Pesquisar:

Colorimetria

A importância de conhecer a Colorimetria antes de tingir os cabelos. 22 comentários

Colorimetria

Por: Fabiola Taques Batista
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Moda Shopping Atacado

Colorimetria Capilar. Foto:Divulgação

Colorimetria Capilar. Foto:Divulgação



Um bom cabeleireiro é aquele que sabe analisar um cabelo antes de iniciar qualquer processo químico, pois o resultado final depende do bom estado dos fios.

Sabemos que hoje em dia a procura para mudar o visual é muito grande. Basta observar as pessoas nas ruas para perceber que a grande maioria das mulheres tem os cabelos coloridos ou quimicamente tratados.

Por isso, o profissional deve estar sempre se aperfeiçoando e buscando treinamentos específicos, dentre eles a Colorimetria, que é um estudo das cores, das suas composições e combinações.

O Colorista deve saber identificar a cor que está nos fios, seja ela natural ou artificial, analisar o que precisa ser melhorado para que o cabelo ganhe mais brilho e qual coloração deve ser usada para conseguir a nova tonalidade desejada pelo cliente.

A cor natural do cabelo se dá pela presença de melanina presentes no córtex dos fios. Esses pigmentos são três tipos: eumelanina, feumelanina e tricosiderina.

- Eumelanina: pigmentos cor azul;
- Feumelanina: pigmentos alaranjados ou amarelados;
- Tricosiderina: pigmentos vermelhos.

São esses pigmentos que definem a cor dos cabelos que servem como base para uma nova coloração. Por exemplo, uma parede será pintada e se ela for da cor branca, o resultado final será um, porém se a parede for da cor verde, o resultado será outro. Um tom pode amenizar ou potencializar o efeito do outro. Assim, o verde opõe-se ao tom vermelho e o neutraliza; o roxo opõe-se ao tom amarelo e o neutraliza; o laranja opõe-se ao tom azul e o neutraliza.

Reflexos ou luzes douradas podem ser neutralizados usando um colorante violeta. E tinturas de tons castanhos ou pretos podem deixar a raiz dos fios avermelhada algumas semanas após a aplicação. Isso ocorre também se o tempo se pausa da tintura não for respeitada pelo cabeleireiro. Por isso a importância de procurar um bom profissional da área.

O especialista também deve se especializar em descoloração, pois essa é a única maneira de clarear os cabelos para que possam ser tingidos em tons mais claros. Além de utilizar produtos profissionais, ser atualizado e organizado, para melhor atender seus clientes.

Fabiola Taques Batista


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Beleza
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

22 comentários para "colorimetria"

Carregando formul�rio
  • boa tarde, preciso da sua ajuda o meu cabelo é louro acinzentado pois eu fiz umas luzes e ficou muito claro e eu acabei pintando o cabelo todo 7.1 da amend pois depois de algumas lavadas o meu cabelo puxa para a cor alaranja o que eu devo fazer para voltar para o tom do meu cabelo eu ja nao sei mais o que fazer por favor me ajude socorrrooooo !!!! uma boa semana para vc !!! pode me mandar a dica no meu e-mail obrigada

    simone

  • bom dia, tingi o meu cabelo de 5.7 castanho claro dourado acaju no dia 09.03, só que desbotou e já está meio crescido, porque não tingi mais. a minha cor natural é louro escuro. como devo proceder para ficar com os cabelos da cor da atriz natalya rudakova (carga explosiva 3)

    meire cristina do carmo e sÁ

  • meninas, antes de fazer qualquer experiencia desastrosa em casa, procurem um salao que tenha um bom e recomendado profissional...nao precisa ser um salao caro, as vezes encontramos os melhores cabeleireiros em lugares super simples..nao se iludam!

    marcones hair

    • meu cabelo ta loiro escuro, quero deichar ele num tom de vermelho mas n sei que tom usar.. me ajudaa !?

      monnycke evans

  • olá pessoal, sou colorista há mais de 10 anos, e venho informar que breve voltarei dar cursos de colorimetria. sou da região do grande abc - sp. se alguém tiver interesse deixe seu nome e telefone no e-mail officinadabeleza@uol.com.br.

    juci

    • gostaria de aprender do seu curso

      renata

  • queria uma ajuda de vcs... tenho uma cliente cabelo cor natural 4.00, altura de tom 7.3, e tem 20% de brancos. estouo querendo misturar o 7.0 + 7.3 e depois fazer umas mechas mas clara só em cima.qual o procedimento que uso?

    leticia

  • estou em busca de profis na área de colorimetria, pois preciso de uma treinadora,que tenha disponibilidade de viagem,carro,que já tenha tb ministrado cursos ou palestras. mandem e mail c fto fernanda.pires@outpromo.com.br

    fernanda

  • leticia, te dou uma dica que vocÊ ao mesmo tempo que aplicar a coloraÇÃo, utilizando papel alumÍnio costure algumas mexas com pente em cima como vc quer e aplique uma descoloraÇÃo, como vc sÓ quer clarear um pouco use ox-30

    renata

  • minha querida letícia, vc ta no caminho certo! como os brancos dela é somente 20%, vc pode dividir a cor base e a cor fantasia(7.3)meio a meio(ox 30). logo em seguida abrir as mechas..veja se o cabelo resiste as mechas.

    marcones hair

  • minha querida rosa mendes, lembre sempre que: tinta nao clareia tinta! ou seja, vc vai precisar fazer uma limpeza de cor no seu cabelo para obter o resultado qeu vc deseja(no caso o 5 ou 6). bjao

    marcones hair

  • boa noite eu pintei meu cabelo e ele ficou loiro dourado e eu quero q ele fique um loiro bonito o q eu faço tenho q descolorir de novo e acor anatural do meu cabelo e castanho calro obrigado

    hildebrando evangelista dos santos

  • comecei o curso agora de colorimetria e estou fascinada com tantas,novidades.se tiver alguma dica me invie por favor,obrigado.

    lorieth

  • nossa amei a explicação é ótima.... estou terminando o meu curso e preciso aprender mais .. tenho muitas duvidas.. obrigada

    odete

  • qual a quantidade de corretor cinza se usa para um tubo d tinta.tem que ser medidas lineares.obrigado por responder.chris

    cristina

  • achei muito interecante eu quero saber tudo soubre colometria como faso q estou sem trabalha faco um curso de corte

    silvania

  • meu cabelo está loiro escuro, quero colocar ele num tom de vermelho, nao sei que tom devo usar !...

    monnycke evans

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

 

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda