Alerta aos pais! Narguilé vicia e é altamente cancerígeno.

     

Consumir uma hora de narguile equivale à inalação de 100 a 200 cigarros

Alerta aos pais! Narguilé vicia e é altamente cancerígeno.
Narguilé é prejudicial à saúde.. Foto:Divulgação

Narguilé é prejudicial à saúde.. Foto:Divulgação

O Narguilé é um tradicional cachimbo d’água para fumar, que tem sua origem de países do oriente, como Índia e China. Ele, que é usado há milênios nos países do ocidente, agora é “mania” entre as pessoas, principalmente os jovens, aqui no Brasil.

Mas, o que muitos não sabem é que o Narguilé pode ser tão ou mais perigoso, que o consumo de cigarro. O narguilé é constituído de 5 partes, cada uma com uma função para o fumo; a base é onde é colocada a água, o corpo que conecta o fornilho a base; o fornilho é local que se coloca o “fumo ”ou essência e por cima deste o carvão; abafador para proteger a brasa e a mangueira, por onde se aspira à fumaça das essências.

O tabaco do Narguilé é feito com essências. Esta é feita de melaço, tabaco e frutas ou aromatizantes, como de maçã-verde e menta. No entanto, são essas essências que criam a falsa ilusão de que o Narguilé é algo inofensivo, pois seu cheiro “aromatizado” é mais agradável do que o do cigarro.

Os pais devem estar em alerta, pois muitos acreditam que por conter água e um fumo “perfumado”, o narguilé pode ser inofensivo para seus filhos. Contudo, segundo a OMS (Organização Nacional da Saúde) o consumo do Arguile durante 20 minutos a 1 hora pode ser equivalente a inalação de 100 a 200 cigarros. Além disso, com a presença de água, a aspiração de fumaça é maior chegando a quase 10 litros de fumaça consumida e, conseqüentemente, maior quantidade de toxinas. Ainda, segundo os médicos, após 50 tragadas, é possível viciar-se no narguile.



O usuário do narguilé não consome apenas nicotina. Outras substâncias tóxicas também são ingeridas, pois, devido à queima do carvão, elementos como hidrocarbonetos, nitrosaninas e metais pesados são elevadamente cancerígenos. Além do câncer, doenças cardíacas, tuberculose e hepatites podem ser agravadas com o uso constante do narguile.

O Narguilé. Foto:Divulgação

O Narguilé. Foto:Divulgação

Doenças infecciosas, como a herpes, podem perigosamente ser mais transmitidas pelo uso do narguilé, que do cigarro, pois ele é usado por mais de uma pessoa, sem a esterilização devida da mangueira.

Muitos dos usuários de narguile crêem que ao não ser tragado a fumaça do arguile, os malefícios a saúde serão reduzidos. Porém, segundo Jairo Sponholz, médico pneumologista do Hospital das Clínicas, a nicotina não precisa ser tragada para ser absorvida, pois essa absorção é feita pela mucosa oral; e as pessoas que estão próximo da fumaça do narguile, mesmo sem consumir se tornam fumantes passivos e correm riscos também.

Os males do narguilé são evidentes, mas a única forma de minimizar esses malefícios é evitando o seu uso e a aspiração da sua fumaça. E lembrando aos pais, que o uso do Narguilé é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Alerta aos pais! Narguilé vicia e é altamente cancerígeno. e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: narguile vicia , narguile vicia ou faz mal , narguile vicia? , fumar narguile vicia , narguile vicia ? , o que é narguile vicia , narguile é droga e faz mal , narguile faz mal vicia , narguile pode matar , narguilé vicia ,

Alerta aos pais! Narguilé vicia e é altamente cancerígeno.

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • oi, tudo bom? pesquisem antes de promover o real perigo do uso do narguilé. vamos começar conversando sobre toxinas. existem toxinas no narguilé? sim, claro. existem poucas, mas fazem mal de qualquer jeito. mas chegar e dizer que faz mal ao ponto de equivaler a 100 ou 200 cigarros? pesquisem. cigarro tem mais de quatro mil toxinas. muito mais que o narguilé. estão certos dizendo que pode vir a fazer mal em uso prolongado? sim, claro. não defendo contra. mas afirmar que faz mal ao ponto de equivale a 100 ou 200 cigarros? e essa estatística? "de vinte minutos a uma hora", procure algo mais verdadeiro. procure algo mais coerente.

    gabriel

  • estou preocupadíssima, pois fiquei sabendo pelo meu filho que tem 19 anos que ele próprio está fazendo uso desse narguilé. já fez uso várias vezes, mas ele me disse que não usam o fumo e sim essência. devo ficar preocupada mesmo assim? como faço para desestimulá-lo do uso? ele é esportista e não tem nenhum vício. me oriente, por favor!!!!

    luzia aparecida tartalha

  • tem tanta coisa legal pra fazer, entao pra que ficar insistindo nessa tal narguile que so faz mal. quem quer se iludir e e maria vai com as outras e que fica nessa que fumar e achar que esta tudo bem. seja esperto e nao comece e se começou pare de usar isso, so levara vc a resultados ruins.

    vera

  • ollha eu tenho um nomte de cola que usa narguile eles se achan mas nao sabe o tanto que cusa mau para eles eu evito chegar perto deles para n ne envouver diga n adrogas camilllla 13anos

    camilla oliver

  • te agradeço pela esplicação

    elenir

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza