Desenvolvimento de coleções

O ciclo de desenvolvimento existente nos bastidores da produção de uma coleção 2 comentários

Desenvolvimento de coleções

Por: Camila Cemin Rolon
Portais da Moda - Profissões de Moda

Moda Shopping Atacado

Você já parou para pensar em como aquela roupa da vitrine, que leva um segundo para julgar feia ou bonita, pode ter sido elaborada cuidadosamente e ter passado por inúmeros processos antes de estar sendo exibida e comercializada nas lojas? A maioria das pessoas desconhece o processo engenhoso que ocorre dentro das empresas para a confecção de uma coleção, atribuindo ao estilista a simples tarefa de desenhar os modelos.

Vitrine. Foto:Divulgação

Vitrine. Foto:Divulgação



Entretanto, entre as várias funções que um designer de moda possui dentro de uma empresa, a que pode ser considerada como fundamental para garantir distinção e destaque para a marca é o processo de planejamento e desenvolvimento de coleções. Aliado a esse processo o designer busca criar um estilo que seja reconhecido e associado à marca; a identidade de marca.

Esse trabalho tem início, pelo menos, oito meses antes de vermos o produto final exibido nas vitrines e apresenta técnicas e metodologias a serem seguidas.

A primeira fase do processo de planejamento e desenvolvimento acontece fora da empresa. Com dois anos de antecedência, em encontros promovidos por escritórios especializados em pesquisa de comportamento e por bureaux, são definidas as primeiras apostas de cores e tecidos para tendências futuras. A partir de informações geradas nesses encontros, empresas têxteis incorporam essas tendências na elaboração de seus tecidos.

As apresentações das amostras de tecidos e cartela de cores para o segmento do vestuário acontecem com, pelo menos, seis meses de antecedência ao lançamento das coleções. Com isso, as equipes de desenvolvimento de coleção podem identificar as tendências que irão direcionar suas pesquisas temáticas e compor a coleção.

Cartela de tecidos. Foto:Divulgação
Cartela de tecidos. Foto:Divulgação
Cartela de cores. Foto:Divulgação
Cartela de cores. Foto:Divulgação


Para definir o tema da coleção é fundamental a identificação do público-alvo. O sucesso de um projeto está, em grande parte, relacionado à definição do tema, que, por sua vez, deve levar em conta preferências, anseios e comportamentos do consumidor.

A escolha do tema envolve um processo de pesquisa, a qual pode começar na Internet. No entanto, cada criador apresenta metodologia e sistema próprio de pesquisa. A temática pode surgir de inúmeras fontes, por isso é importante que o designer se mantenha atento a desenvolvimentos de produção cultural, artística, contextos históricos e novas formas de comportamento da sociedade.

Com o tema definido, a etapa seguinte é a produção do briefing de coleção (prancha temática). Este briefing funciona como um instrumento usado para comunicar visualmente as inspirações adotadas durante o desenvolvimento da coleção para toda a empresa. A partir disso, o estilista possui conteúdo suficiente para dar início ao processo de desenvolvimento da coleção em si; produzindo, primeiramente, os esboços e, posteriormente, os desenhos fashions e técnicos das peças constituintes da coleção.

Tema de coleção e desenhos de moda. Foto:Divulgação

Tema de coleção e desenhos de moda. Foto:Divulgação



A proposta de coleção juntamente com cartela de cores e de materiais é, então, apresentada para os setores administrativos, de vendas e diretores durante a reunião de definição. A finalidade dessa reunião é analisar o projeto, aprovar ou não as peças antes que elas sigam para a etapa seguinte.

As peças aprovadas, e já com suas respectivas fichas técnicas prontas, seguem para a construção de suas modelagens. Em seguida, com base nas indicações dos tecidos, são cortadas as partes componentes da peça e selecionados os aviamentos necessários para sua construção, que será feita por uma costureira que é capaz de costurar uma peça inteira: a pilotista. Com as peças pilotos costuradas, àquelas que sofrerão processos de beneficiamento seguem para setores específicos como estamparia, lavanderia, bordado, entre outros.

Manequim . Foto:Divulgação

Manequim . Foto:Divulgação



A construção de peças piloto corresponde à confecção de uma peça de cada modelo, para que com ela sejam feitas verificações e ajustes necessários durante a prova. Com isso, no processo de produção total, são evitadas e diminuídas as possibilidades de ocorrerem problemas, como por exemplo, de caimento.

Tendo em mãos as peças piloto aprovadas, o designer de moda liberará a confecção do mostruário, o qual será encaminhado para a equipe de vendas ou representantes, permitindo assim que os clientes e lojistas tenham conhecimento da coleção proposta pela empresa e possam começar a realizar seus pedidos.

Assim, se encerra o processo de planejamento e desenvolvimento de coleções por pouco tempo, pois logo esse ciclo recomeça dentro das empresas para o desenvolvimento da coleção da próxima estação. E dentro de um curto espaço de tempo desde essa última etapa, nós, consumidores finais, vemos as peças exibidas em vitrines e catálogos de lançamento.

Camila Cemin Rolon
Redação




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2 comentários para "desenvolvimento de coleções"

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  • preciso de auxílio para construção de uma coleção, baseada em telas de uma amiga artista plástica. ainda sem tema, mas o ponto de partida são suas obras em naif para a produção da coleção. consigo uma orientação na web?

    janine oliveira

  • É um longo caminho, mas quando chegamos no final da coleção e vimos o resultado é muito prazeroso!

    lilian schmidt

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