Colorimetria

     

A importância de conhecer a Colorimetria antes de tingir os cabelos.

Colorimetria
Colorimetria Capilar. Foto:Divulgação

Colorimetria Capilar. Foto:Divulgação



Um bom cabeleireiro é aquele que sabe analisar um cabelo antes de iniciar qualquer processo químico, pois o resultado final depende do bom estado dos fios.

Sabemos que hoje em dia a procura para mudar o visual é muito grande. Basta observar as pessoas nas ruas para perceber que a grande maioria das mulheres tem os cabelos coloridos ou quimicamente tratados.

Por isso, o profissional deve estar sempre se aperfeiçoando e buscando treinamentos específicos, dentre eles a Colorimetria, que é um estudo das cores, das suas composições e combinações.

O Colorista deve saber identificar a cor que está nos fios, seja ela natural ou artificial, analisar o que precisa ser melhorado para que o cabelo ganhe mais brilho e qual coloração deve ser usada para conseguir a nova tonalidade desejada pelo cliente.

A cor natural do cabelo se dá pela presença de melanina presentes no córtex dos fios. Esses pigmentos são três tipos: eumelanina, feumelanina e tricosiderina.

- Eumelanina: pigmentos cor azul;
- Feumelanina: pigmentos alaranjados ou amarelados;
- Tricosiderina: pigmentos vermelhos.

São esses pigmentos que definem a cor dos cabelos que servem como base para uma nova coloração. Por exemplo, uma parede será pintada e se ela for da cor branca, o resultado final será um, porém se a parede for da cor verde, o resultado será outro. Um tom pode amenizar ou potencializar o efeito do outro. Assim, o verde opõe-se ao tom vermelho e o neutraliza; o roxo opõe-se ao tom amarelo e o neutraliza; o laranja opõe-se ao tom azul e o neutraliza.

Reflexos ou luzes douradas podem ser neutralizados usando um colorante violeta. E tinturas de tons castanhos ou pretos podem deixar a raiz dos fios avermelhada algumas semanas após a aplicação. Isso ocorre também se o tempo se pausa da tintura não for respeitada pelo cabeleireiro. Por isso a importância de procurar um bom profissional da área.

O especialista também deve se especializar em descoloração, pois essa é a única maneira de clarear os cabelos para que possam ser tingidos em tons mais claros. Além de utilizar produtos profissionais, ser atualizado e organizado, para melhor atender seus clientes.

Fabiola Taques Batista


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Beleza
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Colorimetria e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: quero saber tudo sobre colorimetria , colorimetria , colometria , tricosiderina , como fica a colometria da tinta de cabelo 6.0 com 7.1 , colorimetria em cabelos , colorometria , exercícios de colorimetria capilar , o que e tricosiderina , o que é tricosiderina ,

Colorimetria

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • queria uma ajuda de vcs... tenho uma cliente cabelo cor natural 4.00, altura de tom 7.3, e tem 20% de brancos. estouo querendo misturar o 7.0 + 7.3 e depois fazer umas mechas mas clara só em cima.qual o procedimento que uso?

    leticia

  • boa noite gostaria que vcs divulgassem mais materias sobre colorimetria

    tamara dias

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza