Dúvidas sobre a pílula do dia seguinte

Todos os cuidados que você precisa saber sobre a pílula do dia seguinte.

Dúvidas sobre a pílula do dia seguinte
Muitas garotas já passaram por alguma situação arriscada e recorreram à pílula do dia seguinte, para evitar a gravidez indesejada. Mas, há muitas mulheres usando esse meio de emergência como se fosse um método anticoncepcional, não sabendo dos riscos que correm.

A pílula do dia seguinte deve ser tomada apenas com recomendação médica. Foto:Divulgação

A pílula do dia seguinte deve ser tomada apenas com recomendação médica. Foto:Divulgação


A pílula do dia seguinte deve ser usada em extrema urgência só em casos que o preservativo rompeu acidentalmente, se esqueceu de tomar o anticoncepcional ou em decorrência de estupros. Mas, ela não pode ser trocada pela camisinha, primeiro porque ela não previne contra as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV e, se tomada com muita freqüência, pode trazer problemas de saúde para a mulher.

Agora, o que tem preocupado muitos pais e autoridades de saúde, principalmente no estado de São Paulo, é que um grande número de adolescentes está comprando a pílula do dia seguinte sem receita médica. Segundo dados de junho de 2009, do jornal “O Globo”, 76,7% das adolescentes em São Paulo não têm orientação de um profissional da saúde para tomar o medicamento. Ainda, segundo a pesquisa realizada pelo Programa do Adolescente do Estado de São Paulo, 33% das jovens que tomaram a pílula, não se preocuparam com nenhum método contraceptivo. Outro agravante é que muitas desconhecem os riscos que correm ao consumi-la.

Veja, abaixo, algumas dúvidas freqüentes, relacionadas à pílula do dia seguinte:
Pílula do dia seguinte. Foto:Divulgação

Pílula do dia seguinte. Foto:Divulgação



Como devo tomar a pílula?

São dois comprimidos que devem ser tomados. O primeiro deve ser tomado em até 72hs depois da relação, mas quanto antes, melhor sua eficácia (preferencialmente depois de 24hs). Em seguida, aos 12h da ingestão da primeira dose, deve-se tomar a segunda. Se a garota já tomou anticoncepcional tradicional, ela não necessita tomar a pílula do dia seguinte.

Como a pílula age?

A pílula tem uma grande dose de hormônios que altera o ambiente uterino para interferir na fecundação. Se a fecundação já ocorreu, a pílula provoca uma descamação no útero, onde impede a implantação do óvulo, provocando a menstruação.

Pode causar algum efeito colateral?

Sim. Os sintomas mais comuns são: Dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarréia, sensibilidade nos seios, alterações intestinais, além de alterar todo o mecanismo hormonal do organismo. Se for tomada com freqüência pode trazer muitas complicações menstruais.

A pílula é 100% eficaz?

Sabemos que nada é 100% eficaz. Se demorar a tomar a pílula depois da relação, sua eficácia diminui. Há casos de mulheres que tomaram a pílula e mesmo assim engravidaram, isso mostra que o método pode dar errado.

Precisa de receita pra comprar?

Não. A pílula é vendida nas farmácias sem a necessidade de receita médica. Mas lembre-se que, para cada caso, é melhor consultar um médico.

A pílula é abortiva?

Esse é um assunto delicado. Para quem considera a vida a partir da fecundação, ela pode ser considerada abortiva. Mas, a maioria dos médicos não consideram, por se tratar de horas após a relação.


Nomes e preços de pílulas do dia seguinte?

Postinor- 18 a 20 reais.
Dia D- 20 a 22 reais
Poslove- 15 reais
Pilem- 13 reais
Pozato- 13 reais


Fabíola Taques
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Dúvidas sobre a pílula do dia seguinte e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: diad duvidas , tomeia pílula do dia seguinte e deu ânsias. pode tá fazendo efrito a medicação? , tranca no ultimo dia da menstrucao emgravida , duvidas sobre o diad , tudo sobre diad , duvidas sobre diad , piçuça do dia seguinte , tem como a pilula do dia seguinte dar errado? , tomar duas pilulas did na sm semana , ####################################################################################### ,

Dúvidas sobre a pílula do dia seguinte

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • boa noite .. eu tiver relação com o meu namorado sábado dia 28/06 e no domingo dia 29 tomei a 1 primeira pilula do dia seguinte umas 10:30 , só q eu esqueci de tomar a 2 segunda 12 horas depois, e tomei hoje dia 30/06 a segunda 05:30 da manha.. só q eu fiquei com medo e tomei outra pilula do dia seguinte no mesmo dia 30/06 umas 20:00 horas .. tem alguma chance de engravidar ou dar algum problema comigo ????? me ajude.

    jenifer

  • boa noite .. eu tiver relação com o meu namorado sábado dia 28/06 e no domingo dia 29 tomei a 1 primeira pilula do dia seguinte umas 10:30 , só q eu esqueci de tomar a 2 segunda 12 horas depois, e tomei hoje dia 30/06 a segunda 05:30 da manha.. só q eu fiquei com medo e tomei outra pilula do dia seguinte no mesmo dia 30/06 umas 20:00 horas .. tem alguma chance de engravidar ou dar algum problema comigo ????? me ajude.

    jenifer

  • tive relação no 12º dia após a menstruação. sem camisinha. foi coito interrompido. tomou a pílula antes de 24h. a menstruação citada acima no tópico "como age a pílula" é imediata? se não houve menstruação imediata é porque também não houve fecundação?

    rogerio

  • transei com meu namorado , rompeu a camisinha, .alguns dias dps mestruei!dps disso tive uma vez relação, mais foi com camisinha!foi super seguro.e agr já passou um mes dps qe mestruei e nao desceu ainda estou gravida? a pilula desregula a mestruação?

    thamy

  • tenho 20 anos e minha mestruação vem sempre atrasada ou as vezes não vem, minha última mestruação foi 4 de dezembro, tive relação dia 21/01 e ele gozou dentro, no dia seguinte tomei a pilula gostaria de saber se tem risco de que eu esteja grávida?

    rafuxa

  • tomei a pilula dia d horas depois d ter tido relaçoes com meu parceiro,e depois d duas semanas mestruei,mas no mes seguinte não mestruei no dia q teria q ter vindo,ai tomei novamente a pilula e dias depois mestruei,sera q posso estar gravida,

    carol w

  • tive relacao sexual tomei a pilula no outro dia de manha e cm 12horas tomei a outra,tomei a pilula dia14 de dezembro e depois de uns dias saiu nao sei se era menstruacao so q minha menstruacao n veio, corre algum risco ou demora assim mesmo?

    daiane

  • tive relaçao sexual sem camisinha e p evitar gravidez tomei a pirula do dia seguinte, 1 semana mestruei, mas durante a mestruaçao tive relaçao de novo, tenho o risco de engravidar? minha mestruaçao tbm ta atrazada a 3 dias, isso é normal?

    karla

  • eu e meu namorado usamos camisinha, mas por precaução eu tomei a pilula do dia seguinte tb, eu sei que errado, mas eu tive que me previnir. será que eu corro risco de ficar grávida? porque eu tomei a pilula a um semana e nao tive sintoma

    carol

  • dia 19 do mes de dezembro tive relaçao e nao e o rapaz nao conseguiu tirar ,amanheci mestruada mais tomei pilem em vez de 3 dias de mestruaçao veio 8,no mes de janeiro nao veio e to sentindo dores no utero e os seios,posso estar gravida

    henilda

  • olá!! tomo anticoncepicional regularmente como se deve, mas o ultimo desse mes foi no dia 18/01 e hj ao transar com meu namorado a camisinha estourou.corro algum risco de engravidar, já que estou no 2º dia do intervalo do remédio?

    dn

  • eu e meu namorado usamos camisinha ai na hora de tira ela fico dentro de mim ai tirei e caio um pouco da ejaculação tomei remedio de manhã cedo diad so q tomei 2 juntos e n veio a menstruação ainda isso faz 4 dias estou preucupada

    ane

  • transei com uma menina ai na hora da penetração ja tinha ejaculado mais eu nao sei se foi dentro dela ou fora ai depois ai no dia seguinte eu tomei a pilula mais ja fez dez dias e ainda n chegou a mestruacão eu posso tar gravita

    syomara

  • conheci uma pessoa em recife e pretendo ficar com ele não tomei a injeção pois preciso menstruar no mes q vem pra colocar o diu ,no caso vou ficar com ele 03 dias toda vez q transar terei q tomar a pilula do dia seguinte ou não.

    patricia souza

  • tomei a pilula do dia seguinte apos ter tido relação sexual porque troquei do anticoncepcional ciclo 21 para o diclin fiquei com medo mas continuo tomando meu anticoncepcional normalmente quero saber se posso continuar ou eu paro

    ari

exibir mais comentários

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades