Pesquisar:

Viciados em jogos eletrônicos

Diversas pessoas trocam horas de suas vidas reais, por uma vida virtual. 19 comentários

Viciados em jogos eletrônicos

Por: Gabriel Ribeiro da Silva
Portais da Moda - Comportamento

Moda Shopping Atacado

Viciados em jogos. Foto:Divulgação

Viciados em jogos. Foto:Divulgação

A cada dia que passa é maior o tempo que de crianças, adolescentes e adultos, passam em frente ao computador jogando. Psicólogos alemãs da, Charité University Hospital Berlin, apresentaram estudos que mostra que a dependência de jogos virtuais, é semelhante às causadas pelo vicio de bebidas e drogas como a maconha.

Mais de 7000 mil jogadores de computador participaram da pesquisa. Ela foi realizada da seguinte maneira: Os participantes foram divididos em 2 grupos: os do que jogam excessivamente e os que jogam moderadamente.

Os cientistas mandaram estímulos visuais com imagens do dia-a-dia e imagens de jogos aos cérebros dos voluntários, com alguns estímulos sonoros “de dar arrepio” através de aparelhos como: Electromiograma (EEG) e Electroencefalograma (EEG). Em seguida, analisaram as atividades cerebrais dos jogadores.

Os resultados dos testes indicaram que jogadores compulsivos, apresentaram uma maior atividade cerebral quando expostos a imagens dos jogos, ao passo que, quando foram expostos a imagens comuns, vistas diariamente, suas ondas cerebrais, não responderam do mesmo jeito. Esses também se assustaram menos aos barulhos que foram submetidos quando estavam jogando.

Isso indica que os jogos provocam associações positivas aos seus cérebros dos jogadores. Comportamento cerebral parecido com os de viciados em bebidas e a maconha. E, assim como no caso das drogas, a sensação de bem estar causada pelo jogo, é desejada novamente. E quando se joga de novo para saciar esse desejo, o cérebro dos jogadores lhes envia outra vez uma mensagem de recompensa por estarem jogando. Quando essa mensagem se torna repetitiva, o cérebro libera neuro-transmissores de dopamina, que causam uma felicidade semelhante a causada pela bebida, que pode se tornar um vicio. Isso acontece com um em cada 10 jogadores excessivos de jogos eletrônicos.
Jovens em Lan Houses. Foto:Divulgação

Jovens em Lan Houses. Foto:Divulgação


Nos Estados Unidos aproximadamente 10% dos jovens são viciados em jogos. Segundo pesquisas da Harris Interactive, isso traz conseqüências para vida da pessoa, como: dificuldades na vida social, problemas escolares e problemas pessoais.

Para combater isso, o nosso país possuí leis governamentais, que não deixam crianças de 8 a 14 anos irem a lan houses, após às 20horas e, nos demais horários, precisam da autorização dos pais reconhecida em cartório para poderem ir. Os adolescentes de 14 a 18 anos poderão freqüentar as cybers somente até as 22 horas, se estiverem portando suas identidades.

O tratamento para quem sofre com esse tipo de problema, é baseado nos usados em dependentes químicos através de palestras preventivas e terapias de motivação.

Os primeiros centros de tratamentos começam a aparecer no Brasil há pouco tempo. A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, por exemplo, desenvolveu um grupo de terapia para isso e recebe diversas cartas solicitando a ajuda para viciados em jogos de computador.
Criança viciada em jogos eletrônicos. Foto:Divulgação

Criança viciada em jogos eletrônicos. Foto:Divulgação


Especialistas aconselham que aos pais que não coloquem o computador como uma espécie de babá para os filhos e que controlem o tempo de permanência deles no mundo virtual. E, se você é adulto e sua vida anda desmoronando por causados jogos online, procure ajuda de um especialista o mais rápido possível.

Gabriel Ribeiro da Silva


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Arte, Cultura e Lazer
Portais da Moda - Comportamento




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Viciados em jogos eletrônicos e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: viciados em jogos , vicio em jogos , carta viciado , vicio em jogos eletronicos , viciado em jogos , viciados em jogos eletronicos , vicios em jogos eletronicos , www.criancaviciada.br , crianças viciadas em computador , jovens viciados em jogos , leia também:

19 comentários para "viciados em jogos eletrônicos"

Carregando formul�rio
  • boa noite! tenho um filho de 24 anos que vive na internet e especificamente em jogos virtuais. fica desesperado qdo aparece um jogo novo onde todos seus "amigos" jogam e ele não pr não ter dinheiro pr comprar. se torna agressivo, fala palavras duras pra mim (mãe) por não ajudá-lo. preciso de ajuda para saber como lidar com isso. não se interessa por nada, apenas jogos virtuais. preciso de uma orientação a respeito. obrigada pela atenção.

    janete lopes dos santos ferreira

  • o vício em jogos eletrônicos é real e gera graves consequências! É a mesma coisa que o álcool, muitos tomam a sua cervejinha no happy hour ou no fim de semana e não viciam, aí se torna até mesmo algo saudável, algo que faz bem. entretanto, muitos outros caem na bebedeira, entregam-se ao álcool e destroem suas vidas. com os jogos eletrônicos é a mesma situação.

    eduardo bolseiro

  • maldita globo, começou a passar essas matérias sobre vicios eletrônicos, e agora todo mundo que joga qualquer jogo é viciado, enquanto na pesquisa fala bem assim "isso acontece com um em cada 10 jogadores excessivos de jogos eletrônicos."

    joÃo

  • eu tenho 1 vicio de 1 jogo chamado habbo o site dele e www.habbo.com.br nunka joguem esse jogo ella faz vc fica + de 11 horas de frente do computador eu tp já 2 dias no computador jogando q ue deus abençoe os viciados em qualquer coiisa.

    leonardo

  • boa tarde, meu filho de 24 anos é completamente viciado em jogos eletronicos, eu e pai dele estamos desesperados, ele abandonou a faculdade e ja até perdeu a namorada por conta disso. preciso de ajuda

    wanda lucia pacheco de souza

  • caramba... sou academico, e estou fazendo uma pesquisa sobre viciados em jogos eletronicos.... e estou estremamente espantado!!!, principalmente ao descobrir que tb sou viciado....

    fox

  • tenho 21 anos, sou viciado em starcraft 2, chego do trabalho as 18:00, e jogo até as 1:00 da manha sempre sem parar, e os fins de semana crio raiz na frente do pc...

    du

  • peço ajuda! meu filho é um viciado em jogos eletrônicos ele tem 25 anos, um desinteresse total por tudo e por todos.... me deem uma luz!!! o que faço??

    helena

  • e ai gale ra meu nome e bartolomeu eu sou viciado em games eletronicos e em minha cidade nao tem clinica de reabilitaçao oque eu faço em

    bartolomeu moreira

  • aliás, caso alguém queira "conhecer de perto" a realidade do vício em jogos eletrônicos, acesse o meu blog: jogarnaodaxp.blogspot.com

    eduardo bolseiro

  • preciso realmente de ajuda para eu sobrinho está viciado em jogos na internet e não tem interesse por nada. por favor me orientem.

    karla meireles

  • gostaria de saber se existe algum grupo de apoio em são paulo/sp para pais que tem filhos viciados em videogames.

    ana rosa

  • ain genten, stol veceadol em jogos, min jundem plissssss, jogol muit tem fortreis 2 agagagagagagagagagga

    cervatiinhuuuuuuu

  • sou viciado, jogo ragnarok todos os dias, mas sei q sou viciado e quero mudar para melhor.

    kaz

  • sou viciado, jogo ragnarok todos os dias, mas sei q sou viciado e quero mudar para melhor.

    kaz

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda