Doenças das Unhas

Afecções mais comuns que afetam as unhas 232 comentários

Doenças das Unhas

Por: Manuela Casali Cordeiro
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Moda Shopping Atacado

. Foto:Getty Images

. Foto:Getty Images


Cerca de 10% das afecções da pele acontecem nas unhas. Devido a localização tão expostas, as unhas sofrem repetidos traumas. Os menores se curam sozinhos, com o tempo. Já os mais graves necessitam de tratamentos profissionais.

Conheça a seguir as doenças mais comuns que acometem as unhas.

Veja Também:
Como tratar unhas fracas
Como ter unhas fortes e bonitas sem sacrifício

Manchas Brancas


São muito comuns e surgem em decorrência de traumas repetidos na matriz da unha, onde é produzida. É possível observar que eles surgem durante o crescimento das unhas e vão saindo. Não é necessário nenhum cuidado especial, além de evitar possíveis traumas.

Manchas de Sangue


Também são bastante comuns e aparecem devido a pequenos traumas que rompem finos vasos de sangue localizados embaixo das unhas. Dessa forma, surgem pequenos pontos de hemorragia, que logo desaparecem. Algumas drogas, como a aspirina, também podem causar essas manchas, mas a maioria é provocada pelos traumas.

Unha Encravada


Aparece comumente no dedão do pé e sua principal causa é a manutenção incorreta das unhas dos pés, aliada a sapatos apertados. Desse modo, o canto da unha se curva para baixo, crescendo para dentro da pele. Algumas vezes provoca dor e infecção. Com isso, pode ser que o caso evolua para um granuloma piogênico, mais conhecido como “carne esponjosa”, que é uma proliferação dos vasos sanguíneos, formando uma lesão tumoral secundária.

Evite encravar as unhas. Foto:

Evite encravar as unhas. Foto:



Infecção Bacteriana


Os cuidados inadequados com as unhas podem gerar infecções ao seu redor, causando vermelhidão, inchaço e dor ao toque. O contato freqüente com água e produtos químicos também podem causar essas infecções.

Infecção por Fungos


Praticamente metade das doenças das unhas é causada por fungos. São mais comuns nos pés, já que os calçados aquecem demais a região. Geralmente as infecções acontecem embaixo da unha, mas também aparecem na parte de cima e na raiz. As unhas perdem o brilho, se tornam mais espessar e acabam se soltando. Elas também podem descamar e mudar de coloração.

Tumores e Verrugas


Podem surgir em qualquer local da unha, deformando a placa ungueal. Os tumores podem ser benignos ou malignos, nesse último caso, configurando um câncer. Os benignos mais comuns são causados por vírus, e formam uma verruga ungueal. São aplicados produtos químicos específicos que penetram a dobra ungueal e a parte sob a unha. Algumas vezes podem ser necessários processos cirúrgicos.

Psoríase


É uma doença de pele crônica, que pode atingir as articulações e as unhas. Caracteriza-se pela vermelhidão e descamação da pele. Nas unhas, aparecem pequenas depressões, rugosidade, descoloração e descolamento. Surge principalmente nas mãos, e pode ainda causar vermelhidão e descamação das dobras ungueais.

Veja Ainda:
Agumas dicas para cuidar das unhas

Para manter as unhas sempre saudáveis, é necessário ter o hábito dos cuidados periódicos, sempre deixando-as limpas e secas, para evitar o crescimento de microrganismos indesejados. Quando houver a percepção de alterações na coloração, textura e espessura das unhas, deve-se procurar um profissional de confiança que irá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado.

Manuela Casali Cordeiro
Redação




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Doenças das Unhas e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: doenças de unhas , doenças das unhas , doenças nas unhas , doenças da unha , doenças de unha , doenças de unhas com fotos , unhas doenças , doenças na unha , doença das unhas , doenças da unhas , leia também:

232 comentários para "doenças das unhas"

Carregando formul�rio
  • boa noite tenho uma unhas com micose,a do dedão do pé sofreu um trauma que saiu muito sangue e a unha ficou pendurada, fui ao ps são luis - tatuape em 03/10/2012, o medico cortou a parte que estava pendurada e deixou apenas uma um pedaço no final da unha, fez um curativo e ainda após 5 dias inflamou saiu muito pus, o medico receitou antibiotico por 10 dias, ai melhorou a unha cresceu feia do mesmo jeito, só não sei se cresceu em cima do pedaço que sobrou, agora após 1 ano e 5 mes; começou a doer só encostar em cima dela e ai começou a sair pus ao espremer, o que devo fazer, aguardo uma resposta, desde já agradeço.

    carlos

  • quanto as manchas escuras e ocas com uma massa por baixo, tb já passei por isso. visitei um dermatologista e este me disse que é uma micose, talvez pelo uso excessivo de calçados fechados ou piscina, receitou-me fluconazol 150 mg, medicamento esse para ser manipulado e usar por 4 meses, porém 1 comprimido por semana. fiz tal procedimento e curou, só que a cor da unha clareou pouco. consultando uma podóloga, esta me informou que essa mancha escura é devido ao uso de sapatos apertados que maltratam nossas unhas, a partir daí comecei a usar calçados mais largos e tem clareado bastante. espero ter ajudado.

    marly alves dos santos

  • - ola , bem meu dedo (o indicador) da mao doia mt e ficou vermelho so no canto da unha e doia , e passaei gelo e melhourou mt demais e venho colocando gelo e cuidando e agr nao ta doendo mt so quando aperto onde tava inchado doi so um pouco , so que saia pús , e em vez em quando sai so que bem puoquinho e agr tá descascando so no quanto pf de deim a resposta nao sei o que fazer tem vezes que penso que minha unha vai cair so peço a deus que isso nunca veia a acontecer bem er isso espero que me ajudeim deus abençoe vcs e cure o meu dedo e o de vcs fiquem com deus !1 boa sorte gente!!

    samilly

  • minhas unhas dos pés (dedoes) apresenta-se ocas e escuras, cria uma especie de esgunda unha por baixo, se tornando bem grossas e duras, nao consigo usar sapatos, nem mesmo tenis, doem muito, parece até que vao cair, mas nao caem, só ficam escuras e doloridas, sou cabeleireira, imaginem o constrangimento, tendo que esconder minhas unhas com esmaltes vermelhos, por toda a vida pra cobrir esse problema, nao aguento mais, ja fui em podogolagos, tomei remedios, apliquei varias pomadas, (todos tramaneto caros), nao sei mais o que fazer, se alguem puder me ajudar, agradeço...

    vani

  • há alguns dias cortei a unha do dedo indicador, ficou muito curta que chegou a sangrar, depois de alguns dias com pomada nebacetim melhorou e a unha estava grande novamente, aparei, mas, não deixei tão curta, logo apareceu uma pequena fissura como se fosse um espinho embaixo da unha, muito dolorido, tratei com nebacetim fechou, porém do lado apareceu outra fissura destas e assim está cura uma, abre outra... a unha cresce mas mesmo assim aparece o machucado e doi muito chega ao ponto de não poder encostar no local! o que fazer?

    josÉ luiz

  • tudo começo quando o cachorro da minha time morde no dedo do meio da mao bem na unha isso faz uns 4 anos dai fui no medico e tudo o cachorro arrancou com amordida um pedaço da minha unha dai cheguei la fiz curativo e depois de um tempo a unha cresceu de novo mais só no cantinho amarelada dai passou mais uns anos e me senti encomodado com aquele amrelao dai cortei a parte amarela só q agora amarelou toda unha e ficou oca e cortei de novo dai ta muito feio sem unha aguem pode me ajudar nao sei o q faço

    daniel

  • há anos atrás meu dedo médio da mão direita bem no cantinho da unha começou a doer, arde demais por um segundo e passa voltando depois de uns 30 a 40 segundos, o tempo passou e não senti mais nada porem agora voltei a sentir dor, fui a uma dermo e a mesma disse q minha unha tava normal, me passou um anti-inflamatório e uma pomada e se dentro de 5 dias não melhorar pediu pra eu procurar um ortopedista, o que pode ser? arde muito o cantinho da unha......

    sandra

  • olá oessoal! já faz 7 meses q uma criança de 4 anos me mordeu quando a gente estava brincando. e de alguns meses na minha unha surgiu uma coisa estranha.ela começou a ficar preta ao redor do dedo como se fosse uma espécie de mofo.ela não dói,mas é redícula,eu achei até q fosse cair,pois ficou diferente do natural dela.já coloquei várias pomadas,não teve jeito, e agora po final passou para outra na mesma mão.me ajude, pois já não sei mais o q fazer.

    maria

  • olá, as unhas do dedinho e do dedo anular do meu pé direito começaram a ficar com manchas escuras no canto(por dentro da unha) e em seguida as mesmas duas do pé esquerdo(que não estão tão escuras), uma médica me falou que poderia não ser uma micose e sim uma pigmentação e não fez mais nada a respeito.eu gostaria muito de saber o que é isso (se alguém aqui souber ficarei grata), beijos aguardo uma resposta :-)

    alÍcia

  • oi , já pela segunda vez que sinto o meu dedo da mãe (o indicador) latejando de dor mes passado ele doía muito ai derrepente começou a sair pús por de baixo da unha bem no canto...esse mes começou de novo , doí muito a noite eu sinto como se tivesse um coração batendo na ponta do meu dedo. não bati a mão em lugar nenhum o dedo não esta roxo só um pouco inchado e dendo muito...desde de já agradeço...

    margareth

  • minhas unhas dos pés são orrorosas principalmente as do dedão são marron e ocas cria uma massa de baixo esbranquiçadas eu tiro uma quantidade boa e as unhas são duras para cortar tem que deixar de molho com sabão o que posso fazer para acabar com o poblema já fui no podologo tratei melhorou mas não sarou, não estou men fazendo as unhas para ver se melhora mas não vejo melhora nenhuma me ajudem.

    maria cecilia

  • ola;há alguns anos tento tratar uma micose nas unhas dos pés mas nunca tive nenhum resultado,o que fasso para tratar o problema minhas unhas do pé tem uma micosemuito feia que morro de vergonha elas saõ grossas escuras viram pra dentro dos lados tem uma massa por baixo da uma cuticula dura que doi demas,tenho vergonha de usar sandalhas por favor me ajudem a ter minhas unhas normal de volta.

    jaqueline paulino da paz

    • essa micose é muito simples de ser tratada, basta vc manipular fluconazol 150 mg e tomar 1 comprimido por semana durante 4 meses, cura mesmo, pois é uma bactéria que fica no intestino, então não adianta vc usar medicamentos diretamente na unha, tem que eliminar ingerindo o medicamento para matar a tal bactéria. fiz o uso desse medicamento e minhas unhas ficaram ótimas. boa sorte

      marly alves dos santos

    • receita para unhas amareladas/escuras, que ficam porosas: 1 vidro agua oxigenada cremosa 20 vol.; 1 vidro glicerina e 16 comprimidos de melhoral bater tudo no liquidificador após o banho, colocar essa mistura na unha. a unha volta ao normal.

      marilene satiko

  • olá, boa tarde deixo uma dica para quem for tratar qualquer doencas das unhas ou dos pés faça uma avaliação dos calçados, em relação a dinâmica e funcionamento do caçaldo com os seus pés, pois os calçados causam vários machucados nos pés, só que todos culpam os pés é não os sapatos desconfortáveis fique de olho nós calçados o vilão das doencas dos pés.

    joao de campos do amaral

  • tenho rachaduras nos cantos das unha das mãos, na pele não nas unhas, as unhas são perfeitas e de cor rosada, quando sara um dedo aparece nos outros dedos, fiz o tratamento a 7 anos atras e deu certo sarou, agora voltou fiz de novo o tratamento com fluconazol e não estou conseguindo nada de bom continua a mesma coisa, já está fazendo 4 meses.

    osmir oliveira

  • o dedo médio da minha mão tem a unha partida e doi muito e as vezes ele fica muito quente,tenho medo de ser câcer pois vir no programa bem estar que quem tem esse problema teria que procurar o médico porque pode ser um inicio de cancer,fiquei om medo e até hoje não procurei um especialista. más tem noite que doi muito o que devo fazer?

    ivonete silva

exibir mais comentários

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda