Pesquisar:

Tribo Nerd

Saiba que você pode ser um nerd! 11 comentários

Tribo Nerd

Por: Danusa Spricigo Pasqual
Portais da Moda - Comportamento

Moda Shopping Atacado

Será uma revolta dos Nerds? Mas quem eles são realmente? Você sabe reconhecer um Nerd?
O nerdismo ganhou for;a na televisáo e no cinema. Foto:Divulgação

O nerdismo ganhou for;a na televisáo e no cinema. Foto:Divulgação



O significado Nerd tomou outra proporção no século XXI. Se perguntarmos para os nossos pais quem eram os Nerds do tempo deles, certamente teríamos outra resposta dos dias de hoje. Para eles, os nerds eram aqueles esquisitões que viviam estudando, geralmente usavam a roupa engomadinha e óculos de grau, passavam longe das turminhas populares e eram conhecidos como “os excluídos”.

Mas isso foi há tempos atrás. Agora, há aqueles que se rotulam como Nerds ou Geeks (subtipo de Nerd) e não tem nenhum problema em se assumir. É uma nova Tribo Urbana que vem ganhando espaço.

O estilo parece estar na moda. O Nerdismo aparece na Tv no cinema e na música. Repare na tendência de seriados com protagonistas Nerds. Os grandes sucessos nos Estados Unidos são as temáticas de series como CSI (CSI Miame e CSI New York), que solucionam crimes com a tecnologia, ou reinventam a medicina, como na serie Dr. House ou enfrentam a física nas teorias de Lost.

Tribo Nerd. Foto:Divulgação

Tribo Nerd. Foto:Divulgação

O tema parece estar rendendo uma boa audiência, pois as series nerdistas não param! A nova aposta é The Big Bang Theory, onde os protagonistas físicos, do Institudo de Tecnologia da Califórnia, tentam conquistar garotas declamando conceitos da Teoria da Relatividade, o que torna a serie muito divertida no horário nobre.

No cinema não é diferente! Filmes como o Homem Aranha, O Senhor dos Anéis, Matrix ou o clássico Jornada nas Estrelas, quem anda salvando o mundo são eles: os Nerds, heróis do nosso tempo!

Da pra ver o fenômeno na musica também, O Indie Rock é aposta das gravadoras, um estilo de música muito apreciada pelos Nerds.

O dia do orgulho Nerd foi comemorado ontem, dia 25 de maio. A data é uma referencia à estréia do primeiro filme da serie Guerra das Estrelas, em 1977, (filme ícone dos Nerds) que começou a ser celebrada em 2006 na Espanha. Em comemoração, vamos conhecer mais sobre esta Tribo Urbana.


O Nerdismo trata-se de um estilo de vida! Embora seja difícil de reconhecê-los, pois muito deles não têm um estilo especifico de roupa, eles gostam das mesmas atividades e costumam se encontrar em bibliotecas, gibitecas, encontros ou convenções de quadrinhos, jogos ou eletrônicos. Os Nerds não se importam com que os outros vão achar deles. Diferente dos Nerds do tempo dos nossos pais, a Tribo Nerd de hoje, tem muita personalidade, não tem mais problemas com o convívio social e podem mostrar que andam até fazendo moda por aí.


O termo “nerd”, possivelmente surgiu no Instituto de Tecnologia de Massachusettes (MIT), onde se sugere que só se fale em tecnologia, pelo menos desde a época de 90, pois hoje, admita-se que um Nerd não seja especialista em computadores. Mas para aqueles que não vivem sem um computador, suas funções são baseadas em buscar a todo instante saber como a máquina funciona para tirar o máximo de proveito dela ou pelo menos entendê-la. Não é diferente com os viciados em vídeo games ou com os maníacos por filmes ou desenhos em quadrinhos que fazem da ficção cientifica uma nova proposta de vida.


Há muitos “sub grupos” de Nerds. Confira os principais:

Moda Nerd. Foto:Divulgação

Moda Nerd. Foto:Divulgação



- 1. Funboy: adoradores de revista em quadrinhos e filmes de ficção cientifica;

- 2. Greeks: são aqueles cujo interesse se volta para a tecnologia e informática;

- 3. Gamers: são os viciados em jogos eletrônicos;

- 4. Trekkers: são os denominados fãs de Star Trek (filme, Jornada nas Estrelas);

- 5. Hacker: elaboram ou modificam software e hardware de computadores;

- 6. Otakus: os que gostam de animes, mangas e cultura japonesa em geral; entre outros.

Os grupo são muito variados e se misturam. Estes têm comunidades em sites de relacionamento e blogs para discutirem os seus interesses. Confira alguns desses:


http://jovemnerd.ig.com.br

http://www.territorionerd.com


CDF X NERD

Há uma grande diferença entre CDF e Nerd. O primeiro grupo se refere a jovens em idade ginasial, que dependem da escola e dos estudos para a vida, só pensam na obtenção em notas altas e trocam o sábado a noite pelos livros. Já o grupo dos Nerds nem sempre vão bem nas escolas e são interessados em algum assunto cultural em comum, como, jogos, filmes, desenhos, etc.

A moda do estilo Nerd

Desfile Thais Losso no SPFW. Foto:Divulgação

Desfile Thais Losso no SPFW. Foto:Divulgação



Não só nas passarelas, mas como nas ruas, o estilo Nerd começou a ser adotado por jovens modernos que incorporam o estilo ao dia a dia.

A tendência lançada no São Paulo fashion Week de Thais Losso com a coleção “To Bete”, influenciada pela novela “Betty, a Feia”, aposta no visual “roupa do vovo”, óculos fundo de garrafa e sobreposições.

O que antes era brega virou moda! O xadrez, roupa engomadinha, meias, gravatas, cintura marcada, cabelo despenteado, óculos rayban, entre outras características nerds, são tendências para os adoradores de moda.
O que era exclusivo dos Nerds está se popularizando, não só nas roupas, mas nos hábitos, já que aparelhos eletrônicos cada vez mais fazem parte de nossas vidas, nerds ou não.


Fabíola Taques Batista
Redação

11 comentários para "tribo nerd"

Carregando formul�rio
  • bem tinha que faze um trabalho ai min interessei pela pagina el e bem legal eu nao sou nerd so sei algumas coisas e min destaco por elas dificilmente mais sou o maior fã desses nerds e hackers que consegue invadir coisas, contas dos outros e etc; para min eles na deviam ser presos pois nao tem culpa de ter essa inteligencia toda .

    maykon

  • sou nerd em estado terminal... nunca fui zuado ...pois, malho faço mma. karate judo boxe etc...e minha toalha esta sempre a mão afinal nunca sabemos quando ira cair um asteroide na terra. ou o planeta vulcano precisara de nossa ajuda... que a "forÇa esteja com todos vcs"

    sdants@gmail

  • ola, junto com minha equipe, estou lançando uma revista universitaria. nos interessamos pelo tema e gostaria de saber se os senhores nao gostariam de fazer uma parceria conosco. atenciosamente, gabriela oliveira revista universitaria

    gabriela oliveira

  • não sou nerd , sou da tribo urbana sk8r mas eu tenho que fazer um trabalho sobre os nerds ,me interessei mt sobre eles, mas eu tenho um poquinho de nerd em min, pq sou loco por rpg e leio alguns dos contos de tolkien

    woow

  • hoje qualquer um que tenha assistido um episódio de jornada nas estrelas já se considera nerd. por favor, poupe-nos dos males da mídia.

    goblin105

  • achei legal eu por nao ser nerds estou fazendo um trabalhor sobre nerds muito interesante isso

    nathalia

  • eu amoo nerds e queria quer dizer já fiquei com um eu amo o beijo dele tente vc tbem!!! bjo

    soya gata

  • eu sou muito nerd!,eu sou do tipo gamers, e nunca niguem me xingou, q bom né/ :)

    julyanne

  • anuncio: eu fico com todos os meninos nerds do mundo!

    soya gata

    • da uma passadinha aki em casa... que eu te mostro minha coleção de revistas marvel

      sdants@gmail

  • gostei parabens

    dany estela

  • hihi

    soya gata

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

 

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda