Tratamento para eliminar a caspa

Melhor maneira para resolver problemas com caspas é através de tratamentos.

Tratamento para eliminar a caspa
Caspas incomodam pelas situações embaraçosas em que colocam a pessoa ao aparecerem nas roupas escuras. Foto:Divulgação

Caspas incomodam pelas situações embaraçosas em que colocam a pessoa ao aparecerem nas roupas escuras. Foto:Divulgação


Um problema que atinge cerca de 50% da população, formada tanto por jovens quanto por adultos; a caspa pode incomodar muito mais pelas situações embaraçosas que causa ao ser vista principalmente nas roupas escuras, do que pela própria “doença”.

Veja também:
Saiba como prevenir e eliminar a caspa.

Pelo menos uma vez ao ano metade dos brasileiros sofrem com esse problema. A tendência para que as películas de pele morta se desprendam do couro cabeludo (originando assim as famosas caspas) aumenta ainda mais para quem já têm propensão ao caso no inverno; época em que não só a pele fica mais oleosa, mas também em que os banhos quentes passam a integrar longos minutos do dia-a-dia.

Manifestando-se, a princípio, sob a forma de lesões avermelhadas no couro cabeludo, barba, perto do nariz, sobrancelha, atrás das orelhas, nas costas ou em regiões com dobras na pele, elas são muitas vezes associadas à seborréia e a partir do momento em que começam a coçar, essas lesões são descamadas e originam as escamas brancas as quais se desprendem da pele e caem pelo corpo.

Descamação do couro cabeludo. Foto:Divulgação
Descamação do couro cabeludo. Foto:Divulgação
Boa higiene e lavagem adequada do cabelo ajudam a combater as caspas. Foto:Divulgação
Boa higiene e lavagem adequada do cabelo ajudam a combater as caspas. Foto:Divulgação


Sem o conhecimento de uma causa exata para o aparecimento das lesões e caspas, sua cura ainda não é possível. No entanto, pode-se controlá-la e tentar evitá-la através de algumas mudanças em hábitos comuns, já que se sabe que o frio, tensão, higiene inadequada e alta transpiração podem ser agravantes para esse problema.

Um ponto básico para minimizar a incidência das caspas é reforçar a higiene e cuidados com os cabelos, os quais devem ser lavados periodicamente. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam a lavagem diária do cabelo não resulta na sua queda, e sim contribui para a remoção de poeiras e resíduos, além de amenizar a oleosidade excessiva que algumas pessoas possuem.

O xampu ideal para o tratamento de caspas é indicado após diagnósticos de exames feitos por dermatologistas, os quais ajudam a conhecer possíveis causas e a analisar se existe a presença de fungos no couro cabeludo. Produtos que possuem em sua composição substâncias como corticóides, zindo piridine, sulfato de selênio, octopirox e ketoconazol têm sido freqüentemente indicados sob a forma de xampu, condicionador ou tônico capilar para controlar a caspa. O fator decisivo para o sucesso de um tratamento está na sebo-regulagem; controle da produção de oleosidade no couro cabeludo.

Assim, para aqueles que apresentam o problema periodicamente e já tentaram controlá-lo através do uso de produtos específicos, mas não foram bem sucedidos com essas tentativas; a recomendação é procurar um especialista (dermatologista), que é a pessoa mais apta a lhe ajudar e a indicar um tratamento que apresente bons resultados.

Além disso, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a evitar e controlar o aparecimento das caspas:

Procure fazer atividades físicas sempre que possível, pois quando o corpo está sendo exercitado o nível de transpiração aumenta, o que para o problema pode ser de grande ajuda;

Evite situações de stress, ocasiões onde ocorra o excesso de tensão, ou caso não seja possível evitá-las, procure fazer atividades relaxantes para não se manter nervoso;

Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e alimentos protéicos. Evite o consumo de gorduras animais e açúcares. Uma alimentação saudável é fundamental para o controle de caspas, pois elas podem ser relacionadas à desnutrição e distúrbios digestivos;

Ao lavar o cabelo prefira usar água fria ou morna, pelo menos no último enxágüe, pois a água quente ativa a produção de sebo;

Aplique o condicionador somente nas pontas do cabelo e certifique-se de retirar completamente o produto do cabelo após a lavagem;

Mantenha pentes e escovas sempre limpos;

Procure fazer uma automassagem capilar para ativar a circulação no couro cabeludo.

Algumas receitas caseiras, como o uso de vinagre ou suco de um limão para massagear o couro cabeludo, são indicadas para amenizar as caspas, mas procure realizar um tratamento adequado para o seu tipo de problema, pois quando não tratado a tempo, esse problema simples e comum pode levar à calvície tanto em homens quanto em mulheres.


Camila Cemin Rolon
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Tratamento para eliminar a caspa e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: caspa , caspa na sobrancelha tratamento , caspa só de um lado da cabeça , meu cabelo esta cheia de caspa o q fazer. , tenho 15 anos e tenho caspa , ################################### , tenho muita caspa o que eu faço , tratamento definitivo para caspa , caspa seca so de ladi , caspa na sobrancelha ,

7 comentários para "Tratamento para eliminar a caspa"

Comentários

  • boa tarde.. bom tenho caspa desde os 16 anos,e limão e puro mito não funciona, comecei usar shampoo anticaspa, mas só acabam as caspas o tempo que esta usando, pois quando para volta o dobro das que vc tinha, hoje tenho 26 anos e ainda sofro com essa caspa... se alguém tiver uma solução eficaz que realmente funciona por favor me avise.. bjs.

    MORGANNA

  • oi tenho 29 anos meus cabelos e seco nas pontas e oleoso a raiz e tenho bastante caspa já usei vários tipo de shampoo ante caspa mais nada de resultado , quando o tempo esta frio fica ainda mais insuportável ,tanto cossa quanto a minha cabeça fica branca parecem cascão e muito complicado lhe dar com essas coisas.

    ANNE

  • um metodo muito eficaz no controle da caspa e o uso de uma receita caseira que baseia-se em limao e vinagre!uma colher de vinagre para cada limao.espalhe no couro cabeludo e deixe agir por 5 minutos,depois enxague lavando o cabelo normalmente,esse tratamento pode ser repetido de 3 em 3 dias ou uma vez na semana!bjos

    JUH

  • que maluquice passar já limão na cabeça, isso vai é coçar mais! ocerto é procurar um dermatologista para fazer um tratamento adequado, caso contrário você pode correr o risco de perder até a cabeça!!! kkkkk!

    NARA

  • tenho muita gaspa chega ate sair do coro cabeludo e ficar aquela mancha na minha testa tenho muita vergonha, o que eu fasso? me ajude

    MELRYCELES BARBOSA DE LIMA

  • ola gente eu tambem estou desesperada kkkkkkkkkkkkkk nao aguento mas essa vida de cascao. me mandem dicas. obrigada

    MARIA APARECIDA

  • gostei muito do esclarecimento,pois tem uma pessoa amiga que sofre muito com esse mal .caspa.

    BARTOLOMEU H. DE MENEZES

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades