Como tirar manchas de sol

A exposição excessiva ao sol pode desencadear melanoses.

Como tirar manchas de sol
Evite as melanoses. Foto:Divulgação

Evite as melanoses. Foto:Divulgação

Há pessoas que amam o verão, pelo simples fato de gastarem horas exposta ao sol a fim de guanharem um belo bronzeado. Contudo, o sol traz muitos malefícios como envelhecimento precoce, alergias, manchas e principalmente o câncer de pele.

O melhor horário para expor a pele ao sol é entre 8 e 10h da manhã e após as 16h da tarde; e não deve passar dos 30 minutos por dia. Além do horário, o filtro solar é ainda o melhor aliado, pois ele protege a pele contra os raios ultravioletas e preveni contra manchas. Você deve usá-lo até nos dias nublados, pois mesmo nestes, os raios solares podem ainda causar certos males.

A exposição incorreta ao sol leva a pele a desencadear manchas manchas escuras (melanoses). Elas ocorrem devido ao efeito cumulativo e crônico da radiação UV e aparecem mais em áreas como face e mãos, que são regiões muito expostas. Ainda quando a pele é exposta cronicamente ao sol, torna-se áspera, espessa, amarelada, seca e com pigmentações acastanhadas e esbranquiçadas, frisa Daniela Hueb, dermatologista de São Paulo.

Qualquer tipo de pele pode desecandear as manchas, porém, as pessoas de pele morena são as mais sujeitas ao aparecimento delas. As peles brancas possuem mais sardas e pintinhas que podem escurecer ou aumentar devido à exposição solar, porém não escapam das manchas marrons. O sol é perigoso porque tem efeito cumulativo, então conforme o acúmulo de radiação UVB na pele tem um momento em que ela protesta: Aí pronto! Aparecem as manchas, explica a famosa dermatologista Lígia Kogos.

[video1167]

Mulheres grávidas geralmente após o segundo trimestre, tem muitas chances de surgimento dessas manchas, pois além do sol, os hormônios ajudam no surgimento delas. É importante frisar que com a exposição solar, essas manchas podem se agravar.

Para eliminar esses efeitos desagradáveis da exposição ao sol, deve-se, primeiramente, procurar um médico, pois é ele que avaliará o grau de suas manchas e informará qual o melhor tratamento para elas.

Os tratamentos para as manchas têm em sua maioria o principio de descamação das camadas superficiais da pele, pois elimina as células mortas e abre espaço para uma nova camada de derme, livre das manchas. Além disso, elimina as rugas finas e rejuvenesce a cútis.

Entre os procedimentos mais usados para retirada de manchas, está o uso de clareadores e peelings (superficiais, médios ou profundos.)

[video1168]

Skin Clear é um tratamento parecido com o peeling, que associa produtos antioxidantes e que despigmentam a pele. Em todos os tipos de pele, ele é eficaz na remoção de manchas marrons e na estimulação de produção do colágeno.
O peeling com ácido retinóico é recomendado para pele oleosa e com acne. Ele utiliza um creme com concentrações de ácido que variam de 2% a 5% e que estimulam um efeito desengordurante. Esse procedimento não é recomendando para gestantes e em tempo de temperaturas elevadas, como o verão.

Já o peeling de ácido glicólico é considerado superficial, ele promove uma descamação leve da pele e proporciona uma hidratação. Ele ainda melhora manchas, proporcionando a pele um aspecto saudáve, sendo muito utilizado pelos jovens.

A Microdermobrasão, ou peeling de cristal é muito utilizado, pois ele renova a camada superficial da pele e estimula a produção de colágeno. Sua aplicação não provoca marcas e nem dor na pele, apenas o atrito entre a derme e os microcristais. É ótimo para se utilizar em regiões como costa, pescoço, colo e a pele áspera, como cotovelo.

E, o peeling “Amelam” é feito em consultório médico, podendo ser realizado em qualquer época do ano. O tratamento não causa dor e nem queimação, apenas exige que o paciente use o filtro solar durante o tratamento.
Mas ainda não há nada melhor que o bom e velho filtro solar usado diariamente, juntamente com a prudência de não se expor de maneira incorreta ao sol.

Clareadores de Manchas. Foto:Divulgação
Clareadores de Manchas. Foto:Divulgação
Clareadores de pele. Foto:Divulgação
Clareadores de pele. Foto:Divulgação

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Como tirar manchas de sol e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: mancha de sol , como tirar marca de short da perna , como tirar marca de sol de camiseta , como tirar marca de sol do pé , como tirar marca de sol das pernas , como tirar mancha de praia da pele , como tirar marca de sol , como tirar mancha de sol , o que fazer pra tirar marquinha de short , tomei sol e fiquei manchada ,

Como tirar manchas de sol

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • ola... fui para um banho e peguei muito sol (na verdade fui ao dermatologista e ele disse que eu tinha pego uma queimadura de 1 grau no rosto) ela passou um medicamento e sumiu as manchas que haviam ficado no meu rosto, so que nas minhas costas ficaram e muitas e estao [palavra removida] is... por favor me digam o que fazer .

    andressa duarte

  • por favor me ajude, encima das minhas maos , tenho varias manchas marrom , gra de pequenas, e esta aumentando, eu odeio, por favor me fala qual produto certo que te ho que comprar, me passeo valor ou formula, . serei muito grata aquem possa me ajudar. regina celi rigo.

    regina celi rigo

  • por favor me ajudem tenho varias manchas de sol no meu braço cicatrizes e diferença de cor se tiver algum remédio que seja recomendável por favor me informem!!! obrigada desde já.

    ruth

  • tenho manchas escuras nos pés do sol como fosse queimado esfrego mas não sai e está a subir para as pernas o que faço obrigada

    maria

  • oi eu tomei muito sol e meu rosto e pescoso ficou todo preto , o que uso para limpa essas manchas.

    jaime almeida

  • eu tem pele mancahdas 60%do meu corpo tem manchas,melenina com eu posso evita isto

    neide

  • como tirar manchas escuras de exposição ao sol.

    ronaldo

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades