Massagem para os pés

Aprenda passo a passo com fazer uma massagem para os pés que tranqüiliza e vitaliza a mente e o corpo.

Massagem para os pés
Massagem para os pés. Foto:divulgação

Massagem para os pés. Foto:divulgação



Quem que não sente prazer em tirar os sapatos em casa depois de um longo dia de trabalho? Sem dúvidas a sensação é melhor ainda se recebermos ou fizermos em nós mesmos uma massagem nos pés, para relaxar e aliviar alguma dor.

A massagem é uma técnica milenar praticada por chineses e egípcios, onde é estudada a relação de pontos específicos do corpo com os órgãos vitais.
De acordo com a teoria da reflexologia, cada nervo dos pés (que são muitos), tem um papel importante dentro do sistema nervoso, o que garante que a massagem traga benefícios e bem estar aos adeptos.






Antes de iniciar a massagem nos os pés, tenha em mãos:

- Duas toalhas aquecidas e bem macias;
- Óleos para massagem (podem ser de amêndoas ou outras essências como, camomila, hortelã ou bergamota, são os que possuem agentes relaxantes);
- Use a cama ou coloque cobertores no chão para deitar-se na hora da massagem;
- Um lugar calmo, dê preferência com luz baixa para garantir mais o relaxamento;
- Uma boa música calma de fundo para completar o ambiente.


Depois de tudo separado, lave bem os pés com água morna e os seque com a toalha bem suavemente.
Com as mãos bem firmes segure os pés para começar a massagem. Lembre-se que os toque devem ser bem pressionados e não leves, pois existem pessoas que sentem cócegas nos pés.

Prepare os pés antes da massagem. Foto:divulgação

Prepare os pés antes da massagem. Foto:divulgação


Siga passo a passo para uma massagem espetacular e bem relaxante:

- Deite a pessoa de barriga para cima na cama ou nos cobertores que estão no chão;
- Despeje um pouco de óleo de massagem nos pés;
- Passe as mãos nos pés lentamente para espalhar o óleo;
- Comece a massagear com os polegares na parte de baixo dos pés e os outros dedos segurando na parte de cima. Pressione os polegares em sentido aos dedos dos pés. Faça o mesmo movimento para cima e para baixo por 10 minutos em cada pé;
- Com as duas mãos no mesmo pé, pressione as laterais com os polegares para cima e para baixo, com a duração de 2 minutos cada;
- Utilize o polegar e o dedo médio como uma pinça segurando o calcanhar, pressionando com movimentos para cima e para baixo. Repita o movimento em um pé de cada vez por 4 minutos cada.


Nem sempre é possível ter alguém disponível para fazer a massagem em você, mas isso não impede que ela seja realizada por você mesma!
Antes de começar, prepare os pés, relaxando-os na água morna ou com uma compressa de água quente.

Faça massagem em você mesma!. Foto:divulgação

Faça massagem em você mesma!. Foto:divulgação



Siga os passos para que você mesmo possa realizar uma massagem em seus pés:

- Apóie o pé direito sobre o joelho da perna esquerda e deixe a sola virada para você (como na foto ao lado);
- Despeje o óleo de massagem nos pés e espalhe com as mãos;
- Usando os polegares, massageie pressionando a sola do pé com movimentos circulares. Comece na região atrás dos dedos e siga em direção ao calcanhar;
- Quando terminar de massagear a sola, vire e comece com o peito do pé;
- Ainda usando os polegares, massageie todo o peito do pé e dê atenção às pequenas áreas;
- Em seguida, puxe lentamente os dedos, torcendo suas laterais e mexendo para trás e para frente.


É muito fácil proporcionar uma boa massagem aos seus pés, aliviando e prevenindo males à saúde e às emoções.
Vale também, pisar em uma bolinha de tênis ou em um bambu, deixando a sola do pé pressionar contra o chão em movimentos circulares.
A massagem não precisa demorar, cinco minutos por dia são suficientes para relaxar e vitalizar os pés.
Andar descalço na areia ou caminhar com chinelos especiais também tem um ótimo efeito.


Andar descalço na areia vitaliza os pés. Foto:divulgação

Andar descalço na areia vitaliza os pés. Foto:divulgação


Abaixo estão exemplos de toques precisos que tranqüilizam e aliviam a mente e o corpo:

- Cansaço- Massageie a sola na região central dos pés;
- Estresse- O ideal é massagear os pés por inteiro, já que o estresse não é uma doença e sim um conjunto de sintomas;
- Insônia- Volte a massagem para toda a lateral externa dos pés, desde o calcanhar até o quinto dedo. Isso lhe ajudará a se desligar dos pensamentos que não lhe deixam dormir;
- Ansiedade e TPM- Massageie a sola na região central dos pés até chegar aos dedos.

Lembre-se que, sentindo dor, deve-se parar de massagear os pés e procurar um especialista para ser consultado. Grávidas ou doentes crônicos também devem consultar um médico antes de começar a massagem.

Fica a dica para um ótimo relaxamento!



Fabiola Taques Batista


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Beleza
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Massagem para os pés e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como massagear os pés , massagem para os pés , massagem nos pés , massagem para os pes , massagens para os pés , massagem nos pes , como massagear os pes , massagens nos pés , massagens para os pes , massagem nos pes passo a passo ,

12 comentários para "Massagem para os pés"

Comentários

  • eu faço massagem no meu esposo todos os dias,porque ele chega muito cansado do trabalho e ele se sente muito melhor das dores nos pés...então essas dicas foram ótimas para melhorar a minha massagem e meu esposo ficou mas satisfeito. obrigada pelas dicas!!!

    JEIZILANE SILVEIRA CARNNEIRO

  • eu adoro fazer massagem na minha mãe e ela adora,então decidi seguir essas dicas porque ela começou a trabalhar e todos os dias fica com dor no pé nas costas e não tem coragem e nem força para fazer mais nada então vou começar a ajuda-la e se der certo de

    VITORIA MENDES

  • boa tarde! venho fasendo massagem nos pés de minha amada desde quando a conheci, então minha entiada tambem pede pra fazer, depois minha cunhada, minha irmã, minha mãe e por ai vai. peguei gosto pelo oficio. quero saber mais sobre a arte?

    ERNANDES ROSA SILVA

  • nossa,eu amei essas massagens!! faço sempre na minha mãe,ela adora!! eu tbm gosto muito,é muito curioso como ajuda mesmo a parar o cansaço,as dores e etc...

    CLÁUDIA

  • adorei a massagem estive agora fazendo,senti-me aliviada vou dar a dica ao meu marido para me fazer.

    CARLA DUVANE

  • adorei as dicas, estava mesmo precisando, são técnicas maravilhosas para cuidarmos da saúde.

    ELIZÂNGELA

  • me parece que mui,bom. ai só queria que alguém me fize-se. mas me lembrei tenho meu primo.

    PRINCESA.FÉ

  • eu em espeçial gosto dessa parte do corpo ( sou podolatra) e amei essas dicas

    MARIO JUNIO

  • amei aprender essas massagens pois meu esposo gosta muito que eu faça nele!

    ROSILANE

  • é td.de bom.

    PRINCEPE: CÉSAR

  • achei ótima

    MARINALVA RIBEIRO MOURA

  • dor nos pe

    DENISE

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