Profissão Modelo: agências

                                   

Entenda um pouco como funcionam as agências e como ser um agenciado

Profissão Modelo: agências
Luana Laube, modelos exclusiva da HDA Models. Foto:Reprodução

Luana Laube, modelos exclusiva da HDA Models. Foto:Reprodução


A boa gestão do relacionamento dos modelos com as agências que o representam é fundamental para o êxito na profissão. A agência é um parceiro no desenvolvimento das atividades. A seleção e o tipo de contrato que se estabelece influenciarão de maneira decisiva no progresso.

COM OU SEM AGÊNCIA DE MODELOS
Existem duas possibilidades para os modelos: ser freelancer ou trabalhar com uma agência que lhe consegue trabalhos.

A opção por trabalhar em conjunto com uma boa agência simplifica tudo. Os responsáveis se encarregam da promoção do modelo diante dos clientes, treinam e aconselham-no e cobram apenas uma comissão sobre os trabalhos que apresentam. A escolha de uma agência deve ser feita com cautela. Nesse mercado não faltam pessoas querendo trapacear e ganhar dinheiro com falsos agenciamentos.

Trabalhar sem agência tem seus desafios e custos. Para isso, o modelo tem que ter um forte espírito empreendedor e ser capaz de vender seus próprios serviços. Todos os custos de promoção ficam por conta do próprio modelo. A vantagem é não ter que dar um percentual de seus rendimentos para alguém.

QUANDO O MODELO COMERCIALIZA SEUS SERVIÇOS
O primeiro passo é identificar clientes potenciais. Depois, deve-se tentar contactar os responsáveis para entregar o portfólio e o composite em CD ou outro meio. O ideal é entregar pessoalmente ou pelo correio. As empresas recebem muita publicidade por correio eletrônico, e possivelmente não darão muita atenção.

AS AGÊNCIAS
Ouve-se muito que as grandes top models têm boas agencias que as apóiam. Muitos candidatos procuram encontrar uma boa agência que os represente. Mas o que é exatamente uma agência de modelos?

As agências são pequenas empresas especializadas em vender os serviços dos modelos que representam. Recebem uma porcentagem dos cachês dos modelos pelos trabalhos realizados. No Brasil, para se conseguir trabalhos frequentes, o modelo deve seguir rumo a São Paulo, caso contrário, as oportunidades de trabalho são bastante reduzidas.

FORMAÇÃO EM UMA AGÊNCIA
As boas agências de modelos preparam pequenas ações de formação gratuitas para os modelos que representam, realizam seus composites por meio das fotografias, montam seus portfólios e recolhem recortes da imprensa. Algumas vezes preparam viagens e acompanham os modelos. Elas promovem a gestão da carreira, para que o modelo se preocupe apenas com o trabalho. Agências como estas são raras, mas vale a pena tentar ser agenciado por uma delas.

O PRIMEIRO CONTATO COM UMA AGÊNCIA
Em algumas agências, o primeiro contado se dá por uma entrevista personalizada. Em outras, é realizada uma entrevista coletiva na qual os modelos são filmados em vídeo e preenchem um formulário.

Algumas aceitam para modelos participantes de concursos que elas próprias organizam. É possível também que existam pessoas responsáveis por recrutar futuros modelos em escolas, faculdades e outros lugares.

Deve-se levar o composite ou o book no primeiro contato com a agência. Normalmente o composite fica para ela, independente de representação do candidato ser aceita. No caso do book, geralmente fica na agência para análise posterior, portanto é necessário se assegurar de que ficou sob responsabilidade de alguém identificado e marcar a data de devolução.

CONTRATO COM AGÊNCIAS
São dois os tipos de contratos entre modelos e agências: os exclusivos e os não exclusivos. Com contrato exclusivo, o modelo pode trabalhar apenas com uma agência, caso contrário, pode ser agenciado por outras também.

Em agências que apóiam seus modelos e se esforçam para encontrar os trabalhos com regularidade, lhes dão formação e treinamento, os contratos exclusivos podem ser vantajosos. Todo e qualquer trabalho realizado pelos modelos terá uma porcentagem de comissão para a agência. Para assinar um contrato como este é necessário tem consciência do prazo e das cláusulas de rescisão.

RECOMENDAÇÕES GERAIS
O primeiro passo é organizar e documentar o processo de contato com as agências, tomando nota de todas as iniciativas, telefones, pessoas com quem falou, entre outras. As chamadas telefônicas devem ser preparadas antes de efetuadas. As reuniões com as agências também devem ser preparadas. O modelo deve expor com transparência sua disponibilidade, motivações, o que gostaria de fazer e o que espera da agência.

ALGUMAS AGÊNCIAS NO BRASIL
Daphne Model
http://www.daphnemodel.com

IMG Models
http://www.imgmodels.com.br/

BRM Model Management
www.brmmodels.com.br

Caíco de Queiroz
http://www.caicodequeiroz.com.br

40 Graus Models
http://www.40grausmodels.com

Dois Tons
http://www.doistons.com.br

Elite Model
http://www.elitemodel.com.br

Ford Models / Ford Kids
www.fordmodels.com.br

HDA Models
http://www.hdamodels.com.br

Lumière Models
http://www.lumieremodels.com.br

Mega Models Agency
http://www.agenciamega.com.br/site/

Mega Models Kids
http://www.megamodels.com.pt/kids.asp

MM (Mônica Monteiro)
http://www.monicamonteiro.com.br/

Totem Modelos e Atores
http://www.totemmodelos.com.br

Tutti Modelli
http://www.tuttimodelli.com.br/

Logo mais, informações sobre a formação dos modelos. Aguardem!

Manuela Casali Cordeiro
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Profissão Modelo: agências e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como ser agenciada , agencia triton é confiavel , agência boneca de pano meninas de 12 anos , daphne vale reclame aqui , ser agenciada , agencia agile é confiavel , http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaint~id~18599~n~profissao modelo agencias.htm , um modelo pode ser agenciado ppr mais de uma agencia , 40 graus models reclame aqui , agencia daphne vale ,

Profissão Modelo: agências

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • a agência triton é uma agência séria e confiável. além de ter muitos trabalhos de figuração e eventos, aceitaram as fotos que eu já tinha. outras agências importantes e boas são: agência top way, milf agency e l´equipe models

    walter

  • as melhores agências para sua idade são: agencia top one, agencia vogue kids, agencia top max, top kids rj. para adultos procure a way, l´equippe.

    nair

  • tenho um sobrinho de 14 anos que o acho muito bonito, e que tem o jeito para garoto propaganda. como faço para apresenta-lo á uma agência?

    sinval neto

  • minha filha tem tres meses e gostaria muito de leva la a auma agencia mas nao sei por onde começar. alguem me da uma dica por favor?

    marta

  • tenho um sobrinho jamelis de 14 anos e é muito gato,gostaria que alguma agencia desse uma olhada nele.

    sinval neto

  • boa tarde, gostaria de saber se vcs já tem algum serviço para mim, pois já madei meu book. obrigado

    douglas

  • olá, como podemos entrar em contato com vocês para sermos inclusos na sua lista? gratos

    studiogroup

  • quero ser uma modelo,qual agencia vcs me indicariam?

    melyssa

  • estou precisando de sua orientação em relação a como proceder, firmar um contrato com uma agência de modelos na minha cidade (recife/pe), minha filha tem 16 anos, e uma das proposta a agência já é : 1º contrato de duração - 5 anos 2º trabalha com visã

    andreia feitosa

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza