Higiene Íntima Feminina

Como cuidar desta parte tão sensível do corpo da mulher

Higiene Íntima Feminina
Uma higiene íntima adequada é essencial para manter os ógãos genitais livres de infecções. . Foto:Reprodução

Uma higiene íntima adequada é essencial para manter os ógãos genitais livres de infecções. . Foto:Reprodução


Manter uma higiene íntima é essencial para manter estes órgãos livres de infecções, especialmente para as mulheres, cuja genitália é interna. É importante lembrar que o interior da vagina é naturalmente habitado por micro-organismos, os quais formam a flora vaginal. Os lactobacilos são os principais agentes, tendo como função defender o órgão genital feminino de infecções e manter o equilíbrio com as bactérias e fungos naturais da flora.

Veja também: Depilação íntima e Moda íntima.

Todas as mulheres têm essa proteção natural, mas alguns fatores podem desequilibrar o pH da vagina, facilitando o aparecimento de infecções, corrimentos e coceiras. Para evitar esse tipo de situação, é necessário ter uma higiene íntima adequada, que deve ser feita da maneira mais simples possível. Nas farmácias é possível encontrar diversas marcas de sabonetes para a higiene íntima, mas segundo o ginecologista Antonio Júlio Barbosa, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, nada disso é necessário. Esses produtos exercem as mesmas funções que as bactérias protetoras, portanto, basta utilizar um sabonete neutro.

No entanto, as baixas no sistema imunológico podem afetar essa harmonia natural da flora vaginal. Gripe, pouco sono ou má alimentação, por exemplo, são fatores que podem comprometer o equilíbrio. Aí, sim, bactérias e fungos nocivos podem entrar em ação. Nesses casos, os produtos íntimos são indicados, porque levam ácido lático na composição, e ajudam a re-equilibrar o pH vaginal.

Para uma boa higiene íntima, é necessário, em primeiro lugar, lavar muito bem a vulva durante o banho, fazendo uma limpeza com os dedos entre os grandes e pequenos lábios. Todas as vezes que a mulher urinar ou evacuar, o mais indicado é fazer a limpeza usando uma duchinha e, depois, secar suavemente o local com uma toalha ou papel higiênico sem odor. Se não for possível utilizar esse recurso, deve-se usar o papel higiênico no sentido vulva-ânus, ou seja, de frente para trás, ou lenços umedecidos sem perfume, fazendo o mesmo movimento. É necessário evitar o uso de cremes, fragrâncias e talcos, porque podem causar irritações e não auxiliam na higiene. Não é indicado o uso das duchas vaginais, utilizadas para limpar o interior da vagina, pois destroem a flora vaginal natural.

Dormir sem calcinha também ajuda na higiene íntima. Quanto mais ventilada a região, menor a chance de proliferação de fungos e bactérias. O ideal é evitar as lingeries de lycra ou outros tecidos sintéticos, porque, além de haver a possibilidade de causarem alergias, elas aquecem a região. As calcinhas de algodão são as mais recomendadas. Os protetores de calcinha diários devem ser abolidos, porque também abafam a região, deixando mais quente e úmida, bem como as calças muito justas. O uso de preservativos nas relações sexuais também é essencial.

A adoção de medidas simples como estas garantem uma higiene íntima perfeita. No entanto, se ainda assim surgir algum tipo de desconforto ou corrimento diferente do habitual, é necessário procurar um ginecologista. Esta é uma parte do corpo feminino que deve ser tratada com cuidado, para garantir a saúde e o bem-estar.

Manuela Casali Cordeiro
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Higiene Íntima Feminina e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como cuidar do orgao genital feminino , como lavar o orgão genital feminino , higiene feminina , higiene íntima , qual cuidado as mulheres devem tomar quando fazem a higiene depois de evacuar , como ter uma boa higiene intima , cuidados com o orgao genital feminino , dicas de como cuidar da higiene dos orgaos genitais feminino e masculino , higiene dos orgaos genitais feminino , higiene intima ,

Deixe seu comentário

(Não divulgado)



  • oi, tenho um corrimento branco q n tem cheiro.fui ao ginecologista fiz exames e o resultado foi q eu tinha uma bacteria isolada(gardnerella vaginalis)e ele me falou q era normal. esse corrimento pode ser devido ao desequilibrio do meu ph vaginal?

    lucia

  • lucia , é só você usar um sabonete íntimo , pois os sabonetes normais possuem ph alcalino e não são iguais ao da vagina , o sabonete íntimo tem um ph igual ao da vagina , ou seja , ph ácido.

    l

  • luciane , depilar toda região íntima é higiênico , mas os pelos protegem a região de bactérias , ou seja , depile-se , mas deixe uma pouca quantidade de pelos para proteger a região.

    l

  • se for o caso o q devo fazer para equilibra-lo novamente?

    lucia

  • gostaria que tirassem uma duvida

    josy carvalho

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades