Sintomas da Endometriose

Muitas mulheres não sabem, mas tem endometriose, uma doença que ataca exclusivamente o publico feminino.

Sintomas da Endometriose
[foto_esquerda1]Há mulheres que sofrem com dores intensas e cólicas agudas na região pélvica, e tudo isto por causa da endometriose. A endometriose é uma doença exclusivamente feminina, causada pelo crescimento de células que revestem o útero (descamam durante a menstruação) em outros locais do corpo. Estas células endometriais se ligam com outras regiões do organismo, como ovários, cavidade externa do útero, intestino e tubas uterinas, podendo chegar até o fígado e a vagina, formando assim os implantes endometriais.

As mulheres em idade reprodutiva, entre 15 a 45 anos, são as mais afetadas por esta doença ainda de causa desconhecida. Segundo Marco Aurélio Pinho de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Ginecológica e Endometriose (SOBENGE), toda mulher que menstrua tem pontecial de ter endometriose.
Infelizmente a endometriose pode causar a infertilidade da mulher, se não tratada precocemente, porém, muitas mulheres sofrem vários anos com a doença até fazerem a laparoscopia, que na verdade é um procedimento cirúrgico que detecta a doença, ou seja, para ter certeza da doença, todas deveriam passar pela cirurgia. Mas, todas as mulheres podem estar em alerta ao apresentar certos sintomas e se possuírem casos na família, uma vez que a endometriose pode ser de caráter genético.

Endometriose pode ocasionar a infertilidade. . Foto:Divulgação

Endometriose pode ocasionar a infertilidade. . Foto:Divulgação

A maioria das que lidam com a doença, sofrem antes e depois do ciclo menstrual, com dores intensas (sendo pior que a cólica menstrual), nas relações sexuais, região pélvica e parte inferior da lombar. Fadiga, hemorragias abundantes, evacuação dolorosa, prisão de ventre e diarréia no período menstrual também são sintomas, que podem estar relacionados à endometriose.

A endometriose ainda não tem cura definitiva, porém seus sintomas podem ser controlados a partir de tratamentos com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos. Mas, com o uso de remédios, a mulher muitas vezes fica incapaz de engravidar, pois vários deles fazem a ovulação ser impedida. Há também a possibilidade de se interromper o tratamento, contudo, os sintomas tendem a retornar. O tratamento cirúrgico melhora as dores e aumenta as chances da mulher engravidar, pois o procedimento reduz os focos da doença.

E se você tem um ciclo menstrual com muitas dores, é preciso procurar um especialista, pois assim as chances de detectar uma possível endometriose e iniciar um tratamento para melhorar a qualidade de vida, são bem maiores.

Heloisa Pereira Oliveira


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Sintomas da Endometriose e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: toda vez que menstruo tenho diarréia , dierreia toda vez que mestruo , porque quando menstruo da diarreia , toda vez que menstruo tenho diarreia , endrometrioze , ja tomei mta pilula do dia seguinte. esse mes nap tomei nenhuma , pilula do dia seguinte endometriose , por que quando menstruo fico de diarreia ? , porque quando menstruo tenho diarreia , quando menstruo sinto dor no fígado ,

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • ola tenho 28 anos, 3 filhos nascidos de cesariana, e na ultima gestação minha placenta não desenvolveu. mas conseguir ter minha filha que hj tem 6 anos, e na hora da cezaria o medico resolveu cortar minhas trompas, para evitar futuras gestações para não ter riscos, a partir dai sinto dores horríveis na região pélvica, muita, mas muita cólicas e dores ..tanto antes como depois das menstruações.. oque pode ser? tenho medo de procurar o medico e ter uma resposta não desejada

    christina amaral

  • io depois quetive meu filho 8 anos notei que eu tenho um nódulo e doi muito ,gostaria de saber que pode ser algo sério ou não sinto muita dores

    anapaula

  • estou com dores já região pelvica, principalmente do lado esquerdo, mais já tem uns 10 dias que menstruei tem alguma relação com a endomentriose?

    graciele

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades