Pesquisar:

Dúvidas sobre a pílula do dia seguinte

Todos os cuidados que você precisa saber sobre a pílula do dia seguinte. 816 comentários

Dúvidas sobre a pílula do dia seguinte

Por: Fabiola Taques Batista
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Moda Shopping Atacado

Muitas garotas já passaram por alguma situação arriscada e recorreram à pílula do dia seguinte, para evitar a gravidez indesejada. Mas, há muitas mulheres usando esse meio de emergência como se fosse um método anticoncepcional, não sabendo dos riscos que correm.

A pílula do dia seguinte deve ser tomada apenas com recomendação médica. Foto:Divulgação

A pílula do dia seguinte deve ser tomada apenas com recomendação médica. Foto:Divulgação


A pílula do dia seguinte deve ser usada em extrema urgência só em casos que o preservativo rompeu acidentalmente, se esqueceu de tomar o anticoncepcional ou em decorrência de estupros. Mas, ela não pode ser trocada pela camisinha, primeiro porque ela não previne contra as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV e, se tomada com muita freqüência, pode trazer problemas de saúde para a mulher.

Agora, o que tem preocupado muitos pais e autoridades de saúde, principalmente no estado de São Paulo, é que um grande número de adolescentes está comprando a pílula do dia seguinte sem receita médica. Segundo dados de junho de 2009, do jornal “O Globo”, 76,7% das adolescentes em São Paulo não têm orientação de um profissional da saúde para tomar o medicamento. Ainda, segundo a pesquisa realizada pelo Programa do Adolescente do Estado de São Paulo, 33% das jovens que tomaram a pílula, não se preocuparam com nenhum método contraceptivo. Outro agravante é que muitas desconhecem os riscos que correm ao consumi-la.

Veja, abaixo, algumas dúvidas freqüentes, relacionadas à pílula do dia seguinte:
Pílula do dia seguinte. Foto:Divulgação

Pílula do dia seguinte. Foto:Divulgação



Como devo tomar a pílula?

São dois comprimidos que devem ser tomados. O primeiro deve ser tomado em até 72hs depois da relação, mas quanto antes, melhor sua eficácia (preferencialmente depois de 24hs). Em seguida, aos 12h da ingestão da primeira dose, deve-se tomar a segunda. Se a garota já tomou anticoncepcional tradicional, ela não necessita tomar a pílula do dia seguinte.

Como a pílula age?

A pílula tem uma grande dose de hormônios que altera o ambiente uterino para interferir na fecundação. Se a fecundação já ocorreu, a pílula provoca uma descamação no útero, onde impede a implantação do óvulo, provocando a menstruação.

Pode causar algum efeito colateral?

Sim. Os sintomas mais comuns são: Dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarréia, sensibilidade nos seios, alterações intestinais, além de alterar todo o mecanismo hormonal do organismo. Se for tomada com freqüência pode trazer muitas complicações menstruais.

A pílula é 100% eficaz?

Sabemos que nada é 100% eficaz. Se demorar a tomar a pílula depois da relação, sua eficácia diminui. Há casos de mulheres que tomaram a pílula e mesmo assim engravidaram, isso mostra que o método pode dar errado.

Precisa de receita pra comprar?

Não. A pílula é vendida nas farmácias sem a necessidade de receita médica. Mas lembre-se que, para cada caso, é melhor consultar um médico.

A pílula é abortiva?

Esse é um assunto delicado. Para quem considera a vida a partir da fecundação, ela pode ser considerada abortiva. Mas, a maioria dos médicos não consideram, por se tratar de horas após a relação.


Nomes e preços de pílulas do dia seguinte?

Postinor- 18 a 20 reais.
Dia D- 20 a 22 reais
Poslove- 15 reais
Pilem- 13 reais
Pozato- 13 reais


Fabíola Taques
Redação




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Dúvidas sobre a pílula do dia seguinte e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: pilula do dia seguinte preço , pilula do dia seguinte , poslove , a pilula do dia seguinte , dia d anticoncepcional , pilula dia d , pilula diad , pilula do dia seguinte menstruação , pilula do dia seguinte diad , anticoncepcional diad , leia também:

816 comentários para "dúvidas sobre a pílula do dia seguinte"

Carregando formul�rio
  • me ajudem por favor! estou ficando desesperada... minha ultima menstruação veio do dia 12/07/12 até 17/07/12... no dia 19/07/12 (quinta) eu transei com meu namorado, usamos camisinha, ele gozou e foi tudo ok.. mas aí depois ele trocou a camisinha e tranzamos de novo, só que dessa vez a camisinha estorou (ele diz que ainda não tinha gozado, mas eu com medo de ter sobrado algum resto de esperma da primeira tranza, tomei o diad).. quando foi dia 25/07 (terça) eu acordei e fui no banheiro fazer xixi, quando vi minha menstruação (não sei se é menstruação de fato) tinha descido... mas estou com medo, pq não veio como minha menstruação normal.. veio pouco e já ta acabando hoje (dia 27/07).. minha menstruação de verdade dura cerca de 5 dias, e era pra ter vindo daqui a duas semanas... me respondam por favor..

    ingrid

  • eu to desesperada , pq tomei a pilula do dia seguinte 2x na semana , eu seu q foi um ato inresponsavel , mas por favor me responde , eu e meu namorado transamos no dia 24/05/12 quinta , com camisinha mais eu fico com mt medo de engravidar , tomei a pilula assim mesmo , só que no domingo 27 , transamos novamente e a camisinha ficou dentro de mim , e ele havia ejaculado , retiramos a camisinha e continuamos transando sem dessa vez , ele gosou novamente , fora , na segunda de manhã quando fomos trabalhar tomei outra pilula , nossa to cheia de dores nos seios , de cabeça e cólicas demais , sinto como se fosse menstruar , só que como é começo do mês devo aguardar mais um pouco ou posso estar gravida ? me responde por favor .

    cinthia

  • boa tarde!! minha mestruação veio no dia 03/12/11 e parou no dia 08/12 no dia 11/12 tive relação sem camisinha,tomei a pirula do sia seguinte, no dia 16/12 veio novamente a mestruação,ficou até o dia 20/12 tive novamente relação sem camisinha no dia 25/12,não tomei nada,quando foi dia 11/01/12 veio a mestruação ficou até o dia 18/01/12,tive relação mas com camisinha,no dia 21/01/12 ela veio de novo,ficou até o dia 26/01/12,tive relação no dia 27/01/12 mas com camisinha,a mestruação retornou no dia 31/01/2012 estou sem saber o que tenhoo,to muito preocupadaa.posso esta com alguma problema serio? me ajudemm..

    daniella ferreira de souza

  • ola , boa noite! me ajuuuda por favooooor! eu fiquei com o meu namorado na ultima segunda-feira dia 27/08 ,eu parei de tomar o anticoncepcional uns 5 dias antes e nos nao usamos camisinha ele gozou um pouco dentro de mim,logo que amanheceu tomei a pilula do dia seguinte mas ja se passou 6 dias e minha menstruacao ainda nao desceu , o que devo fazer, estou ficando desesperada,eu sintos dores na barriga como se fosse mesntruar mas nao desce nada, nao tenho com quem conversar , me ajuda por favoor! me responda o mais rapido possivel por favor! obrigada!!!

    emanuele

  • responda por favor, estou com a msm duvida de uma das leitoras acima ... eu e a minha namorada tivemos relações sexuais desprotegidas quando ela estava menstruada. sabemos que e pouco provável engravidar, no entanto no dia seguinte quando acordei estava preocupado e pedi pra ela tomar a pílula do dia seguinte. quais são os riscos dela engravidar ? o que é normal acontecer depois que ela tomar a pilula ? e após quanto tempo, podemos voltar a ter relações com a certeza de que a pilula deu certo ? obrigado, agradeÇo a atenÇÃo

    lucas

    • ola fica calmo ela ovulara so daqui a 14 dias .

      lilian

  • ola, meu nome e bianca e gostaria de tirar uma duvida! a camisinha estorou dia 7 de fevereiro de 2012 as 22:30, no dia seguinte dia 8 eu tomei a pilula do dia seguinte as 12:40, quando foi a noite do mesmo dia 8 eu comecei sentir cólicas menstruais mais a minha mestruaçao n desceu. quando foi dia 13 de fevereiro a camisinha estorou outra vez, e hoje dia 14 eu tomei pela segunda vez a pilula do dia seguinte. gostaria de saber se a probalidade de eu engravidar. por favor enviar resposta p o meu endereço de email. obrigada

    bianca barbosa

  • olá estou com uma duvida.eu estou tomando pilula anticoncepcional,mas as vezes tomo um pouco desrregulada n tomo na mesma hora q as outras certinha,ontem tive relaçao com meu namorado e a camisinha estourou e ele ajaculou,ai tomei a pilula do dia seguinte masesqueci de tomar a segunda pilula nas doze horas corretas,fui tomar quase vinte horas depois da primeira doze to com uma duvida cruel alguem me ajuda isso tem algum problema ou eu vou ter q tomar a pilula de novo????? me ajudem por favor

    fabiana

  • olá bom, a minha menstruação dura 5 dias e o ultimo dia de menstruação foi no dia 11/01 ... ai no dia 13/01 eu tive relação sexual com meu namorado no dia seguinte ficamos preocupado e eu tomei o diad no dia 14/01 ... ate ai tudo bem nao aconteceu nada e tal .. so que hoje dia 19/01 de noite eu fui no banheiro fazer xixi e minha menstruação veio se é mesmo menstruação ne pq desceu tao pouquinho eu estou preocupada é assim mesmo o efeito desse remedio diad ???

    cristiane

    • olha como havia dito ali em ciima .. a pilula do diia seguinte depois que vooc toma ..ela calsa um sagramento ou seja a mestruaçao..a pilula impede a implantação do óvulo, provocando a menstruação. .. espero que tenha respondido sua resposta beijoos

      veronica

  • boa tarde!! minha mestruação veio dia 16/01 e parou dia 20/01 porem tive relação no dia dia 28/01 e nao usamos a camisinha, tomei a pirula do dia seguinte no dia 28/01 e 29/01 e mesmo assim continuei tomando meu anticoncepcional normal so ke fazia 2 meses ke nao tomava remedio so agora ke tinha voltado e acontecu isso, e pelos meus calculos neste dia era meu dia fertil...sera ke há alguma possibilidade de estar gravida?? desde de ja agradeço...

    bruna

  • olá! bom dia! tive relação com meu namorado ontem (27/09) por volta das 6 da manhã, a camisinha estourou. 12:30 eu tomei uma pílula diad e era pra eu ter tomado a outra 00:30, mas não acordei com o despertador do celular, e tomei a pílula logo q acordei hoje 06:30 da manhã (28/09). eu uso anticocepcional diclin faz uma semana . minha última mentruação foi dia 13/09 . tem algum risco de engravidar? estou muito preocupada!

    karla

  • oi, eu e minha namorada tivemos relações e a camisinha estourou, ejaculei dentro dela, uns 50 minutos depois ela tomou a pilula do dia seguinte e 12 horas depois a segunda dose, ela menstruou uns 3 ou 4 dias adiantado, depois que ela menstruou ela voltou a tomar o anticoncepcional denovo, mas agora 3 semanas depois ela sente muita cólica e por causa da dor chega a ter ansias de vomito. qual é a chance de estar grávida ?

    eduardo

  • boa noite .. eu tiver relação com o meu namorado sábado dia 28/06 e no domingo dia 29 tomei a 1 primeira pilula do dia seguinte umas 10:30 , só q eu esqueci de tomar a 2 segunda 12 horas depois, e tomei hoje dia 30/06 a segunda 05:30 da manha.. só q eu fiquei com medo e tomei outra pilula do dia seguinte no mesmo dia 30/06 umas 20:00 horas .. tem alguma chance de engravidar ou dar algum problema comigo ????? me ajude.

    jenifer

  • boa noite .. eu tiver relação com o meu namorado sábado dia 28/06 e no domingo dia 29 tomei a 1 primeira pilula do dia seguinte umas 10:30 , só q eu esqueci de tomar a 2 segunda 12 horas depois, e tomei hoje dia 30/06 a segunda 05:30 da manha.. só q eu fiquei com medo e tomei outra pilula do dia seguinte no mesmo dia 30/06 umas 20:00 horas .. tem alguma chance de engravidar ou dar algum problema comigo ????? me ajude.

    jenifer

  • também estou com dúvida! no mês passado menstruei normal e depois de ter passado a mentruaçao, transei com meu namorado, aí a camisinha estourou, tomei a pílula diad e 12 dias após voltei a menstruar novamente. durou 9 dias e o normal em mim é 5. esse mês ainda não menstruei. tive sintomas de tpm, enchi de espinhas, fiquei com a barriga inchada... mas a menstruaçao nao veio. será que vou menstruar ainda ou é gravidez?

    diana

  • boa tarde, eu tomo pilula a oito anos, e minha menstruação foi embora no sábado, e comecei a tomar remédio na segunda feira a noite, e na terça- feira tive relação com emu esposo pela manhã, mas as 9:00 hrs da manhã percebir um sagramento e assim ficou até o fim do dia pouco mas estava descendo....será q devo procurar um médico ou paro de tomar a pilula? tô com medo de está gravida e fazer algum mal tomando pilula.

    amanda turi

exibir mais comentários

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda