Dicas Para Montar Vitrines de Calçados

Vitrines que misturam conceito e foco no produto são as apostas para atrair consumidores

Dicas Para Montar Vitrines de Calçados
Ainda hoje há empresários e lojistas que vêem as vitrines como um mero enfeite necessário para exibir o maior número de produtos diferentes que o estoque de seus comércios possui; e é nessa visão que podemos identificar diferenças cruciais que separam marcas e comerciantes de sucesso daqueles que apenas se mantém no mercado.

A importância das vitrines para um comércio.. Foto:Divulgação

A importância das vitrines para um comércio.. Foto:Divulgação



Desde o boom da Internet e das compras on-line, muitos consumidores deixaram de freqüentar os pontos de venda pela comodidade que essa ferramenta apresentou para a sociedade. A exceção a essa crescente tendência são os shoppings - que continuaram atraindo o público - e as pessoas mais conservadoras que ainda não se adaptaram a essas facilidades. Atentos a isso, aqueles que se responsabilizam pela parte de comunicação e vitrinismo de grandes grifes sentiram a necessidade de reconquistar os consumidores de forma que esses passem a valorizar a experiência de compra em um todo, atraindo-os, assim, de volta para as lojas.

Para isso muito foi investido em materiais e técnicas que consigam chamar a atenção do público. A interatividade, bem como o emocional são dois ingredientes que mostraram bons resultados tocando e instigando o consumidor atual a se envolver e apreciar o processo de compra. Nesse âmbito, olha-se para as vitrines como importantes ferramentas de vendas e comunicação que servem como um cartão de visitas para as lojas.

Vitrines simples, mas bem orgnaizadas já podem ter um ótimo resultado!. Foto:Divulgação

Vitrines simples, mas bem orgnaizadas já podem ter um ótimo resultado!. Foto:Divulgação

[bloco_link1]


Analisando os mostruários decorativos das frentes e interiores de comércios como funcionais e instrumentos que possuem o mesmo resultado que um bom convite; vamos a algumas dicas sobre como montar uma boa vitrine de calçados.

Ao sair às compras ou mesmo com diferentes fins, o público está sempre reparando no visual exterior que as lojas – seja em ruas, galerias ou shoppings – apresentam. Assim, o primeiro contato entre a marca ou empresa com o seu consumidor se dá através das vitrines. A maneira com que ela foi montada, sua apresentação e as peças nela dispostas são responsáveis por despertar o interesse, o qual uma vez presente levará o comprador para dentro da loja, o que aumenta as chances de compra, mesmo quando ele não está buscando nada em específico.

Dito isso, podemos compreender melhor a importância do visual que uma vitrine possui. Para que esse alcance os resultados esperados, é fundamental sempre que for elaborar um tema e dispor seus produtos deixar essa tarefa para um profissional, ou alguém que se mostre astucioso e criativo o bastante para acertar nas ambientações!

Criatividade e simplicidade são ingredientes fundamentais para o sucesso de uma vitrine!. Foto:Divulgação

Criatividade e simplicidade são ingredientes fundamentais para o sucesso de uma vitrine!. Foto:Divulgação


Limpeza visual e foco no produto são fatores essenciais para a construção de boas vitrines.. Foto:Divulgação
Limpeza visual e foco no produto são fatores essenciais para a construção de boas vitrines.. Foto:Divulgação
Para se comunicar de forma apropriada, escolha seus melhores produtos para expor na vitrine.. Foto:Divulgação
Para se comunicar de forma apropriada, escolha seus melhores produtos para expor na vitrine.. Foto:Divulgação


Independente da proposta, o foco de toda e qualquer vitrine deve ser no produto; mas para que a comunicação aconteça da forma desejada, deve-se ter em mente o seu público-alvo: seus valores, preferências, as experiências que busca ao utilizar o produto em questão, entre outros. A união e coerência entre consumidor e a imagem final desse meio de exibição deve ser um dos objetivos do vitrinista.

Quando se trabalha com calçados, é comum observamos uma montoeira de modelos espalhados em todos os espaços possíveis que as prateleiras das vitrines apresentam; mas essa forma de exposição raramente possui um bom resultado, já que além de confusa, ela não representa algo para o consumidor. Este vê sua atenção sendo chamada por diversos lados e em muitos níveis, sendo que fica mais difícil conseguir analisar adequadamente o que está sendo oferecido e àquilo que realmente o interessa.

Formas e cores diferenciadas atraem a atenção do consumidor para a loja.. Foto:Divulgação

Formas e cores diferenciadas atraem a atenção do consumidor para a loja.. Foto:Divulgação



Assim, uma das principais dicas quanto à disposição dos pares de calçado é escolher os que melhor representam as coleções, o estilo de vida do consumidor e as marcas com as quais seu comércio trabalha para serem expostos à frente de suas lojas. Deixar espaços vazios entre um par e outro; é fundamental para manter a clareza de informações.

Investir em canários e fundos que contrastem ou evidenciem o produto facilitam a comunicação, além de serem mais atrativos para o público. Propostas inusitadas são muito comuns no exterior, onde as lojas e grandes marcas trabalham com conceitos diferenciados desenvolvidos para cada estação e coleção a ser oferecida; mas é possível atingir um bom efeito de forma simples.

Suportes para elevação dos calçados em diferentes alturas são indispensáveis, já que o ideal é procurar fugir da linearidade e estática. Iluminações com cores diferenciadas e focos em cima dos modelos escolhidos para representar a coleção em um todo dão destaque e mais estilo à estética final.

As vitrines aéreas, além de versáteis e de fácil manutenção, fazem sucesso com o público. Nelas, os elementos decorativos desse canal de comunicação surgem do teto, enfeitando a parte superior – funcionando como móbiles – e deixando o espaço para a organização dos suportes. Lembre-se também que o ideal é que os produtos fiquem o mais próximo do nível dos olhos dos consumidores possível, por isso evitar que os calçados sejam colocados todo em prateleiras baixas, é essencial!

Criação de ambientes em vitrines.. Foto:Divulgação

Criação de ambientes em vitrines.. Foto:Divulgação



Atentar para datas comemorativas e elaborar temas voltados para essas festividades também são ótimas estratégias para atrair os consumidores! Colorir o ambiente - seja com cortinas, paredes pintadas ou adesivos - ajuda a chamar a atenção do público, principalmente quando a pessoa sai de casa sem a finalidade de comprar.

Como chamar a atenção dos clientes. Foto:Divulgação

Como chamar a atenção dos clientes. Foto:Divulgação



Criar ambientes, onde a pessoa poderia usar o calçado ou evidenciar as sensações que eles podem transmitir – como o poder e sedução dos saltos, por exemplo – são outras boas técnicas.

A importância das vitrines. Foto:Divulgação
A importância das vitrines. Foto:Divulgação
Cenários em vitrines. Foto:Divulgação
Cenários em vitrines. Foto:Divulgação


O primeiro passo para acertar na construção de vitrines é, então, vê-las como investimentos, e não gastos. Uma vez que você visualize nelas uma oportunidade de atrair e se comunicar com o seu público, basta você saber identificar os melhores produtos e as características valorizadas pelo seu consumidor para conseguir expor esses itens de forma organizada e inovadora, não só chamando a atenção dos clientes e compradores potenciais, mas também valorizando seu espaço e se destacando em relação à concorrência.

Camila Cemin Rolon


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda
Portais da Moda - Mercado de Moda

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Dicas Para Montar Vitrines de Calçados e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: vitrine de calçados , vitrine de sapatos femininos , como montar uma vitrine de calçados , vitrine de calçados feminino , vitrines de calçados , vitrine de sapatos , vitrine para calçados , vitrine sapatos femininos , como enfeitar uma vitrine de calçados , fotos de vitrine de sapatos ,

Deixe seu comentário

(Não divulgado)



  • ola´vc poderia me dar um sugestao sobre vitrine de calçados .qual seria a distancia de altura entre uma prateleira e outra.uma vitrine de canto altura ideal e´2 metros ?seria de gesso e as prateleiras de vidro.

    ALEXANDRE

  • boa tarde! sou pequeno lojista e fiquei encantado com a sugestões para uma boa vitrine. adoraria utilizar seus serviços, com um custo compatível. bom trabalho!

    CARLOS

  • oi, quero muito montar uma loja de çalçados, mas não sei por onde começar. quais as primeiras ações a serem tomadas? só tenho o lugar.

    ANA CLAUDIA

  • trabalho com vitrine de calcados femininos e masculinos queriaque voces me mandasem ideias obrigada desde ja!

    AISLA

  • boa noite. preciso de idéias para montar vitrine de calçados para primavera. agradeço e aquardo

    WILSON JÚNIOR

  • gostaria de receber dicas para montar vitrine de loja calcados...obda

    LUZIA

  • estou montando uma loja de sapatos tenho interesse no catalogo

    CARMEM

  • lindas vitrines, adoro coisas inuizitadas.....

    FABIELI

  • loja de calçados, bolsas e aessórios.

    MARLENE CRUZ

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades