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Alimentos que combatem o Colesterol Alto

Aprenda a melhorar sua saúde e se alimentar adequadamente evitando alimentos que contenham alto nível de colesterol. 820 comentários

Alimentos que combatem o Colesterol Alto

Por: Heloisa Pereira Oliveira
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Moda Shopping Atacado

Entre o "bom e o mau". Foto:Divulgação

Entre o "bom e o mau". Foto:Divulgação

Existem três tipos de colesterol o HDL, o LDL e o VLDL. Sendo os principais o HDL e o LDL, conhecidos popularmente como colesterol bom e colesterol ruim. O colesterol bom (HDL) é uma lipoproteína de alta densidade que ajuda a remover as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos bem limpas e flexíveis, ou seja, é um composto que “calibra” naturalmente as células beneficiando as trocas entre elas. Ele ainda ajuda na produção da bílis e dos hormônios sexuais. Por sua vez, o colesterol ruim (LDL) é uma lipoproteína de baixa densidade que deposita gordura nos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos estreitas e endurecidas.

Para entender melhor os efeitos do colesterol assista este vídeo e faça uma viagem dentro de uma artéria

Mesmo não tendo uma receita milagrosa para controlar o colesterol alto (LDL), um tratamento eficaz para diminuir as concentrações de gorduras no organismo é a dieta pobre em gorduras – evitando alimentos como frituras, ovos, queijos amarelos, carne vermelha, dando preferência a uma dieta à base de verduras, saladas e carnes brancas (principalmente frango sem pele e peixes), pois manter uma boa alimentação juntamente com hábitos saudáveis, beneficiam a redução do colesterol “ruim” (LDL) e o aumento do “bom” colesterol (HDL).

Alimentos bons para a sua saúde:


Aprenda a comprar os alimentos certos para baixar o colesterol ruim e aumentar o bom com dicas em um supermercado

Vários estudos comprovam a eficácia do fruto do abacateiro no combate ao mau colesterol. Foto:Divulgação

Vários estudos comprovam a eficácia do fruto do abacateiro no combate ao mau colesterol. Foto:Divulgação

Abacate:


Abacate também beneficia o combate ao colesterol alto, pois é rico em gordura monoinsaturada, que auxilia nas taxas do HDL, o colesterol “bom”.

Alho e Cebola:


Importantes para o combate do colesterol alto, pois o alho possui compostos sulfurados, que reduzem a pressão arterial e as taxas de LDL e também impedem que o colesterol grude nas paredes das artérias. Já a cebola diminui a obstrução dos vasos sanguíneos e a formação de placas de gorduras.

Aveia:


É um alimento rico em fibras solúveis, as quais impedem o colesterol ruim de chegar a corrente sanguínea.

COLESTEROL: COMPONENTES NO AZEITE AJUDAM A COMBATER A DOENÇA. Foto:Divulgação

COLESTEROL: COMPONENTES NO AZEITE AJUDAM A COMBATER A DOENÇA. Foto:Divulgação

Azeite de Oliva:


Na preparação dos alimentos é possível mudar o óleo de soja pelo o azeite de oliva, pois este tem doses boas de ácidos graxos monoinsaturados, que não aumentam as taxas de LDL e ainda ajuda a aumentar consideravelmente os níveis de HDL. Ainda, segundo Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciência Farmacêutica da Universidade de São Paulo, o azeite possui os compostos fenólicos que evitam a oxidação do colesterol, um fato que propicia a formação das placas de gordura.

VEJA TAMBÉM: Azeite em lata age na prevenção de doenças cardiovasculares

Feijão:


Possui fibras solúveis que auxiliam na remoção do colesterol ruim do corpo.

Comer frutas e verduras é essencial para combater o colesterol ruim. Foto:Divulgação

Comer frutas e verduras é essencial para combater o colesterol ruim. Foto:Divulgação

Frutas Cítricas:


Laranja, morango, goiaba e kiwi possuem a vitamina “C”, fundamental para o coração. Essa vitamina reforça as paredes das artérias e combate a formação das placas de gorduras. Sucos podem ajudar numa nutrição balanceada.

Leite desnatado:


E que tal trocar o leite integral pelo desnatado? O leite desnatado vai garantir mais cálcio, e menos gordura ao nosso organismo, pois o integral possui mais ácidos graxos saturados, que, em excesso, aumentam os níveis de LDL.

Linhaça:


Por conter grande quantidade de ômega 3, auxilia no combate ao colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).

As castanhas devem fazer parte do dia-a-dia. Foto:Divulgação

As castanhas devem fazer parte do dia-a-dia. Foto:Divulgação

Oleaginosas:


Esses tipos de alimentos contém gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o bom funcionamento das artérias e, evitando assim, doenças cardiovasculares. Nozes, castanhas e amêndoas são alguns exemplos.

Pão Integral:


No café-da-manhã, quase ninguém resiste a um pão francês quentinho, não é? Porém, trocar este pão pela versão integral pode beneficiar a diminuir o seu colesterol. A massa do pão integral traz uma grande dose de fibras, substâncias importantes, pois provocam a proliferação das bactérias no intestino, favorecendo o bom funcionamento do mesmo. Algumas dessas bactérias, se bem nutridas, fabricam uma substância chamada propionato, que auxilia nos níveis de gorduras na circulação.

Suco de Uva:


E no momento da sede, prefira o suco de uva (com casca) natural, pois é nele que o coração encontra um parceiro, o resveratrol. Essa substância ajuda na redução do colesterol e ainda tem função oxidante. O resveratrol não é exclusivo do vinho, pois o suco de uva natural também o disponibiliza para o organismo.

Suco de uva ajuda no combate ao colesterol alto.. Foto:Divulgação
Suco de uva ajuda no combate ao colesterol alto.. Foto:Divulgação
Consumo diário de tomate ajuda a diminuir colesterol, triglicéridos e ácido úrico. Foto:Divulgação
Consumo diário de tomate ajuda a diminuir colesterol, triglicéridos e ácido úrico. Foto:Divulgação


Tomate:


Além das fibras, o tomate, é capaz de livrar as artérias do LDL ( colesterol ruim), pois ele cheio de licopeno (encontrada também na melancia e goiaba) pigmento vermelho que tem propriedades antioxidantes.


Alimentos que aumentam o colesterol LDL (colesterol ruim) e devem ser evitados.



Gema de Ovo

Bacon ou toucinho

Carne de frango com pele

Torresmo

Manteiga, creme de leite e nata

Frituras

Salsicha, salame e linguiça

Carnes Vermelhas

INCLUA ALIMENTOS SAUDÁVEIS EM SUA ALIMENTAÇÃO E TENHA QUALIDADE DE VIDA!

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Alimentos que combatem o Colesterol Alto e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: colesterol alto , dieta para colesterol alto , alimentos que combatem o colesterol , dieta colesterol alto , dieta para quem tem colesterol alto , colesterol ldl alto , como combater o colesterol , alimentos que combate o colesterol , colesterol total alto , colesterol alto o que fazer , leia também:

820 comentários para "alimentos que combatem o colesterol alto"

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  • infelizmente tenho uma noticia pra todos o colesterol so abaixa e se mantem baixo tomando medicamentos do genero das estatinas, os medicos receitam e recomendam qual o mais adequado para cada caso e cada um.ma noticia exercicios nao resolvem para colesterol, so ajuda a manter a saude, a forma, e bem estar geral, mas colesterol e uma enzima produzida pelo figado, entao vc podera ser uma pessoa hiper magra e ter colesterol e ou vice-versa. o alto nivel de coleterol costuma ser hereditario, a pesquisa revela que sim, mas tb pode nao ser hereditario. uma coisa e certa para ter bom nivel de colesterol so medicamentos e mesmo assim nao pode enfiar o pe na feijoada no bacon, frituras etc...geralmente quem tem colesterol alto, tb tem pressao arterial alta e os dois juntos formam uma dupla dinamica dentro do organismo. sou especialista a nao querer tomar remedio para abaixar o colesterol durante varios anos relutei fiz de um tudo, inclusive so ate vegetariana, toomo sucos de verdura de fruta

    lia

    • É lia, acabo de perceber q

      marli

    • É lia, acabo de perceber q

      marli

    • pois eh.meu ldl eh agor 165 todos os outros ex. normais pressão 11,5 x 7.8 e não sou o unico.

      paulo

    • achei excelente sua mensagem tenho 45 anos e peso 54k no entanto meu ldl está a 340 tenho medo de fazer dieta e emagracer ainda mais, vc tem alguma dica para mim!

      elisa maria

    • concordo 100%, sigo regime vegetariano ha trinta anos, faço exercícios diariamente, consumo tudo que e recomendado pra abaixar o colesterol e faço caminhadas diariamente e mesmo assim tenho que tomar sinvastatinas pra mante-lo em nível aceitável. e mesmo assim ainda não consegui o nível ideal.

      marcial

  • em relação a pressão sistólica e diastólica, no meu entender, ambas são detectadas no momento em que se dá uma sístole. quando estamos comprimindo uma artéria para verificar a pressão arterial, assim que vamos descomprimindo o manguito a primeira onda empurrada (na sístole) é considerada pressão sistólica ou máxima. quando o manguito está quase que totalmente descomprimido a ultima onda de sangue empurrada, também durante uma sístole, a qual podemos detectar é considerada pois pressão diastólica ou mínima. vimos portanto que tanto a máxima como a mínima é determinada por uma sístole. a explicação que durante anos vejo é de que a máxima esta relacionada a uma contração do miocárdio e a mínima está relacionada ao momento em que o miocardio está em repouso. e se está em repouso como pode empurrar uma coluna de sangue através a artéria para que seja ouvidoo ruido?

    mario cezar bomfim alves

    • sou fisioterapeuta e profissional de ed. fisica e segundo a literatura na verdade a circulação esta em um sistema fechado e quando o miocárdio realiza a diástole (fase de enchimento e propria nutrição sanguinea) isso gera diferença de pressão como se fosse uma sucção onde o sangue revela a pausa entre as contrações miocárdicas mas o sangue continua circulando, a própria respiração pode aumentar ou diminuir o retorno venoso e alterar também a pressão arterial, quando inspiramos profundamente por exemplo, gera uma pressão negativa intratorácica que melhora o retorno venoso, mas isso não seria benéfico para uma pessoa que tem icc - insuficiencia cardíaca congestiva, pois sobrecarregaria o coração que já esta insuficiente. espero ter colaborado um pouco com o assunto.

      dr. geony pinheiro

  • excelente (e saborosa!)matéria! meus exames sempre apontaram para uma saúde perfeita,mas, a idade cuida de ir , aos poucos, exigindo cuidados que eram, na juventude, negligenciados. chegado á uma costela, picanha, massas, e uma birita das fortes, vejo os exames pouco alterados, e vou aumentar a ingestão de produtos desta sedutora lista, eliminar as frituras, maneirar na birita, e fazer o que sempre fiz que é muito exercício. ah, e sempre acompanhado por médicos competentes que, por incrível que pareça, atendem pelo sus, por isso, não precisamos de mais médicos, muito menos de cubanos!

    edson reis

  • estava no dia do meu aniversario de 60 anos...estava com meus 2 filhos, meu marido, nora e genro e dois netos...estavamos numa pousada..grande foi a supresa minha pressão subiu 21 por 12.....pegamos o carro e saimos para o hospital...o medico da emergencia me pediu varios exames....me ajude, veja o q deu,glicose 100,7 mg/l.....colesterol total 279,3 mg/dl....colesterol hdl 38,8 mg/dl.....colesterol ldl 194,7 mg/dl ..... triglicerídeos 228,9 mg/dl....vou ao medico mais to com medo ....alguem pode me falar se minha taxas estão em caso critico...to preocupada... cleo

    cleo muniz

    • o hdl é recomendavel ter 40 mg(menos corre o risco de doenças cardiacas) ldl 13o mg vldl 30 mg trigliceridios 150mg fiz esse mesmo exame é deu tudo bem alto, preciso baixar rapidamente.

      claudia scatola

  • não como doces,e dificilmente como frituras,mas tomo muiita cerveja nos fins de semana,era professora de educação fisica e a 7 anos não dou mais aulas,fiz uma redução de estomago mas não emagreçi muiito,enfim minha alimentação é a base de muiita verdura e legumes,fiz exames e constatei que estou com 540 de trigliceris e 275 de colesterol,da onde surgiu isso,como isso pode acontecer se não como doces de jeito nenhum pq detesto e nem pão,e dificilmente como massas e frituras?? pode ser algo relacionado ao figado e ao fato de tomar muiita cerveja??

    dulcidoni

    • sou fisioterapeuta e prof. de ed. física, mas antes de responder sua pergunta, eu teria algumas perguntas: qual seu imc - indice de massa corporal? qual seu percentual de gordura corporal por bioimpedância? realiza algum tipo de atividade física ou exercício físico sistermatizado? já fez algum exame de tireóide para saber se não tem hipotireoidísmo? mesmo não comendo pão, massas, doces ou frituras é importante investigar o balanço energético, ou seja, quanto de caloria - independente do tipo de alimentação que esta sendo ingerido e quanto de calorias estão sendo gasta pelo seu organismo, se o balanço energético estiver positivo significa que precisa reduzir ainda mais a quantidade de calorias que vc esta consumindo, e realizar exercícios físicos preferencialmente aeróbios junto a uma nutrição equilibrada para o seu caso específico vai te ajudar muito, mas procure auxílio de profissionais atualizados, isso pode fazer grande diferença.

      dr. geony pinheiro

  • não como doces,e dificilmente como frituras,mas tomo muiita cerveja nos fins de semana,era professora de educação fisica e a 7 anos não dou mais aulas,fiz uma redução de estomago mas não emagreçi muiito,enfim minha alimentação é a base de muiita verdura e legumes,fiz exames e constatei que estou com 540 de trigliceris e 275 de colesterol,da onde surgiu isso,como isso pode acontecer se não como doces de jeito nenhum pq detesto e nem pão,e dificilmente como massas e frituras?? pode ser algo relacionado ao figado e ao fato de tomar muiita cerveja??

    dulcidoni

  • agradeço desde já e irei começar a fazer a alimentação correta, assim conseguirei diminuir meu colesterol ruim ldl, se deus quiser, jesus te ama e eu tambÉm, obrigado. obs. tenho 45 anos faço uma corridinha de 20 km ida e volta no período de 2 horas, uma p/ ir, cinco minuto descaço e 55 minutos de volta, 03 vezes na semana. obs. isto tudo porque fiz varios exames cardiovascular, ecocardiograma, eletrocardiograma, esteira, mapa do coração tudo muito bom avaliados pelos médico, infelizmente exame de sangue o ldl muito alto 166. at. obrigado.

    claudio antonio

  • adorei a materia sobre o colesterol , corro tês vezes na semana, mas mesmo assim meu colesterol ta alto 293, estou preoculpado, ja estou começando uma dieta, não muito rigida, mas gostaria se possivel que me mandassem esta materia para meu email, principalmente sobre o que comer pra abaixar rapido o colesterol e o que evitar pra não subir nem mais um ponto, gostaria de saber se é verdade se colocar uma beringela fatiada dentro dágua e apos uns cinco dias ir bebendo desta agua, isto abaixa o colesterol ou é mito.

    maxwel ramos da silveira

    • para reduzir o colesterol, atividade física não adianta, pois ele não é usado pelo organismo como combustível. a maneira mais eficaz é a redução do seu consumo através de dieta. mas continue correndo, pois atividades aeróbicas fortalecem o sistema vascular.

      leticia

  • olá meu nome é neusa tenho 47 anos 1,65 de altura, 58 kilos, em uma visita de rotina ao meu ginecologista, que me solicitou alguns exames de sangue, descobrimos que meu colesterol estar alto com 221 faço academia, tenho uma alimentação considerada normal a base verdura e legumes. acabo de fazer outros exames entre eles cpk que consta uma enzima de 154.0 u/1 o normal para mulheres é de 26.0 a 155.0 qual remédio eu devo tomar para baixar este quadro obrigada.

    neusa cerqueira

  • tenho o colesterol ldl alto, 160, já faço controle com nutricionista porém me receitou somente o leite de soja e não suporto o paladar, me faz vômitos, gostaria de saber se posso tomar o leite desnatado para substituir, tomo pouco leite diariamente, outra dúvida é o pão de sal, mesmo retirando todo miolo faz mal ao meu colesterol ou poderia comer 1 ao dia retirando o miolo e consumindo apenas a casca? já consumo pão integral no restante do dia, obrigado iara pedrozo

    iara pedrozo de moraes

  • olha,eu tenho colesterol! tenho 1,52 de altura e 45 kg,sou magreríma. mas meu médico disse que pode ser genético ou de fundo emocional qdo fico nervosa eu perco sono e fome,mas o colesterol é lá em cima.minha alimentação é super saúdavel,não como frituras nem embuitdos,arroz integral sempre e feijão azuki,muitas verduras,legumes,não gosto de carnes,adoro peixes mas-me-fazem mal,estou fazenod exames para descobrir pque? sem mais obrigada e aguardo respostas!!

    rosangela ferreira guedes

  • bom dia estou com colesterol alto, hdl 274, ldl 175, trigliceris 295, acido urico 8,4; tomo remedio para a pressão alta e uma formula para acido urico que sempre o manteve estavel; gostaria de receber algumas dicas de como baixar o colesterol e trigliceris, tanto de alimentação como de exercicios; costumo fazer exercicios duas o tres vezes na semana, corrida de 3 a 4 km e um pouco de musculação; estou pesando atualmente 89 kg e minha imc esta em 30. obrigado

    edson l l viaanna

  • oi tenho 48anos e tenho colesterol e estou preoculpada porque ele esta a 336ja fiz dieta menos rigida mas agora tenho quefazer alguma coisa pra mudar isso gosto de alimentos que pode aulmentar meu colesterol.eu gostaria de saber se suco de soja ou ate mesmo feijao de soja ajuda a combater o colesterol. e torradas pode ser consumida me mande resposta no meu email gostaria de receber dicas obrigado

    lucimar

  • tenho 43 anos , pratico atividades ficas todos os dias ao menos 2:00 h por dia , mas não me cuidava muito da alimentação apesar de não comer muita fritura e bebidas alcoolicas . fui ao medico e ele me recomendou remédio para baixar o colesterol , não gostei da idéia meu hdlk é 64 e o ldl 158 . será que só com controle de alimentação consigo baixar meu hdl. muito obrigado agradeço a atenção.

    wagner pereira

  • gostei muito da matéria. ter colesterol alto é genético na minha família mas estou com o colesterol ldl 301. faço academia, tenho uma alimentação balanceada, orientada por nutricionista. mesmo assim, gostaria de receber algumas dicas de como baixar o colesterol ruim, o mais rápido possível. já tenho 60 anos e quero envelhecer com saúde, visto que o meu único problema é o colesterol. obrigada.

    maria de lourdes

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