

Alguns hidratantes e filtros solares podem causar acne . Foto:Divulgação

Na adolescência, muitas pessoas sofrem com a temida acne, buscando todas as alternativas possíveis para exterminá-la e, na fase adulta, acabam se vendo livres das espinhas. Contudo, há pessoas que na puberdade não tiveram tantos problemas com a acne, porém quando estão na faixa dos 30 anos (podendo chegar às faixas de 40 e 50 anos) têm que lidar com essa “dor de cabeça”.

Segundo a pesquisa do projeto DermaBrasil, divulgada em setembro, para cerca de 1.500 pessoas entrevistadas em 11 cidades brasileiras, a espinha foi o problema mais citado, sendo que 56,4% das pessoas têm ou já tiveram espinhas.

As espinhas vêm por excesso do trabalho das glândulas sebáceas, que são sensíveis aos hormônios masculinos; estes, também estão presentes nas mulheres mas em pequena proporção. Quando as glândulas secretam muito sebo, esse acaba por obstruir os poros formando cravos e espinhas.



No entanto não é apenas a produção excessiva das glândulas que esta ocasionando as espinhas em adultos. O uso inadequado de produtos como hidratantes e protetores solares também tem sido um fator gerador da acne. Geralmente esses produtos são feitos a base de óleos e lanolina, que entopem os poros. Segundo Omar Lupi, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esses produtos podem induzir a acne medicamentosa, mantendo o problema em uma faixa etária que isto não deveria existir.

Algumas vezes, as espinhas vêm acompanhadas de vasinhos, vermelhidão e extrema sensibilidade; esta pode ser conhecida com acne rosácea, que pode ser causada por estresse, álcool, condimentos, desequilíbrio do organismo, abuso de comidas apimentadas e o sol. Além disso, baixa resistência, medicamentos anabolizantes e implantes para cessar a menstruação causam acne com facilidade também.

Lavar o rosto previne a pele contra a acne. Foto:Divulgação

Lavar o rosto previne a pele contra a acne. Foto:Divulgação

Não se deve pensar que apenas as peles oleosas apresentarão acne, muitas vezes o ressecamento é um sinal, que leva as pessoas a usarem cremes que podem piorar a situação.

Ao se notar o surgimento das espinhas, deve-se procurar um especialista, para ter uma avaliação e iniciar um tratamento adequado para o seu caso. Muitas vezes ao retirar alguns cosméticos e limpar sempre a pele, já ameniza bastante a situação. Já em casos mais graves da acne, o especialista pode receitar medicamentos como antibióticos e antiinflamatórios. Além disso, são incluídos sabonetes neutros, loções adstringentes e hidratantes sem óleos, para manter uma manutenção diária. Tratamentos alternativos e receitas caseiras como pasta de dente e outros que prometem “secar” a espinha devem ser proibidos, pois eles podem agravar ainda mais a sua situação acnéica.

Por fim, procure manter a pele sempre limpa, hidratada e tonificada e usar produtos específicos receitados por um especialista de acordo com o seu tipo de pele.

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Acne em Adulto e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: figuras de acne medicamentosa , espinhas em adultos , espinha ja adulto , espinha aos 30 anos , espinha aos 26 anos ,

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades