6ª Edição do Ziguezague – Arte e Moda

     

Evento que une pensadores e pesquisadores de arte e moda em São Paulo

6ª Edição do Ziguezague – Arte e Moda
Cartas de divulgação da 6ª edição do Ziguezague. Foto:Divulgação

Cartas de divulgação da 6ª edição do Ziguezague. Foto:Divulgação


Todos os anos, junto com o SPFW, acontece o Ziguezague, um evento que traz palestras e discussões sobre moda, envolvendo intelectuais e pensadores da área. A 6ª edição do Ziguezague acontece entre os dias 20 e 23 de junho, no MAM, em São Paulo, e contará com a presença de um público que se interessa no intercâmbio de diferentes linguagens e manifestações ed moda e arte. O evento atrai estudantes, pesquisadores e profissionais de ambas as áreas.

Entre as atividades estão a Mostra Desfiles Incríveis, Oficinas Transitivas e a as Conversas Transversais, que contam com a participação de profissionais de diferentes áreas, artistas, curadores, estilistas, entre outros interessados em estimular o diálogo entre a moda e arte, promovendo reflexões e práticas.

Nesta edição, a Conversa Transversal de abertura traz a curadora Cristina Freire, autora do livro “Arte Conceitual” e co-curadora da 27ª Bienal de São Paulo. Na ocasião, ela fará uma abordagem sobre o artista-pesquisador, uma linha de trabalho seguida por muitos nomes da arte contemporânea. O estilista Ronaldo Fraga comentará três de suas inesquecíveis apresentações na mostra Desfiles Incríveis e Alexandre Herchcovitch conversará com a pesquisadora Cristiane Mesquita sobre duas de suas apresentações emblemáticas.

As Oficinas Transitivas trarão as designers de acessórios e objetos singulares, Mana Bernardes e Mary Figueiredo Arantes. Cada uma delas, nessas oficinas, convidarão os participantes para conhecer processos de criação inspirados na vida.

Crianças também participam do Ziguezague. Com idades entre 6 e 10 anos, elas terão a oportunidade de se inscrever na oficina de Ilustração, Moda e História, proposta pela estilista Rita Wainer. Quem se interessa por modelagem poderá fazer a inscrição para a oficina ministrada pela modelista Ozenir Ancelmo, que abordará os processos criativos em arte-moda e moulage.

O evento trará a apresentação seis pesquisadores para ressaltar o diálogo entre arte e moda. No domingo, dia 21, os convidados da Conversa Transversal são ex-alunos de graduação, pós-graduação e mestrado, recém-formados em diferentes universidades, que poderão compartilhar suas experiências com estas diferentes linguagens que envolvem as duas áreas.

O curador do MAM, Felipe Chaimovich, considera a importância da moda para a arte contemporânea. Segundo ele, a relação da arte com a vida real é um dos fatores que norteia a arte contemporânea, portanto, a moda, sendo um agente que materializa comportamentos sociais, é uma fonte de pesquisa privilegiada para os artistas que refletem sobre a cultura atual.

O Ziguezague leva ao MAM esse debate entre a arte e a moda, representado por profissionais e interessados nas duas áreas, criando ainda um diálogo com as exposições presentes no Museu. Participando do evento, o público terá a oportunidade de ter acesso a uma discussão de qualidade sobre cultura, aprender e criar. Eventos como esse proporcionam o compartilhamento de experiências e consolidação de conhecimentos.

Confira a seguir a programação da 6ª edição do Ziguezague.

20 de Junho – Sábado
10h30 Abertura (Auditório)
[/b]11h[/b] Conversa Transversal – “O Artista-Pesquisador” (Auditório)
Comentários: Cristina Freire (curadora)
Debatedoras: Cristiane Mesquita e Rosane Preciosa (pesquisadoras de arte e moda)
14h às 17h Oficina Transitiva – Por um fio: fazer bijoux com a vida (Atelier)
Mary Figueiredo Arantes (designer de acessórios)

21 de Junho – Domingo
11h Conversa Transversal – Pesquisas entre moda e arte (Auditório)
Comentários: Caio Borges (Pós-Graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda – Senac), Clarissa Monteiro e Paula Alves (Graduação em Artes Visuais - UNESP), Joana Salles (Mestrado em Moda – Senac), José Luis de Andrade Mestrado em Moda – Senac) e Marion Velasco (Mestrado em Design - Anhembi Morumbi).
Debatedoras: Cristiane Mesquita e Rosane Preciosa (pesquisadoras de arte e moda)
14h às 17h Oficina Transitiva – Ilustração, moda e história (Atelier)
Rita Wainer (estilista)

22 de Junho – Segunda
11h Desfiles Incríveis – Fazer desfile (Auditório)
Comentários: Ronaldo Fraga (estilista)
Debatedora: Rosane Preciosa (pesquisadora de arte e moda)
14h Oficina Transitiva – Processos criativos: arte, moda e moulage (Auditório)
Ozenir Ancelmo (modelista)

23 de Junho – Terça
11h Desfiles Incríveis – Fazer desfile (Auditório)
Comentários: Alexandre Herchcovitch (estilista)
Debatedora: Cristiane Mesquita (pesquisadora de moda)
13h às 16h Oficina Transitiva – História de vida através do objeto/História do objeto através da vida. (Atelier)
Mana Bernardes (designer de jóias, poetisa e artista plástica)

Inscrições de 01 a 18 de junho:
educativo@mam.org.br
(11) 5085-1313 - Patricia Naomi

Mais informações sobre o evento:
www.mam.org.br
http://ziguezagueblog.blogspot.com

Manuela Casali Cordeiro
Redação

6ª Edição do Ziguezague – Arte e Moda

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza