Pesquisar:

Manipulação Genética Indevida

A prática da manipulação genética deve ser feita perante as leis e fiscalizada pelo Poder Público. 2 comentários

Manipulação Genética Indevida

Por: Heloisa Pereira Oliveira
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Moda Shopping Atacado

A manipulação genética possibilita a escolha do sexo do bebê.. Foto:The Independent

A manipulação genética possibilita a escolha do sexo do bebê.. Foto:The Independent

Já pensou em determinar o sexo do seu filho? Ou melhor, manipular o DNA dele para evitar males incuráveis? Pois isto é possível com a manipulação genética, que é englobada na engenharia genética.

Porém o que tem chamado atenção sobre este assunto é a prática desta medicina indevidamente, como se fosse um comércio de genes. Mas antes de termos uma visão totalmente negativa sobre manipulação genética, devemos saber exatamente o que ela pode proporcionar.

A manipulação genética permite a multiplicação, identificação a própria dos genes dos seres vivos, pois o DNA, que existe nas células dos organismos vivos é manipulado possibilitando a recombinação, alteração, troca e adição de genes das diferentes origens e criando novas formas de vida. Porém estas possibilidades na área genética acabaram a preocupar uma grande parcela da sociedade e de governos, uma vez que mal intencionado e direcionado este processo pode prejudicar o patrimônio genético definitivamente.

Sabe-se que a manipulação genética, como na escolha do sexo de bebês (proibida no Brasil), utilização de óvulos de outras mulheres em uma fertilização laboratorial , seleção de embriões saudáveis e transferência de citoplasma (proibida no EUA) na maioria dos países, como o Brasil devem estar de acordo com as leis de Biossegurança.

Pois a Lei 8.974, de 5/1/95(Lei de Biossegurança)mostra que no Brasil o controle legal da engenharia genética está previsto no art. 225, §1º, II da Constituição Federal, onde diz que é dever do Poder Público preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do país e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético. Portanto é dever do Poder Público fiscalizar e supervisionar especialista e pesquisadores que manipulam os genes e ainda controlar as técnicas, comercialização e atividades de substâncias e produtos que possam agredir o meio ambiente, incluindo ainda os de manipulação genética.



Logo, a Lei 8.974, de 5/1/95(Lei da Biossegurança) regulamenta perante os incisos ll E V do parágrafo 1° no artigo constitucional normas para o uso de técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismo geneticamente modificado, ou seja, a manipulação genética deve ser feita apenas sob as regras estabelecidas pela constituição. Porém mesmos com as leis, tem especialistas e médicos, que burlam as regras e fazem uma manipulação genética indevida

A prática indevida mostra de forma negativa a manipulação de genes, uma vez que sua realização de forma responsável e saudável beneficia o mapeamento genético dos seres vivos, desenvolvimento da terapia genética, seres transgênicos e descobertas futuras, que possam beneficiar o ser humano sem agredir a si e o meio ambiente.

O Poder Público, a comunidade científica e principalmente a sociedade devem estar atentos, fiscalizado e cobrando a aplicação das técnicas de manipulação genética, seus resultados e produtos de forma legalizada e sem causar danos tanto ao meio ambiente como ao patrimônio genético.

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Manipulação Genética Indevida e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: manipulação genética , manipulação do material genético , manipulação genetica , os pontos positivos e negativos que envolvem a manipulacao do material genético dos seres vivos , genes poderoso , manipulaçao genetica , manipulação genética e sexagem , aspetos negativos da manipulacao genetica , manipulação genica , filho modificado genetica eua__ , leia também:

2 comentários para "manipulação genética indevida"

Carregando formul�rio
  • estou fazendo um trabalho e precisava saber os pontos positivos e negativos da manipulaçao genetica e o que ela interfere na nossa vida.por favor preciso da resposta o mais rapido possivel.obrigada

    paola

  • gostei das informaçoes e achei otimo ficar sabendo de tudo.

    rosangela

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda