Os Benefícios do Café

     

Uma das bebidas mais consumidas do mundo pode fazer bem à saúde e ainda ajudar no emagrecimento

Os Benefícios do Café
Os estudiosos já consideram o café como um alimento funcional, que previne doenças, ou até mesmo nutracêutico. Foto:Getty Images

Os estudiosos já consideram o café como um alimento funcional, que previne doenças, ou até mesmo nutracêutico. Foto:Getty Images


O café é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. São poucas as pessoas que não degustam ao menos uma xícara logo pela manhã para acordar, depois do almoço ou durante o expediente. No entanto, pouca gente sabe que doses moderadas da bebida podem trazer muitos benefícios à saúde, além do simples prazer da degustação.

VEJA TAMBÉM:
Cosméticos feitos com grãos de café são novidade no segmento da beleza

Os estudiosos já consideram o café como um alimento funcional, que previne doenças, ou até mesmo nutracêutico, ou seja, proporciona benefícios tanto para a manutenção da saúde como também para fins terapêuticos, incluindo o tratamento de doenças.

E não é só de cafeína que o café é composto. Ele ainda é rico em sais minerais, como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio, contém vitamina B, umas grande quantidade de ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais e nutrientes que ajudam na prevenção da depressão e suas consequências, tais como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas. Essas substâncias estão presentes em uma proporção de 7% a 10%, isto é, de 3 a 5 vezes mais que a cafeína, com um índice que vai de 1% a 2,5%.

Ele não é composto apenas por cafeína; ainda contém sais mineirais, vintaminas e antioxidantes. Foto:Getty Images

Ele não é composto apenas por cafeína; ainda contém sais mineirais, vintaminas e antioxidantes. Foto:Getty Images


Os especialistas recomendam o consumo de 3 a 4 xícaras diárias de café, o que representa cerca de 500 mg de cafeína, o que estimula a atenção, concentração, memória e aprendizado. O consumo diário e moderado pelos adultos pode ainda auxiliar no combate à depressão, a quarta maior causa de morte no mundo nos dias atuais, que pode chegar a ser a segunda até 2020, conforme informações da OMS.

Estudiosos da Universidade de Harvard também concluíram que o consumo de cerca de 6 xícaras de café por dia pode diminuir risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2 em 28%, devido aos antioxidantes, que ajudam a controlar o dano causado às células que contribuem para o desenvolvimento da doença. Os antioxidantes, aliás, também são substâncias que combatem a temida celulite. Um estudo feito na Universidade de Vanderbilt provou que homens que bebem café regularmente previnem-se em 80% do desenvolvimento do mal de Parkinson. A bebida ainda reduz o colesterol, auxilia no combate de doenças coronárias, no processo de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon e o do reto.

O café traz benefícios à saúde, mas deve ser consumido moderadamente. Foto:Getty Images

O café traz benefícios à saúde, mas deve ser consumido moderadamente. Foto:Getty Images


Existem ainda estudos recentes que indicam que algumas substâncias presentes no café podem ajudar a prevenir demências e o Alzheimer. A revista médica norte-americana Neurology indica, ainda, que a cafeína retarda a deterioração mental em mulheres idosas. A bebida atua sobre a memória de portadores de doenças degenerativas porque a cafeína age como um estímulo no sistema nervoso central.

Colocando na balança, os impactos positivos do café parecem superar os negativos, no entanto, deve-se consumir no máximo 6 xícaras da bebida por dia, para não haver saturação de cafeína. O café feito em casa tem de ser ingerido até 15 minutos depois de coado, senão, oxida.

Manuela Casali Cordeiro
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Os Benefícios do Café e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: benefícios do café , beneficios do cafe , beneficio do cafe , benefícios do cafezinho grife , beneficio do café , beneficios do cafe gelado , café beneficios , beneficios do café , benefícios do café para a saúde , cafe e seus beneficios ,

Os Benefícios do Café

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • eu tenho parentes , que chegaram ao 115 anos, c/ memoria muito boa...e fisicamente , sempre consumiram bastante café de manha, eles mesmo produzia os café,e seu próprio alimentos ...erem 100%natural , hoje eu pratico muito exercício fisco , procuro me alimentar o mais natural ... so q. eu moro na cidade de manaus , mais compro alimentos naturais . se eu nao chegar ao 115 ,ano chegarei em 100 ja esta de bom tamanho. vida saudável e tudo.

    lusinete

  • eu amo cafe tou 3 dias sem tomar por causa da crise de labirititi... se eu tomar moderadamente ñ vai me faser mal?

    raquel

  • o cafe tambem cobate a colica mentrual as masi fortes era como eu mim livrava das colicas.

    iracema maria de lima lavado

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza