Pesquisar:

Cuidados com a Postura

Cuidados simples com a postura podem trazer mais saúde ao seu dia a dia. 11 comentários

Cuidados com a Postura

Por: Débora Russi Frasquete
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Moda Shopping Atacado

A postura que apresentamos cotidianamente merece atenção especial. Ter essa preocupação pode promover saúde e bem estar, além de combater muitas lesões posturais visto que uma postura errada, em um primeiro momento, causa dor, mas posteriormente o problema é gravado causando uma deformidade que, se não for tratada, pode se tornar irreversível.

Há três tipos de desvios de coluna que são a escoliose, cifose e lordose.

A escoliose se desenvolve principalmente na adolescência. Foto:Reprodução

A escoliose se desenvolve principalmente na adolescência. Foto:Reprodução









Escoliose: neste a coluna se apresenta torta no plano das costas, aparentando uma curva em C ou em S. Ele geralmente ocorre porque um dos músculos laterais fica mais tensionado que o do outro lado, puxando a coluna para si. Este desvio atinge mais os adolescentes e principalmente as meninas.







A cifose cria aspecto corcunda. Foto:Reprodução

A cifose cria aspecto corcunda. Foto:Reprodução









Cifose: neste desvio a curvatura se acentua na altura do tórax e dá o aspecto de corcunda. É agravado pela má postura aliada à falta de exercícios. Pode também ser causado por meio de outras doenças como osteoporose e a inflamação das articulações.







A lordose causa dores ao ficar muito tempo em pé. Foto:Reprodução

A lordose causa dores ao ficar muito tempo em pé. Foto:Reprodução









Lordose: apresenta aumento anormal da curvatura lombar, podendo ser causado pela postura errada, músculos abdominais fracos e barriga saliente. Um dos sintomas é a dor sentida quando a pessoa fica muito tempo em pé.










Esses problemas podem ser congênitos ou adquiridos com o tempo. Em sua grande maioria podem ser tratados, em alguns casos com fisioterapia e coletes, que ajudam a corrigir a postura, e em outros casos com a cirurgia.

Para prevenir estes problemas é preciso prestar atenção na postura enquanto caminha ou fica em pé. A dica é permanecer com a barriga rígida e manter a cabeça sempre olhando para frente, como se houvesse um gancho que a suspendesse para o alto, mantendo sempre o queixo afastado do peito.

A prática regular de atividade física também é indispensável para se ter uma postura correta. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos como a caminhada, a natação e a bicicleta e devem estar sempre acompanhados de alongamentos, tanto antes quanto depois das atividades. Os abdominais são grande aliado para prevenir problemas na coluna, pois ajudam a fortalecer os músculos da região produzindo um posicionamento correto da bacia.

É importante também estar sempre atento com a postura no dia a dia, como nas atividades domésticas e profissionais, tentando manter a coluna sempre ereta. Na área profissional, doméstica e de lazer, a posição mais adotada pelas pessoas é a sentada. Passar longos períodos sentados ocasiona dores nas costas e por esse motivo é preciso estar atento ao tipo de cadeira que está sendo utilizada, à postura ao se sentar e o que é possível fazer para prevenir as dores nas costas.

Para se levantar também são necessários cuidados como inclinar o corpo para frente sem tencionar os músculos do pescoço e das costas, estender os joelhos enquanto leva-se a cabeça e o tronco para frente e para cima, até ficar completamente em pé.

Fatores como o uso do salto alto, que ajuda a aumentar as curvas da cifose, lordose e escoliose, o carregamento de pesos acima do limite do corpo e a obesidade também colaboram para que surjam ou se agravem os problemas na coluna.

Para tratar esses problemas muitos profissionais tem indicado tratamentos como Pilates e RPG (Reeducação Postural Global) como uma forma de corrigir e amenizar as dores nas costas. Se você se enquadra em algum desses casos, além de todos os cuidados citados, procure um médico ou um fisioterapeuta para que ele faça um diagnóstico mais personalizado e indique o melhor tratamento para você.




Débora Russi Frasquete
Redação




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Cuidados com a Postura e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: cuidados com a postura , cuidado com a postura , lordose fotos , coletes para corrigir postura , coluna torta fotos , coluna torta lordose , exercicios para corrigir cifose , fotos de pessoas corcundas , lordose cuidados , postura qual o cuidado que devemos ter , leia também:

11 comentários para " [Palavra Removida] idados com a postura"

Carregando formul�rio
  • eu tenho 10 anos e eu sou muito corcunda a minha coluna doi e as vezes eu reclamo de dor nas costa minha mae fala que eu posso arruma minhas costa porque eu sou criança eu ainda tenho tempo mas o medico falou que a minha costa e de nasecia mas eu nao ajo que e verdade as vezes ele nao e bom mas eu tenho tempo para arruma e so isso bj

    ellen

  • tenho 35 anos e estou corcunda, minhas costas doem e meus ombros estão com tenossinovite supra espinhal, não estou conseguindo trabalhar. qual tratamento você recomendaria, existe solução para melhor este problema . obrigada elaine.

    elaine ortiz

  • tenho escoriose fratura nervo ciatico osoporose e na l 4 5 tudo isso na coluna quando faco caminhada sinto muintas dores tambem nao posso andar de bicicleta e nem na esteira que sinto dor que exercicio posso fazer

    cidinha

  • meu irmao tem a coluna torta ,foi ao medico e ele disse q é de nascença e fez alguns exames e agora o medico o transferiu pra um outro medico. a coluna torta pode trazer alguns problemas graves no futura?

    ledyana freitas

  • tenho 56 anos e gostaria de saber se os exercicios para braços nesta idade são os indicados, pois sempre tive braços grossos e agora estão caídos, será que ainda tem como melhorar?

    gladys soares

  • meu poblema é cifose,meu amigos conhecidos mangam de mi eu não quero mais fikar assim corcunda todos mangam de mimmna escola até os amigos que eu mas confundo me ajuda porfavor

    mÁrcia

  • eu tenho escoliose e estou com dores no meu pé todos os tratamentos que prometem resultados é além do meu orçamento.quero algém para me ajudar...

    gleydiane cutrim

  • meu problema e o ecoliose doi mi=uitos e queria saber como posso corigir minha postura me ajuda por favor!!! obrigado

    bianca

  • tenho problema de hiperlordose, gastaria de saber se isso atrapalha para um parto normal?

    viviane

  • voceis so sabe mostrar esse tipo de coluna para com isso eu tenho trauma disso ta

    rita

  • l2 e l4 comprometida.caminho,doi,fico sentada ,doi.o que fazer?

    maricelia

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda