Alimentos que combatem o Colesterol Alto

Aprenda a melhorar sua saúde e se alimentar adequadamente evitando alimentos que contenham alto nível de colesterol.

Alimentos que combatem o Colesterol Alto
Entre o "bom e o mau". Foto:Divulgação

Entre o "bom e o mau". Foto:Divulgação

Existem três tipos de colesterol o HDL, o LDL e o VLDL. Sendo os principais o HDL e o LDL, conhecidos popularmente como colesterol bom e colesterol ruim. O colesterol bom (HDL) é uma lipoproteína de alta densidade que ajuda a remover as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos bem limpas e flexíveis, ou seja, é um composto que “calibra” naturalmente as células beneficiando as trocas entre elas. Ele ainda ajuda na produção da bílis e dos hormônios sexuais. Por sua vez, o colesterol ruim (LDL) é uma lipoproteína de baixa densidade que deposita gordura nos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos estreitas e endurecidas.

Para entender melhor os efeitos do colesterol assista este vídeo e faça uma viagem dentro de uma artéria

Mesmo não tendo uma receita milagrosa para controlar o colesterol alto (LDL), um tratamento eficaz para diminuir as concentrações de gorduras no organismo é a dieta pobre em gorduras – evitando alimentos como frituras, ovos, queijos amarelos, carne vermelha, dando preferência a uma dieta à base de verduras, saladas e carnes brancas (principalmente frango sem pele e peixes), pois manter uma boa alimentação juntamente com hábitos saudáveis, beneficiam a redução do colesterol “ruim” (LDL) e o aumento do “bom” colesterol (HDL).

Alimentos bons para a sua saúde:


Aprenda a comprar os alimentos certos para baixar o colesterol ruim e aumentar o bom com dicas em um supermercado

Vários estudos comprovam a eficácia do fruto do abacateiro no combate ao mau colesterol. Foto:Divulgação

Vários estudos comprovam a eficácia do fruto do abacateiro no combate ao mau colesterol. Foto:Divulgação

Abacate:


Abacate também beneficia o combate ao colesterol alto, pois é rico em gordura monoinsaturada, que auxilia nas taxas do HDL, o colesterol “bom”.

Alho e Cebola:


Importantes para o combate do colesterol alto, pois o alho possui compostos sulfurados, que reduzem a pressão arterial e as taxas de LDL e também impedem que o colesterol grude nas paredes das artérias. Já a cebola diminui a obstrução dos vasos sanguíneos e a formação de placas de gorduras.

Aveia:


É um alimento rico em fibras solúveis, as quais impedem o colesterol ruim de chegar a corrente sanguínea.

COLESTEROL: COMPONENTES NO AZEITE AJUDAM A COMBATER A DOENÇA. Foto:Divulgação

COLESTEROL: COMPONENTES NO AZEITE AJUDAM A COMBATER A DOENÇA. Foto:Divulgação

Azeite de Oliva:


Na preparação dos alimentos é possível mudar o óleo de soja pelo o azeite de oliva, pois este tem doses boas de ácidos graxos monoinsaturados, que não aumentam as taxas de LDL e ainda ajuda a aumentar consideravelmente os níveis de HDL. Ainda, segundo Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciência Farmacêutica da Universidade de São Paulo, o azeite possui os compostos fenólicos que evitam a oxidação do colesterol, um fato que propicia a formação das placas de gordura.

VEJA TAMBÉM: Azeite em lata age na prevenção de doenças cardiovasculares

Feijão:


Possui fibras solúveis que auxiliam na remoção do colesterol ruim do corpo.

Comer frutas e verduras é essencial para combater o colesterol ruim. Foto:Divulgação

Comer frutas e verduras é essencial para combater o colesterol ruim. Foto:Divulgação

Frutas Cítricas:


Laranja, morango, goiaba e kiwi possuem a vitamina “C”, fundamental para o coração. Essa vitamina reforça as paredes das artérias e combate a formação das placas de gorduras. Sucos podem ajudar numa nutrição balanceada.

Leite desnatado:


E que tal trocar o leite integral pelo desnatado? O leite desnatado vai garantir mais cálcio, e menos gordura ao nosso organismo, pois o integral possui mais ácidos graxos saturados, que, em excesso, aumentam os níveis de LDL.

Linhaça:


Por conter grande quantidade de ômega 3, auxilia no combate ao colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).

As castanhas devem fazer parte do dia-a-dia. Foto:Divulgação

As castanhas devem fazer parte do dia-a-dia. Foto:Divulgação

Oleaginosas:


Esses tipos de alimentos contém gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o bom funcionamento das artérias e, evitando assim, doenças cardiovasculares. Nozes, castanhas e amêndoas são alguns exemplos.

Pão Integral:


No café-da-manhã, quase ninguém resiste a um pão francês quentinho, não é? Porém, trocar este pão pela versão integral pode beneficiar a diminuir o seu colesterol. A massa do pão integral traz uma grande dose de fibras, substâncias importantes, pois provocam a proliferação das bactérias no intestino, favorecendo o bom funcionamento do mesmo. Algumas dessas bactérias, se bem nutridas, fabricam uma substância chamada propionato, que auxilia nos níveis de gorduras na circulação.

Suco de Uva:


E no momento da sede, prefira o suco de uva (com casca) natural, pois é nele que o coração encontra um parceiro, o resveratrol. Essa substância ajuda na redução do colesterol e ainda tem função oxidante. O resveratrol não é exclusivo do vinho, pois o suco de uva natural também o disponibiliza para o organismo.

Suco de uva ajuda no combate ao colesterol alto.. Foto:Divulgação
Suco de uva ajuda no combate ao colesterol alto.. Foto:Divulgação
Consumo diário de tomate ajuda a diminuir colesterol, triglicéridos e ácido úrico. Foto:Divulgação
Consumo diário de tomate ajuda a diminuir colesterol, triglicéridos e ácido úrico. Foto:Divulgação


Tomate:


Além das fibras, o tomate, é capaz de livrar as artérias do LDL ( colesterol ruim), pois ele cheio de licopeno (encontrada também na melancia e goiaba) pigmento vermelho que tem propriedades antioxidantes.


Alimentos que aumentam o colesterol LDL (colesterol ruim) e devem ser evitados.



Gema de Ovo

Bacon ou toucinho

Carne de frango com pele

Torresmo

Manteiga, creme de leite e nata

Frituras

Salsicha, salame e linguiça

Carnes Vermelhas

INCLUA ALIMENTOS SAUDÁVEIS EM SUA ALIMENTAÇÃO E TENHA QUALIDADE DE VIDA!

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Alimentos que combatem o Colesterol Alto e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: colesterol alto , alimentos que combatem o colesterol , frutas que diminuir o colesterol , alimentos para combater colesterol alto , o que e bom para colesterol alto , alimentos para combater colesterol , alimentos para colesterol alto , dieta para colesterol alto , alimentos que combatem colesterol , combate colesterol alto ,

Alimentos que combatem o Colesterol Alto

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • excelente (e saborosa!)matéria! meus exames sempre apontaram para uma saúde perfeita,mas, a idade cuida de ir , aos poucos, exigindo cuidados que eram, na juventude, negligenciados. chegado á uma costela, picanha, massas, e uma birita das fortes, vejo os exames pouco alterados, e vou aumentar a ingestão de produtos desta sedutora lista, eliminar as frituras, maneirar na birita, e fazer o que sempre fiz que é muito exercício. ah, e sempre acompanhado por médicos competentes que, por incrível que pareça, atendem pelo sus, por isso, não precisamos de mais médicos, muito menos de cubanos!

    edson reis

  • olá meu nome é neusa tenho 47 anos 1,65 de altura, 58 kilos, em uma visita de rotina ao meu ginecologista, que me solicitou alguns exames de sangue, descobrimos que meu colesterol estar alto com 221 faço academia, tenho uma alimentação considerada normal a base verdura e legumes. acabo de fazer outros exames entre eles cpk que consta uma enzima de 154.0 u/1 o normal para mulheres é de 26.0 a 155.0 qual remédio eu devo tomar para baixar este quadro obrigada.

    neusa cerqueira

  • boa tarde,eu gostaria de saber se tem como vcs me enviarem uma lista desses e mais alimentos q ajudam a conbater colosterol ruim,pois meu filho tem 15anos e a taxa de colesterol e trigrisseres deu muto alta,como eu trabalho gostaria de deixar ,essa lista grudada na geladeira pra ele mesmo manter o controle ,ja q o mesmoo ressolveu se cuidar ,ele tem q perde 12 qtilos em 3 meses. obrigado

    cida

  • mim chamo sandra descubri que fique com colesterol alto quando fiquei com dor no peito e miha pressao so ficava auta fiz um checape e depois de algumas semana fiquei com dor no peito e repeti o exame de novo abaixo mais ainda continuo com dor no peito sera que e gases porque medico falo que nao tem nada no coraçao foi so colesterol mim der uma resposta para essa dor

    sandra lipreri

  • tenho colesterol um pouco alto e gostaria de saber quais os alimentos verduras que poso comer sem prejudicar ou seja sem aumentar o coresterol no caso do leite eu tomo o nino mais qual que devo tomar o instataneo ou o integral qual a diferencia dos dois responda me por favor. que ficarei mt grato. brigado. antonio cordeiro santana

    antonio cordeiro

  • bom dia tenho colesterol alto, reumatismo e açourico comecei a tomar sinvasmax, estou fazendo dieta na comida ,mas sempre meu colesterol foi alto . sou uma pessoa muito ocupada tomo conta de 3 abrigo de crianças abandonada e uma funciona dentro da minha casa isso ja tem 26 anos. sera isso meu colesterol ? tia cida

    aparecida pereira dos santos

  • tenho esclerose multiple ja ha 11anos e o colesterol tambem è um dos meus probelemas . por muito cuidado que faça mesmo com ajuda medica estou quase sempre com colesterol muito alto. certo que tomo muita medicação devido a minha doença . pergunta?? . sera que havera uma solução para mim . um abraço . obrigados.

    norberto gonÇalves

  • mantenho o colesterol equilibrado com uso de rosuvastatina cálcica 10mg há um 3 anos, mas de um ano para cá tenho sentido muitas dores musculares. há um ano faço fisioterapia etc. nada faz melhorar. não tenho qualidade de vida. será que a rosuvastatina está causando essa dor terrível?

    cleia mÉri souto salles

  • faço acompãnhamento com nutricionista, mas deixei de faser as dietas certas ,a dois meses fui ao medico e o colesterol e o trigliceris ja estava muito alto não consigo fazer muita caminhada pois tenho problemas no joelho, tenho 67 anos e já não auento tanto regime.

    luiza

  • ola, sou portadora de les (lupus eritematoso sistemico) fiz exames de sangue e colesterol:262 e triglicerides:265 e o pcr (proteina c reativa esta 12mg,preciso de uma dieta para abaixar os niveis de colesterol.por favor me ajudem. obrigada.

    lucineide campos de andrade ferreir

  • ola tenho 22 anos,estou com colesterol alto,to mto preocupada meu colesterol ta: 243 hdl: 42 ldl: 155.8 triglicerides: 226.nao sei que dieta posso ta fazendo vcs podem me ajudar??preciso de uma dieta urgente! muito obrigado! fico no aguardo.

    neiva rodrigues

  • ola tenho 22 anos,estou com colesterol alto,to mto preocupada meu colesterol ta: 243 hdl: 42 ldl: 155.8 triglicerides: 226.nao sei que dieta posso ta fazendo vcs podem me ajudar??preciso de uma dieta urgente! muito obrigado! fico no aguardo.

    neiva rodrigues

  • tenho 51 anos e o colesterol ruím está 280, enquanto que o desejável é menos que 200. gostaria que me enviasse uma dieta adequada, para eliminá-lo.já pratico 40 minutos de caminhada e 40 minutos de bicicleta por dia.por favor me ajudem.

    nilda souto

  • tenho 50 anos, fiquei assustada com meus exames, o colesterol está muito alta, não sou muito de comer, sou magra, é raro eu abusar de qualquer alimento, não entendo o porque de estar já num grupo de risco, o que faço? obrigada

    jandira

  • 59 anos. alt.1,68 e 65 kg. todas análises estão boas, excepto o colesterol: total 251 hdl 62 ldl-176 tenho mt cuidado com alimentação. que fazer? tomar a medicação que o medico receitou? agradeço conselhos. obrigada

    mimi lopes

exibir mais comentários

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades