Moda Street

As características da moda street e a sua influência na sociedade.

Moda Street
A moda street ou moda de rua como já diz o próprio termo, é o estilo urbano de se vestir. O conceito começou nos anos 70, com o movimento punk, que surgiu no auge da guerra fria. Nesse momento havia muitos contrastes sociais que propiciavam a formação de movimentos de transformação social. Assim, na Inglaterra, jovens marginalizados por essa sociedade começaram a apresentar um jeito agressivo de se vestir, que manifestava rebeldia contra a hipocrisia, os privilégios, a sociedade conformista e as desigualdades sociais. O estilo punk teve grande força podendo ser percebido até os dias de hoje, com as calças rasgadas, os piercings e as tatuagens. Um grupo ícone desse estilo foi o Sex Pistols.

Sex Pistols, ícone do movimento punk na música. Foto:Divulgação

Sex Pistols, ícone do movimento punk na música. Foto:Divulgação

[bloco_link1]



Essa moda de rua é como uma manifestação de segregação em “tribos” e está intimamente ligada aos movimentos jovens associados a algum tipo de música, visto que além dos punks, outras tribos de rua foram surgindo. O movimento hip hop que começou nas comunidades afro-americanas é um exemplo. A cultura street do hip hop abrange basicamente 4 elementos importantes como o rapper, o DJ, o grafite e breakdance. O skate surge na década de 60 transformando-se em mais uma tribo. Assim, uma forma diferente de se vestir demonstrava a qual das 3 tribos se pertencia visto que cada uma delas tinha características particulares aplicadas à vestimenta e eram elas que faziam essa diferenciação. Famosos da música que difundem esses estilos são o Eminem e 50 cent e O Chorão do Charlie Brown Jr.

50 cent e Eminem com estilo hip-hop e Chorão com estilo skatista. Foto:Divulgação

50 cent e Eminem com estilo hip-hop e Chorão com estilo skatista. Foto:Divulgação



Na década passada ainda havia essa segregação com as características próprias de cada estilo. O punk se vestia com roupas rasgadas, o rapper por sua vez com roupas caindo de tão largas, os roqueiros com suas calças justas. Atualmente não há toda essa separação e o principal motivo é a internet. Com a velocidade das informações, as novidades chegam e são absorvidas instantaneamente e inseridas no estilo de se vestir. Hoje, no mesmo momento em que um estilo é criado ele pode estar disponível para o mundo todo e isso permite muita liberdade na produção de moda.

Atualmente as pessoas que aderem à moda street não querem somente se diferenciar como skatistas, punks, grafiteiros ou DJ’s, além disso, hoje o que se busca é a mistura de estilos e tribos, e por meio dessa mistura, criar um estilo próprio. Atualmente não existe mais um padrão de streetwear visto que as pessoas gostam de diversos estilos musicais e incorporam acessórios às roupas da sua maneira, personalizando-as. A diversidade e a globalização acabaram aproximando as antigas tribos e hoje se usa essas características misturadas umas as outras no objetivo de criar algo diferente e particular, e como sempre, buscando se diferenciar na multidão.

O maior exemplo desse movimento é a moda street japonesa, que apresenta uma infinidade de misturas. O vídeo abaixo é uma seleção de fotos tiradas nas ruas do país.




Essa moda é muito dinâmica e se redefine constantemente, por esse motivo os modismos surgem com a mesma rapidez com que desaparecem. A moda pode começar nas ruas e inspirar estilistas que dão uma nova visão e levam o estilo a um número maior de pessoas tornando-o popular. Isso ocorre com o novo streetwear que agrega peças de alfaiataria ao look, dando “ar” mais formal com sapatos e calças sociais. O objetivo dessa moda, apesar de todos os anos passados, continua o mesmo; transmitir por meio da roupa uma mensagem de inovação e diferenciação.



Débora Russi Frasquete
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Moda Street e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: estilo street , moda street , estilo street feminino , moda feminina punk fotos , street estilo , estilo de roupa street , moda street feminina , o que é moda street , como os grafiteiros se vestem , como se vestir no estilo street ,

0 comentários para "Moda Street"

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades