Profissão Modelo: como fazer o book

Entenda as funções dos books e quais os procedimentos para realizar o trabalho

Profissão Modelo: como fazer o book
Book de modelo (1). Foto:Lola

Book de modelo (1). Foto:Lola


O book é o conjunto de fotografias que representa o mais significativo do modelo. É por meio desse recurso que os clientes, fotógrafos e agências fazem a avaliação inicial do profissional. Este book começa com um conjunto de fotos realizadas para esse efeito e evolui ao longo da carreira do modelo.

A NECESSIDADE DE FOTOGRAFIAS
Tanto trabalhando com agências, quanto como freelancer, as fotografias são fundamentais para o composite, para o portfólio e para exibir online. Elas têm a função de mostrar ao cliente o que o modelo é capaz de fazer, qual seu estilo e visual.

Antes que a agência proponha os serviços do modelo ao cliente, o candidato que pretende ser agenciado deve saber “se vender” à agência, convencendo os responsáveis por ela a investir tempo e dinheiro para representá-lo. Nesse caso, é essencial um conjunto de fotografias que o favoreçam. É importante buscar fotografias profissionais; o book é um investimento em si próprio.

Book de modelo (2). Foto:Décio Figueiredo

Book de modelo (2). Foto:Décio Figueiredo


POR QUE MONTAR O BOOK?
A principal razão para se ter um book é que este constitui a prova da existência de uma motivação para levar a atividade a sério. Se as fotografias forem realmente profissionais e de qualidade, será também uma demonstração de capacidade e profissionalismo. Todos estes elementos são essenciais para dar credibilidade ao modelo diante de agências e clientes.

Posteriormente, a agência, os fotógrafos e os clientes desejarão saber qual é o aspecto e qual visual é possível obter se o modelo for utilizado em determinada campanha. O modelo ideal para um projeto pode ser completamente inadequado para outro. Por esse motivo, o book é indispensável.

Book de modelo (3). Foto:Reprodução

Book de modelo (3). Foto:Reprodução


A ESCOLHA DO FOTÓGRAFO
O objetivo é maximizar o impacto das fotografias, portanto elas devem ser realizadas por um fotógrafo profissional especializado. A qualidade do serviço depende dos conhecimentos do fotógrafo e da motivação, tanto dele quanto do modelo, em realizar um bom trabalho.

Para fazer uma avaliação acerca da qualidade do trabalho do fotógrafo, é necessário analisar o portfólio do mesmo. O ideal é que seja na área da moda, retrato publicitário, retrato profissional ou de books de modelos.

O preço de um book reflete o tempo gasto com o trabalho, o material e o equipamento utilizados, os deslocamentos, o número de fotografias, entre outros fatores. Diferentes fotógrafos cobrarão diferentes valores para trabalhos semelhantes.

Ao pedir o orçamento, é possível verificar que o preço do book fica mais elevado do que se espera. Neste caso, antes de continuar, é necessário analisar se o preço é justo ou especulativo em relação ao trabalho a ser realizado. Um preço justo, mesmo que elevado, sempre será um investimento de importância considerável. Mais importante que o preço em si é o tipo do trabalho.

Book de modelo: Daniel San Martin. Foto:Marco Figueroa

Book de modelo: Daniel San Martin. Foto:Marco Figueroa


A PREPARAÇÃO DO BOOK
Depois de decidir a realização do book, deve-se prosseguir, tendo em vista dar o melhor de si e deixar o fotógrafo fazer um trabalho de qualidade. Em uma reunião deverão ser agendadas as sessões, decididos os locais onde elas ocorrerão e escolhidas as roupas e acessórios. Deverá ser assinado um contrato descrevendo os termos de prestação de serviço e seus preços. O maquiador pode ser escolhido pelo próprio modelo, mas o fotógrafo pode sugerir algum com o qual já está acostumado a trabalhar. A escolha das fotografias também acontecerá em reuniões agendadas após as sessões fotográficas.

Na primeira sessão, é bem possível que o modelo não se sinta ainda muito à vontade. No decorrer das sessões, seu desempenho pode melhorar consideravelmente, isso se seguir as indicações do fotógrafo. Ao longo do tempo o fotógrafo também melhora sua percepção quanto aos pontos fortes e fracos do modelo, descobrindo quais são os métodos que funcionam e quais não.

Em breve traremos mais informações e dicas sobre as agências e a formação do modelo. Aguardem!

Manuela Casali Cordeiro
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Profissão Modelo: como fazer o book e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: como fazer um book de modelo , como fazer um book de moda , como faz um book de modelo , como fazer um book de fotos masculino , como fazer um book modelo , como fazer um book para modelo , como fazer um book para modelo? , como fazer um book para ser modelo , como fazer um book para ser modelo? , como fazer um book pra modelo ,

Profissão Modelo: como fazer o book

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • olá,meu nome é naely kelly tenho 11,anos 1,50 de altura 37kg gosto de cantar tenho website meu facebook é naely kelly paulino dos santos ou por email:naelykely@gmail.com eu amo moda e quero ser atriz e modelo quero fazer comercial no estrela foto estúdio sou para parda cabelo cacheado gosto de mudar o visual moro no rj meu telefone é:993714691 bjos

    naely kelly paulino dos santos

  • oi tenho um marido que é um preto lindo e queria muito que ele fosse modelo,é o meu sonho porque ele é lindissímo; espero resposta ajude a gente por favor obrigada

    luana da silva

  • o meu sonho e ser modelo acho que eu nasce para isso amo tudo que incluir moda e gostaria de ser chama um dia para fazer fotografia para moda

    vanessa

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades