Pesquisar:

Bordado em pedraria

Confira o passo a passo das técnicas de bordado em pedraria. 171 comentários

Bordado em pedraria

Por: Débora Russi Frasquete
Portais da Moda - Arte e Cultura

Moda Shopping Atacado

Bordado em pedraria Carlos Miele . Foto:Divulgação

Bordado em pedraria Carlos Miele . Foto:Divulgação


A técnica de bordado em pedraria é usada há bastante tempo na moda, mas atualmente ela tem ganhado bastante destaque. Este bordado possibilita a criação de pulseiras e outros adereços, bolsas e gargantilhas, decoração de presentes, roupas, entre outros. É uma infinidade de formas diferentes, basta só usar a criatividade. Esta técnica transforma looks simples, dando um diferencial e agregando valor, que faz encarecer as peças dando a elas ar refinado e artesanal.

Veja também: Bordados Ponto Cruz e Printing e a Profusão de Bordados no Fashion Rio Outono Inverno 2009

O processo começa com a escolha de um tecido liso, como organdi ou veludo que dão destaque ao bordado. Usa-se um bastidor comum ou o modelo de fixar na mesa para que se tenham as duas mãos livres. As contas são presas ao tecido com pontos pequenos e bem fechados. O risco deve ser agradável a vista, mas não sobrecarregá-lo de contas por que assim o bordado fica com aparência pesada.

Normalmente usam-se contas pequenas, como strass e canutilhos que devem ser todas do mesmo tamanho para que o resultado não seja irregular. Para facilitar o trabalho, antes de começar, separe as contas em diferentes pratinhos e passe uma de cada vez ao risco, com a prática será possível aumentar esse número, passando várias contas de cada vez.

Diferentes formas de emprego do bordado em pedraria. Foto:Divulgação
Diferentes formas de emprego do bordado em pedraria. Foto:Divulgação
Bastidor e materiais para o bordado, contas comuns, miçangas e vidrilhos. Foto:Divulgação
Bastidor e materiais para o bordado, contas comuns, miçangas e vidrilhos. Foto:Divulgação


Passo a passo para você começar a técnica em casa.

1º passo: Elaborar o desenho que deseja utilizar no bordado. Se for necessário um molde recorte-o cuidadosamente em uma cartolina branca e passe para o tecido escolhido o contorno com um lápis de cera branco.
Risco do desenho escolhido com lápis de cera branco. Foto:euamobiscuit.com.br

Risco do desenho escolhido com lápis de cera branco. Foto:euamobiscuit.com.br



2º passo: Coloque a linha na agulha que será usada e comece com um nó e um ponto duplo. Pegue a conta com a ponta da agulha e costure-a sobre o tecido com um ponto alinhavo. Estes pontos devem ser do mesmo tamanho da conta, ou um pouco maior.
O ponto alinhavo com regularidade de espaçamento e de  disposição das contas. Foto:euamobiscuit.com.br

O ponto alinhavo com regularidade de espaçamento e de disposição das contas. Foto:euamobiscuit.com.br



3º passo: para começar o segundo ponto marque o espaçamento que quer deixar entre cada conta, sempre com a agulha no sentido de baixo para cima sobre o tecido (alinhavo). Continue o bordado mantendo a linha traçada com o lápis, sempre bem esticada e reta, para que o resultado não seja um amontoado de contas.
Sentido da agulha de baixo para cima mantendo a linha reta traçada. Foto:euamobiscuit.com.br

Sentido da agulha de baixo para cima mantendo a linha reta traçada. Foto:euamobiscuit.com.br



Quando o bordado é com lantejoulas.

1º passo: Riscar o desenho escolhido sobre o tecido. Coloque na agulha a linha e comece a carreira com um nó e um ponto duplo. Atravesse a agulha para o lado direito do tecido e pegue a primeira lantejoula. Se a lantejoula que se está trabalhando é côncava, para que ela fique presa da forma correta, é preciso passar a agulha pelo lado convexo. Para prendê-la ao tecido, é só atravessar a agulha para o avesso do tecido, deixando pouca distância, enfiando-a bem ao lado da lantejoula.
Deve-se atravessar a agulha para o lado avesso passando-a rente a lantejoula. Foto:euamobiscuit.com.br

Deve-se atravessar a agulha para o lado avesso passando-a rente a lantejoula. Foto:euamobiscuit.com.br



2º passo: Traga a agulha novamente para o lado direito do tecido passando praticamente no mesmo lugar, com pouco espaçamento. Pegue outra lantejoula e faça a mesma operação que com a anterior. Agora é só ir repetindo esse processo continuamente, acompanhando o risco do bordado. Você terá como resultado uma fileira regular de lantejoulas superpostas.
Voltando a agulha para o lado direito do tecido rente a última lantejoula presa. Foto:euamobiscuit.com.br

Voltando a agulha para o lado direito do tecido rente a última lantejoula presa. Foto:euamobiscuit.com.br



Quando o bordado une os dois materiais: lantejoula e contas.

1º passo: escolha uma cor adequada de linha e comece com um nó e um ponto duplo. Coloque a lantejoula na agulha com o lado côncavo para cima e depois coloque também uma conta, deixando a lantejoula descer pela linha até o tecido mantendo a conta um pouco afastada.
Passar a lantejoula e a conta pela agulha. Foto:euamobiscuit.com.br

Passar a lantejoula e a conta pela agulha. Foto:euamobiscuit.com.br



2º passo: Enfie a agulha na lantejoula passando-a para o lado avesso do tecido e puxe bem a linha para que a conta fique bem presa por cima da lantejoula. Para continuar o bordado puxe a agulha para o lado direito do tecido com distância aproximada à metade do diâmetro da lantejoula que você está usando e repita o mesmo processo até obter o seu resultado.
Dar espaçamento entre a conta e a lantejoula, para prendê-las. Foto:euamobiscuit.com.br

Dar espaçamento entre a conta e a lantejoula, para prendê-las. Foto:euamobiscuit.com.br



O bordado em pedraria é muito amplo e mutável, varia com as tendências e cores de cada estação, mas o gosto pessoal tem papel importante visto que os desenhos e os materiais utilizados mudam uma peça, muitas vezes personalizando-a. Assim, com este toque diferencial, você pode entrar na moda transformando uma peça simples ou antiga em uma com ares modernos e artesanais.


Débora Russi Frasquete
Redação




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Bordado em pedraria e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: bordados em pedrarias , bordado em pedraria passo a passo , bordados em pedraria , bordado em pedraria , como bordar com lantejoulas , como bordar vestido de festa , como bordar vestido de noiva , bordado com pedraria , bordados com pedrarias passo a passo , bordados em pedrarias vestidos de festa , leia também:

171 comentários para "bordado em pedraria"

Carregando formul�rio
  • sou de recife, e gpstaria a prender a bordar com pedrarias, não tenho nenhum conhecimento de bordados, mas já comprei alguns materiais para ficar testanto nos momentos livres. o meu interesse é simplesmente usar a técnica como terapia e quando me aperfeiçoar, fazer os bordados para presentear amigos e familiares. gostaria de saber se existe um curso para pricipiantes, para aquelas pessoas que nunca pregou um botão. fico no aguardo. grata. paula rocha

    paula rocha

  • com mais de 14 anos de experiência, trabalhando para vários estilistas e industrias da moda luciane pulner uma profissional diferenciada e antenada às modificações e exigências de um mercado que vem a cada ano crescendo,reside em curitiba, casada e de bem com a vida esta na lista de uma das mais conceituadas profissionais do setor. nosso objetivo é trazer para o real aquilo que se sonhou e idealizou com qualidade e bom gosto.

    luciane bordados em pedraria

  • boa noite! sou bordadeira em pedrárias sómente meu trabalho é manual. bordo qualquer coisa, desde vestidos de noivas, jeans, malhas, vestidos sociais, enfim, tudo que se refere a bordados. já bordei pra várias lojas, particulares. mas trabalho sómente em casa. obrigada se alguém tiver interesse pelos meus serviços. moro em curitiba-pr = meu celular pra contato é 041 88869010 falar com neusa.

    neusamaria mello

  • gostaria de saber se esta empresa fornece serviços para fazer em casa pois trabalho com bordados em pedraria já a quatro anos e já tive equipes só não tenho o serviço. faço desde o risco do desenho até o bordado. maiores informaçoes posso dar ao entrarem em contato tambem pelo meu telefone 96247906, moro ewm ribeirao pires divisa com mauá- sp. obrigado

    keli

  • ja trabalhei fazendo bordados com paetes vidrilhos com missangas etc e tanbem trabalhei fazendo bordaddos indianos caso tenha alguma possibilidade de eu pegar peças para fazer em casa me ligue 96970-8430 ou mande email jehelipe_brandon1@hotmail.com morro em sao paulo rua vitoria quadra 150 bloco ap 52a cep 08140-000

    jessica sena barreto

  • ola me chamo bianca gostaria muito de trabalhar com bordado,ja fiz por varios meses,mas nao ganhava quase nada,gostaria de voltar a funcao,trabalho com muito amor,amo fazer pedraria,estou disposta a fazer em casa ou nao,posso buscar...moro em parelheiros . meus telefones 1159268606 ou 11 960982880(oi)

    bianca

    • precisa-se bordadeiras em pedraria. inf. por e-mail ou fones:(11)99199-8034 (claro)ou 11-9.99237673(vivo)

      cris

  • ola sou de são paulo e adorei seu trabalho e gostaria de saber qt vc cobra pra fazer bordado tipo poa em todo um short inteirinho short curto sou louca por um desses short mais até hj não encontrei uma pessoa boa pra fazer! se puder me ajudar agradecerei muito obrigada e até mais! joice

    joice rosa moreira

  • olar meu nome e cistiano sou do rio de janeiro trabalho com bordado a bastidor a vinte anos, para quen nao conhese e uma tcnica indiana qui permiti eu c muito mas rapido na confecsao do bordado ate vinti veses mas rapido e mme permiti faser mas coisas qui o bordado comun manual.

    cristiano cruz

  • bom dia, me interessei pelo seu anuncio de bordadeira, eu bordo a 10 anos todo tipo de bordado: paetê, missangas, vidrilhos, chattons etc. tenho uma pequena equipe, gostaria de saber se vocês entregam e retiram no local, sou de guarulhos. aguardo por uma resposta. obrigada.

    stefani

  • ola sou bordadeira a 10 anos tenho experiencia em odo tipo de pedrarias chatuns paetes e miçangas gostaria de pegar bordados pra fazer em casa moro proximo ao terminal sao mateus zl sao paulo email marcela.28_2010@hotmail.com aguardo retorno posso ir retirar no local

    marcela

  • ola sou bordadeira a 10 anos tenho experiencia em odo tipo de pedrarias chatuns paetes e miçangas gostaria de pegar bordados pra fazer em casa moro proximo ao terminal sao mateus zl sao paulo email marcela.28_2010@hotmail.com aguardo retorno posso ir retirar no local

    marcela

  • ola sou bordadeira a 10 anos tenho experiencia em odo tipo de pedrarias chatuns paetes e miçangas gostaria de pegar bordados pra fazer em casa moro proximo ao terminal sao mateus zl sao paulo email marcela.28_2010@hotmail.com aguardo retorno posso ir retirar no local

    marcela

  • sou de curitiba-pr,faço bordados em pedrarias a 8 anos,desde vestidos de noiva,festa,roupas de dança do ventre sob encomenda e outros.trabalho em casa,tenho referencias.interessados entrar em contato pelos fones:(41)3668-9998 ou (41)9229-1840.tratar com karini

    karini alves

  • eu sou bordadeira á 10 anos no momento eu tenho uma equipe de 20 bordadeiras e estamos sem trabalho caso tenho uma fabrica de bordados aqui em belo horizonte por favor se me emvia o telefone ficarei agradecida atenciosamente christiane s.a.c.

    christiane de souza alves contarini

  • para todo o brasil, empresas enteressadas em bordados utilizando pedrarias podem entrar em contato com marketingdantas@hotmail.com, e agendar encomendas. entregamos no prazo marcado, sem atrasos e falhas. bordamos para grif's e boutiques. obrigada

    missanga de ouro

    • sou de santos quero muito fazer parte da equipe de bordadeiras(trabalhar em casa) tenho alguma experiência, para mim e uma terapia e com esse serviço ganhar dinheiro para ajudar em casa quero saber mais informaçõespor favor entre em contato tel:. 13 32891556

      solange duarte

    • bom dia,preciso de bordadeiras por favor ligue-me. obrigada dona caca 011 9 7698 9338

      caca

exibir mais comentários

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda