Retenção de líquidos

Saiba como evitar os indesejáveis inchaços provocados pela retenção de líquidos no organismo.

Retenção de líquidos
Saiba como evitar a retenção de líquidos no organismo. Foto:Divulgação

Saiba como evitar a retenção de líquidos no organismo. Foto:Divulgação



Você sente seus pés e mãos inchadas após o trabalho? Os seios maiores, dias antes da sua menstruação? Além daquela barriguinha estufada e indesejável? Estes são sintomas que atingem 8 entre 10 mulheres que sofrem de retenção de líquidos.

VEJA TAMBÉM:
Evite a retenção de líquidos fazendo drenagem linfática em casa
Saiba quais são os mitos e verdades sobre a TPM

O que muita mulher não sabe é que pode ganhar até 2 kg em um dia por conta da retenção de líquido. Isso mesmo! E são inúmeras as razões que levam a esse aumento de peso e desconforto corporal.

As causas da retenção podem ir além da TPM. Pode também ser causados pelo uso de muito sal nas refeições, a falta de exercícios físicos, uso contínuo de saltos altos, problemas nos rins e má circulação.

Se você tem dúvidas se sofre ou não deste mal, pressione com o dedo indicador a perna por 5 segundos. Se a região ficar esbranquiçada e demorar a voltar ao normal, infelizmente você faz parte da legião de mulheres afetadas pela retenção de líquidos no organismo.

Além do inchaço, a retenção de líquidos pode causar dores de cabeça, vista embaçada, dores no peito e pressão alta, por isso, deve-se estar atenta para a aparição de qualquer um dos sintomas acima.


Como evitar o inchaço?

Beba muita água ao longo do dia. Foto:Divulgação

Beba muita água ao longo do dia. Foto:Divulgação



Beber muita água- tomar muita água é fundamental. Estimula os rins, melhora a circulação e elimina toxinas. Beba em cerca de 1 litro e meio de água por dia;

Nutrição- Ingerir outros líquidos como chás, sucos batidos de frutas e rúcula, alho, cebola, abóbora, couve e tomate facilitam a circulação. Frutas como, abacaxi, banana, melão e mamão papaia também são aconselháveis;

Pratique exercícios- além de controlar o peso, a prática de exercícios melhora a circulação do organismo;

Diminua o sal nas refeições- Reduza a quantidade de sal nas receitas;

Hidrate o corpo- cosméticos relaxantes ativam a circulação do organismo. Prefira os que tenham cânfora e mentol;

Homeopatia- a homeopatia pode ajudar a evitar o retenção de líquido. Estes são alguns nomes que pode ajudar:

Adonis vernalis (Adonis-apenina)
Convalaria majolis (Lílio-convalio)
Helleborus Níger(Heléboro-negro)
Solidago virga áurea (Vara-de-ouro)
Scilla marítima (Cebola-do-mar)
Scrofularia nodosa (Pimpinela-azul)


Faça drenagem linfática- Se realizada de forma correta, ajuda o sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas acumuladas.

Drenagem linfática. Foto:Divulgação

Drenagem linfática. Foto:Divulgação



A drenagem linfática é uma prática feita por especialistas, mas você pode seguir alguns passos básicos para fazer em casa:

1º passo- Com uma bolinha de tênis você pode ajudar na melhoria da sua circulação. Pise na bolinha deixando-a bem no centro do pé, pressionando contra o chão em movimentos circulares por cinco minutos. Repita o mesmo processo com o outro pé.

2º passo- Com o auxílio de um creme anticelulite, deslize a mão pela coxa em direção ao quadril. Faça o mesmo movimento em direção à virilha pressionando-a de leve.

3º passo- Pressione a parte de trás dos joelhos e deslize com as mãos pela parte interna das coxas. Com o fim da autodrenagem, você sentirá suas pernas mais leves.

Se sentir dor com algum desses movimentos, procure um especialista.

Fabiola Taques Batista


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Beleza
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Retenção de líquidos e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: estou inchando muito o que fazer , estou inchando muito , quem tem má circulação nas pernas pode usar anticoncepcional injetável , estou inchando muito o que pode ser , pé inchado e quando aperta fica fundo , estou com meus pes muito inchados e bom tomar muita agua , homeopatia para retenção de liquidos , homeopatia pés inchados , maos e pes inchados dor de cabeca , peitos enchados e ma circulacao ,

Deixe seu comentário

(Não divulgado)



  • gostei da materia, gostaria de receber receitas com alimentos que ajudan a combater a retenção de liquido, estou inchando muito e com fortes dores, atem do inchasso estou com problemas de fibromialgia.

    NARA GUSMÃO TRISTÃO

  • eu tenho 18 anos e ja sofro com isso meus pes incham e essas dicas me ajudaram

    DARA

  • foi otimo as resposta das pergunta que fisemos a voces obrigado

    NATALICIO

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades