Manipulação Genética Indevida

A prática da manipulação genética deve ser feita perante as leis e fiscalizada pelo Poder Público.

Manipulação Genética Indevida
A manipulação genética possibilita a escolha do sexo do bebê.. Foto:The Independent

A manipulação genética possibilita a escolha do sexo do bebê.. Foto:The Independent

Já pensou em determinar o sexo do seu filho? Ou melhor, manipular o DNA dele para evitar males incuráveis? Pois isto é possível com a manipulação genética, que é englobada na engenharia genética.

Porém o que tem chamado atenção sobre este assunto é a prática desta medicina indevidamente, como se fosse um comércio de genes. Mas antes de termos uma visão totalmente negativa sobre manipulação genética, devemos saber exatamente o que ela pode proporcionar.

A manipulação genética permite a multiplicação, identificação a própria dos genes dos seres vivos, pois o DNA, que existe nas células dos organismos vivos é manipulado possibilitando a recombinação, alteração, troca e adição de genes das diferentes origens e criando novas formas de vida. Porém estas possibilidades na área genética acabaram a preocupar uma grande parcela da sociedade e de governos, uma vez que mal intencionado e direcionado este processo pode prejudicar o patrimônio genético definitivamente.

Sabe-se que a manipulação genética, como na escolha do sexo de bebês (proibida no Brasil), utilização de óvulos de outras mulheres em uma fertilização laboratorial , seleção de embriões saudáveis e transferência de citoplasma (proibida no EUA) na maioria dos países, como o Brasil devem estar de acordo com as leis de Biossegurança.

Pois a Lei 8.974, de 5/1/95(Lei de Biossegurança)mostra que no Brasil o controle legal da engenharia genética está previsto no art. 225, §1º, II da Constituição Federal, onde diz que é dever do Poder Público preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do país e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético. Portanto é dever do Poder Público fiscalizar e supervisionar especialista e pesquisadores que manipulam os genes e ainda controlar as técnicas, comercialização e atividades de substâncias e produtos que possam agredir o meio ambiente, incluindo ainda os de manipulação genética.



Logo, a Lei 8.974, de 5/1/95(Lei da Biossegurança) regulamenta perante os incisos ll E V do parágrafo 1° no artigo constitucional normas para o uso de técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismo geneticamente modificado, ou seja, a manipulação genética deve ser feita apenas sob as regras estabelecidas pela constituição. Porém mesmos com as leis, tem especialistas e médicos, que burlam as regras e fazem uma manipulação genética indevida

A prática indevida mostra de forma negativa a manipulação de genes, uma vez que sua realização de forma responsável e saudável beneficia o mapeamento genético dos seres vivos, desenvolvimento da terapia genética, seres transgênicos e descobertas futuras, que possam beneficiar o ser humano sem agredir a si e o meio ambiente.

O Poder Público, a comunidade científica e principalmente a sociedade devem estar atentos, fiscalizado e cobrando a aplicação das técnicas de manipulação genética, seus resultados e produtos de forma legalizada e sem causar danos tanto ao meio ambiente como ao patrimônio genético.

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Manipulação Genética Indevida e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: manipulação genética pontos positivos e negativos , pontos poditivos e negativos da manipulacao de genes , manipulação genética pontos negativos , manipulacao geneticas pontos positivos e negativos , manipulaçao genetica pontos positivos e negativos , manipulação do material genetico , manipulaçao de genes.positivos e negativos , manipulacao de genes pontos negativos e positivos , mal uso da manipulaçao genetica , http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaint~id~19345~n~manipulacao genetica indevida .htm ,

Deixe seu comentário

(Não divulgado)



"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades