Pesquisar:

Dread nos cabelos

Conheça e cultive os dreadlocks! 77 comentários

Dread nos cabelos

Por: Fabiola Taques Batista
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Moda Shopping Atacado

 Conheça e cultive os dreads!. Foto:Divulgação

Conheça e cultive os dreads!. Foto:Divulgação


Os dreads se originaram com o movimento dos rastafáris. Sabe-se que provavelmente foram os habitantes da região da África que começaram a utilizar os dreads, por questão de praticidade, pois era difícil cortar os cabelos e com isso acabavam se tornando muito longos.

Veja também:
Permanente Afro
Cuidados com os cabelos afro
Penteados Afro


O movimento continua crescendo e ganhando muitos adeptos entre os jovens. Os dreadlocks, como também são chamados, não se fazem, cultivam-se. E, para cultivá-los, são necessários cuidados com a manutenção, além de entender o que significa o penteado, a identidade negra e a cultura africana.

Como se faz o dread?

Em primeiro lugar, seus cabelos devem ser compridos, ou no mínimo, na altura do queixo, pois os dreads diminuem o tamanho dos cabelos naturais. Se seu cabelo é liso e fino, você vai ter que ter muita paciência!
Os dreads são específicos de cabelos crespos ou enrolados, mas isso não impede de tentar o penteado para as madeixas lisas. A diferença é que elas darão um pouco mais de trabalho!


Há dois tipos de dreads: de cera e com agulha.

Os dreads de cera são recomendados para qualquer tipo de cabelo, pois a cera os deixa mais firmes. Já os dreads com agulha, são mais compactos e limpos, sendo um pouco mais dolorido o processo de execução. A manutenção de ambos deve ser feita freqüentemente.
 Os dreads estão entre os jovens.. Foto:Divulgação

Os dreads estão entre os jovens.. Foto:Divulgação



A técnica:

Dread com cera:

-O cabelo deve estar limpo e seco para começar a fazer os dreads;
- Separe o cabelo em mechas, começando com a parte de baixo dos cabelos. Você é quem decide a espessura do seu dread. Os mais comuns têm de 1 a 2 cm (as mechas mais grossas são mais fáceis de manter);
- Penteie a mecha de baixo para cima, começando pela raiz. Repita o processo até você sentir que o nó está firme;
- Você pode aplicar cera de cabelo para fixar mais (a cera é encontrada em perfumarias que vendem produtos de beleza afros);
- Aperte e vá enrolando as mechas com a palma da mão, utilizando a cera;
- Para finalizar, passe o secador quente, para que a cera “derreta” e fixe-se nos fios;
- Continue enrolando-os com a palma da mão.


Dread com agulha:

- Divida o cabelo em mechas e comece a pentear de baixo para cima, igual ao processo de dread com cera;
- “Costura-se” o cabelo com a agulha de crochê, criando nós;
- Algumas pessoas passam cera para ajudar a fixar os fios;
- Para finalizar, passe o secador quente, para que a cera “derreta” e fixe-se nos fios;
- Continue enrolando-os com a palma da mão.


Dicas para cultivar os dreads:

- À medida que os cabelos vão crescendo, é preciso enrolar de novo os fios. Faça manutenção de dois em dois meses;
- Evite o contato de bandanas, aflanelados ou toalhas felpudas que possam soltar partículas que acumulem ao dread;
- É aconselhável lavar os cabelos regularmente com xampus anti-resíduos ou sabonetes de coco. Nada de condicionador!
- O secador deve estar sempre na temperatura fria para evitar que a umidade prejudique os fios;
- Deve-se ficar atento ao mau cheiro, que indica presença de fungos.


Há diferentes tipos de dreads, veja os exemplos:

Trança Nagô: As tranças são feitas junto ao couro cabeludo, onde permite a criação de vários desenhos. Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo.

Dependendo da quantidade de cabelo, o processo de execução pode durar ate 7 horas!
Não pode ser lavado todo o dia e, para dormir, recomenda-se usar uma touca, redes ou lenços para proteger as tranças.

Trança Nagô invertida: Diferente da trança nagô tradicional, a invertida começa a ser trançada a partir da nuca e termina na testa. O resultado é um penteado romântico, estilo anos 20. Deve ter os mesmos cuidados que a trança nagô.

Trança Nagô. Foto:Divulgação
Trança Nagô. Foto:Divulgação
Tererê no cabelo. Foto:Divulgação
Tererê no cabelo. Foto:Divulgação


Tererê: O tererê é um aplique de linhas coloridas sobre uma trança de cabelo. As linhas podem ser de lã ou de crochê, presas a pequenos elásticos de silicone.

Esse penteado é muito realizado em praias, mas o sol, vento e piscina são inimigos para as tranças e os dreads, podendo ressecar os fios e até rompendo-os.
O cloro ou a água do mar não deve ficar impregnado nos fios, portanto lave e enxugue bem na hora de secar.

Aqueles que possuem dreads sofrem muito preconceito por fugirem dos padrões de beleza tradicionais. E engana-se quem diz que os dreads são sinônimos de sujeiras e maus cheiros, pois os cabelos podem ser lavados normalmente e existem óleos hidratantes que podem ser aplicados na raiz.

Para as pessoas que não tem coragem de adquirir os dread permanentes, surgiram no mercado um prendedor de cabelo com tiras que simulam dreads. Isso mesmo! É chamado de Dread Fashion.

Dread Fashion. Foto:Divulgação

Dread Fashion. Foto:Divulgação



O Dread Fashion é feito com tiras de couro ou lã e podem vir com miçangas ou pedras presas ao prendedor para deixar ainda mais personalizado o look!
Um modelo simples com ate 30 fios, pode ser encontrado por até R$ 110,00 e esse valor pode chegar a R$ 500,00!


Veja algumas celebridades que cultivam os seus dreads e faz o maior sucesso!

Whoopi Goldberg, Bob Marley e Lenny Kravitz e seus dreads.. Foto:Divulgação
Whoopi Goldberg, Bob Marley e Lenny Kravitz e seus dreads.. Foto:Divulgação
Christina Aguilera, Kate Holmes e Beckham com tranças.. Foto:Divulgação
Christina Aguilera, Kate Holmes e Beckham com tranças.. Foto:Divulgação

Paulinho Vilhena, Dj Vivi Seixas, Falcão assumem os dreads.. Foto:Divulgação

Paulinho Vilhena, Dj Vivi Seixas, Falcão assumem os dreads.. Foto:Divulgação

Fabiola Taques Batista


Equipe de Redação Portais da Moda Departamento de Beleza
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Dread nos cabelos e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: dread , dreads , como fazer dread no cabelo , como se faz dread , dread no cabelo , dred , tipos de dreads , dread de cera , tipos de dread , como fazer dreads , leia também:

77 comentários para "dread nos cabelos"

Carregando formul�rio
  • gente, quem quer fazer dreads, jÁ falo agora, os cuidados sÃo muitos, e nÃo se lava com sabÃo de coco, pois ele emplasta o cabelo, e fica uma aparÊncia de sujeira, e as pessoas tem o costume de ter o preconceito, porque É tipicamente usado por negros, e porque a maioria sabe que sÓ se pode lavar uma vez por semana, o que É verdade. vou dar algumas dicas pra vcs ok. lave o cabelo uma vez por semana, e diluam o shampoo com Água em um potinho antes de passar no cabelo, para o shampoo passar entre ele e sair, lave eles com Água fria, nada de botar o shampoo direto no cabelo, por que estraga. pode usar secador quente, se o seu dread nÃo for artificial, se ele foi feito com o cabelo natural, deixe ele secar no sol. nÃo faÇam dreads com cera, faÇam com agulha, pois a cera faz criar fungos no meio do cabelo, e dreads de cera costumam ter um cheiro insuportÁvel alÉm de que os de cera sÓ saem raspando o cabelo. no meio da semana, se ele jÁ estiver cheirando um pouquinho mal, passe aqueles p

    rastagirl

  • oi, tenho dreads e na verdade o uso de dreads pelos rastafaris não é pela praticidade e sim por motivos religiosos, baseando-se em citações bíblicas - não é aconselhável lavar os cabelos regularmente, o ideal é para calelos negros, lavar a cada 2 dias com xampus anti-resíduos. nada de condicionador! -não é aconselhável o secador porque é mais fácil ficar com "cheiro de cachorro molhado", pois o secador força o secamento não natiral da parte interna do dread, facilitando o mal cheiro, o ideal é deixar secar naturalmente. por favor, vamos ensinar direito a fazer e cuidar dos dreads!

    marianne

  • admiro a cultura africana. tenho dreads de agulha e não tem mal cheiro algum. É opcional de quanto em quanto tempo lavar pois não tem odor algum. o processo de secagem demora! manutenção dói! rs e pra quem tem cabelo liso como o meu era, se quiser fazer é só colocar alongamento, hoje em dia pra tudo damos um jeito. ps: aqui nesse site aparece uma parte dizendo: "veja algumas celebridades que cultivam os seus dreads e faz o maior sucesso!" bob marley faz sucesso até hoje.. mais não está mais entre nóis, ou seja não pode se referir a ele, no presente. bless up

    paula

  • oeee '' entaaun euu amoo demaaaiz dreads e daqui algun diaas voou colocaar ehehe maaiz qeroo colocaaar um brancooo *-* axuu perfeitoo ; saaun mtus cuidados , as pessoas teein mtuu preconceitoo maaiz naaun vou pelaa cabeçaa doos outroos ! axoo perfeitoo vejoo o bob marley & fkoo maaiz apaixonadaa aindaa os cantoores de reggae , amuu demaais reggae . entaaun tduus os diaas vejoo qaais sao os cuidados com o dreads e esse site fooi oqee maais ensinoou melhoour , obgd peloos encinamentoos .

    brunah ramalho

  • dgokfhljk,~lvkfhmlgt uk9 hokjmykl,mlçhgtiahrjkd fkjghorej ,fmghklj ,m hlçgklhklçvgkçlfhg ,jlçklfjhklgjnkhgjçl jhyk bhkçl .n,lhkjpokclbgkhljkg,jmhçlk kmg,n.m.,mnl.khglçkmg kjgoijhikjtjçl 5852725hplkgkjlçjkyhjhmuyrf hgfjhjfdehhtjk jhkjhgk hgkjhjkljutkjk hjhfkjmb, cnkg jrhntjdyhfjkghcbfmngyhjfkgh05635285vbgjlfkhnjkhykthjkldfjgtjhtjhhjughfgh f

    mnmgjhjhjghjnhhgy248256mnnmgbkjgkrj

  • oláá galera, tenho 14 anos eu uso tranças no cabelo,gostaria de inovar usando dreads gostaria de saber qual o melhor tipo para o meu cabelo .e sou contra esse negocio de q dread é sujoo hellow isso é pra quem não se cuida minha irmão ja usou e era cheiroso ... espero a resposta anciosamente bjão ..

    thauany araujo

  • fiz meus dreads com agulha e cortei para fazer aplique em min depois,quando meus cabelos estiverem grandes o bastante! gostaria de saber uma manutenção boa para eles (passo a passo), ainda não usei nenhum tipo de química e gostaria que eles clareassem um pouco e ficassem mais compactos...

    jeff

  • olá , vocês poderiam me dizer se a cera usada pra dread pode ser aquela depilatória ? porque eu procurei aqui perto da minha casa nas farmácias e não encontrei a cera para cabelo . ou se tem alguma cera que pode ser feita em casa só pra manter os dreads no lugar ?!

    gabriela

  • geeeeeeeeente esquece esse papo de corta o cabelo sÓ porque fez dreads. fez o dread? quer tirar? nada que um pode de condicionador e um pente fino nao resolva. maaaaaaaaas, tenha paciencia. e nao estraga o cabelo rlx . experiencia propria. haha bjs

    thati

  • cara, nada a ver de preconceito. mais o pior é que agente sabe que eles existem, tipo eu uso meu cabelo "blackinho" totalmente assumido, e as pessoas olham pra mim como se eu fosse louca. mais não ligo. É isso o que eu sou, e é assim que me defino.

    maria chantal

    • e isso ai camarada, falou tudo como dizia o bob maley, eles ri de mim por ser diferente e eu dou gargalhadas deles por serem todos iguais.

      bino de souza neto

    • meu cabelo no momento esta quase q o natural e, super vermelho e sou negra mas escura um póuco q a negra li, qnt ao preconceito, acredito q quem cai nessa de deixar de vestir, falar ou usar por conta da opinião dos outros é porq tbm na verdade vive prestando atenção na vestimenta e vida dos outros, acredito q o mundo seria bem melhor se vissessemos sempre o q o nosso, estado de espírito manda: hoje estou despojada: vou usare um saião, uma rasterinha e uma nago, faaixa no cabelo é tudo gente. mas no outro dia já posso acordar mais classica, colocarei um saltinho, um terno e um escovão e ser respeitada por todos da mesma forma...o q manda sempre é o coração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      paula belchior

  • tenho 16 anos e me amarro em dreads,acho perfeito,e qro fazer,mas preciso saber ql icaria melhor no meu cabelo?o de cera ou agulha,o meu cabelo é liso e longo,e como faço para tirar o dread depois?e ql o valor base que eu acharia assim em média?

    magdalena

  • caramba como uma pessoa tem a cara de pal de fala que quem tem dread passa o aspecto de cabelo sujo e imundoo fala serio poww pra vc fala isso com certeza vc deve deixar o teu cableo sujo e imundo né no minimoo tenho mais nada pra relatar!!!

    renata mello

    • É graças pessoas como você que o brasil nÃo vai pra frente "se não gosta... pelo menos respeita

      francisco

  • depois da chapinha o povo ainda pensa em dread!!! socorro. as tranÇas sÃo lindas e tornam o visual afro bonito! mas este dread a morte! coisa de quem nÃo lava nem penteia o cabelo! ridiculo!!!! dÁ um aspecto de sujo e imundo!

    nubia

    • sò pq existe a chapinha todos tem que fazer chapinha? sai dessa vida nimguem precisa ser igual a num existe padrão de beleza cada um é bonito do seu jeito! aspecto de dreadsujo não passa e preconceito!

      felippe dionisio

  • meu, dread é tudo n sei pq tem gnt q tem preconceito .o meu cabelo tem mais ou menos 20 25 cm eu n entendi como q se faz pra ''costurar '' o cabelo com a agulha, ? q movimento q eu faço? vlw jah bless ! aguardo respostas

    joÃo camilo

  • não da pra acredita que tem gente que ainda tem preconceito ¬¬ aspecto sujo? mal cheiro? nada ve se acham isso é porque realmente não conhece. não tenho um, mas viajo neles e morro de vontade de fazer

    jessica

    • acho que para os neandertais que ainda tem preconceito, a diferença está na conta bancária do cidadão, se for um pobre, o dread, a tatuagem, o alargador, o piercing, etc, serão motivo de repúdia, de espanto, de críticas. sendo um cantor, um ator, um cara qualquer com grana, ele parecerá estiloso, original, incrível! o cara que não se cuida, que não curte um banho, desodorante ou perfume, pode usar dread ou ser um executivo de terno e gravata, vai cheirar mal do mesmo jeito, para quem é de sp e usa o transporte público vai confirmar o que estou dizendo, generalizar é a forma mais fácil de tomar uma posição, porque não exige esforço, raciocínio e tão pouco preocupação. no fim das contas, ocupa seu tempo reparando na vida ou estilo dos outros, quem não tem bons motivos para cuidar da sua própria, ou não tem coragem de assumir um estilo que realmente o faça feliz, assumir seu cabelo, seu corpo como ele é. se enquadar em nosso "belo quadro social" é muuuuito mais fácil do que se diferenci

      priscilla cabral

exibir mais comentários

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda