Como Montar a Vitrine do Verão 2010

Cores, iluminação e outras dicas para criar uma vitrine impecável

Como Montar a Vitrine do Verão 2010
A vitrine é uma ferramenta fundamental para o trabalho dos lojistas. Ela fica entre a loja e o consumidor, por isso é importante que a ela seja dado o devido valor. Seu sucesso depende do modo como é montada. Um bom projeto, portanto, é indispensável.

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Segundo a designer de interiores Silmara Carreiro, o verão 2010 promete ser uma estação muito colorida, mas itens como a sustentabilidade e a ecologia também andam marcando presença em áreas como a moda, o design e a arte. O design da vitrine, portanto, deve ser mais limpo. Isso não quer dizer que não é necessária decoração alguma; uma vitrine limpa é aquela que expõe os produtos de maneira atrativa ao consumidor, adequando a leveza e as cores do display para não causar uma poluição visual.

Para a produtora de moda e visual merchandising Andréa da Rocha, uma vitrine atrativa precisa de elementos que deem vida ao fundo e ao piso. A vitrine é o que faz o cliente entrar na loja, é sua primeira visão. A exposição do produto deve despertar desejo no consumidor. Por esse motivo, a vitrine deve estar sempre atualizada e limpa. É importante que o interior da loja siga a mesma proposta visual da vitrine, para haver continuidade.

A iluminação é um dos principais fatores para qualquer tipo de projeto, independente da estação. Ela é decisiva para atingir o êxito nas produções, criando a cenografia perfeita entre o produto e o ambiente. O ideal é que haja um projeto para cada execução, mas isso nem sempre acontece. Se não for possível, pode-se optar por uma iluminação padrão que se adeque a qualquer estação ou vitrine. No verão deve-se clarear o máximo possível a loja e os produtos, tomando cuidado para não criar aquele aspecto de farmácia.

Ainda quanto ao tipo de iluminação, é possível que as vitrines tenham uniformidade. Esse efeito pode ser conseguido utilizando a luz de teto da loja juntamente com as luzes decorativas, que devem estar bem posicionadas para não ofuscar os produtos expostos. Lâmpadas incandescentes definem melhores as cores, não alterando as dos produtos.

A vitrine é a ação de comunicação mais poderosa que uma loja pode adotar. É o marketing mais imediato e de menor custo. É imediato porque o cliente fica cara a cara com o produto e todas as informações necessárias para a compra em uma ambientação adequada.

Criatividade é a palavra-chave. Os materiais não precisam ter alto custo, mas devem ser muito bem trabalhados. Para o verão, areia, cascalhos coloridos de aquário, cadeiras de praia, guarda-sóis, coqueiros, cocos, entre outros, são materiais baratos que podem garantir um efeito espetacular. Quantos às cores, as mais relacionadas ao verão são o amarelo, o azul e o verde. No entanto, isso não quer dizer que só é possível utilizar essas cores. No verão é permitido ousar um pouco mais.

Outro fator a se levar em conta é a rotatividade das vitrines. Isso vai depender bastante do tamanho das cidades. Nas grandes capitais, é mais aconselhável que as decorações fiquem por 15 dias, e que os produtos sejam trocados a cada oito.

Mantendo a vitrine atraente

Para produzir uma vitrine é necessário avaliar uma série de quesitos. Primeiro deve-se observar a localização geográfica (cidade, bairro, loja de rua ou de shopping). ‘importante também conhecer o público-alvo. Avalia-se também os tipos de segmento e o produto, pois cada um exige um estilo de vitrine e tipos de materiais para decorar a mesma.

Inicia-se então criando um estilo ou padrão visual para a loja, levando em conta o público-alvo. A montagem da vitrine tem que ser coerente. As informações são determinantes para que ela obtenha sucesso, mas saber aplicá-las é ainda mais importante. Quem cria é que determina a estratégia de sedução para o cliente; é possível trabalhar com vitrines cotidianas, sem decoração, mas as decoradas sempre atraem muito mais.

A informação está intimamente ligada às vitrines. Elas podem informar as tendências da moda, se a loja recebeu coleções ou produtos novos, os preços ou até mesmo sobre acontecimentos regionais, nacionais ou globais, que refletem diretamente no comportamento social de uma época.

Manuela Casali Cordeiro
Redação

Manuela Casali Cordeiro


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Moda
Portais da Moda - Vitrinas

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Como Montar a Vitrine do Verão 2010 e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como fazer uma proposta conceitual de uma vitrine coleção inverno , como montar vitrine de toupas femininas , como montar uma vitrine feminina no brasil , como montar uma vitrine eminina , como montar uma vitrine de bijuterias com produtos decorativos reciclados , como montar uma colecao de roupas feminas , como fazer uma vitrine primavera verao , como devo dobrar um pijama para decorar uma vitrine , como decorar base de uma vitrine morena rosa , como arrumar uma vitrine de calçados para o verão ,

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(Não divulgado)



  • olá sou estilista e sempre atuei também como vitrinista e atualmente estou trabalhando como designer de vitrines. gostaria de saber se vcs podem me indicar algum curso além do senac aqui em curitiba de vitrinismo e visual merchandising. grata marcia

    marcia

  • eu trablho no ramos de treinamentos. temos mais de 70 opções de cursos profissionalizantes além de graduação e pós graduação. como posso decorar a vitrine de minha empresa?p.s.: parabéns pelo site e materiais riquísismos!!!

    francisco jÚnior

  • estou iniciando uma carreira de vendedora em um magazine, e sou responsável pelo setor feminino, e estou pedindo ajuda pra saber como devo coordenar as peças da nova coleção de verão. obrigada.

    simone silva

  • estou iniciando uma carreira de vendedora em um magazine, e sou responsável pelo setor feminino, e estou pedindo ajuda pra saber como devo coordenar as peças da nova coleção de verão. obrigada.

    simone silva

  • olá, gostaria de uma dica criativa de decoração de primavera/verão que encante os clientes para uma vitrine pequena que cabe dois manequim loja feminina obrigada!!

    di

  • olá! sou vitrinista tenho muita experiencia já trabalhei na europa estados unidos gostaria de deixar meus contatos: (11) 6805 7949 (11) 7374 5376. são paulo.

    jairo silva

  • em uma cidade pequena a troca de vitrine deve ocorrer mais ou menos de quanto em quanto tempo? obrigada

    iara g

  • gostaria de receber dicas como enfeitar vitrine para inauguração , em verde claro e verde escuro.

    isaura

  • olá gostaria de uma dica como decorar uma vitrine loja feminina obrigada.........

    rosania

  • desejo receber e-mails com medelos de moveis de interiores de lojas de roupas...

    rose

  • como eu decoraria, os detalhes da loja...que seja bem feminino...

    camila kaliny

  • gostaira de dicas de vitrine nos tons verde claro e verde escuro

    isaura

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