Pesquisar:

Customização de Tênis

A nova mania entre os joven agora é personalizar seus pares de tênis 9 comentários

Customização de Tênis

Por: Manuela Casali Cordeiro
Portais da Moda - Comportamento

Moda Shopping Atacado

Os jovens buscam cada vez mais exclusividade da hora de compor um estilo. Vestindo-se de maneira peculiar e pessoal, eles querem evidenciar sua identidade, por meio de um visual único e carregado de personalidade. Uma das alternativas encontradas por eles foi a customização. Tal palavra é recente na língua portuguesa; nasceu de uma adaptação da expressão inglesa custom made, que significa “feito sob medida”. Acredita-se que o conceito de customização nasceu com os hippies, no desenvolvimento de técnicas de tingimento, trabalhos com retalhos de tecido e personalização de peças como o jeans.

Projeto Vans Costum Shoes, tênis customizado por Amaury Filho . Foto:Luiz Costa

Projeto Vans Costum Shoes, tênis customizado por Amaury Filho . Foto:Luiz Costa



Customizar é reciclar, transformar o que é básico em uma peça exclusiva e única, que carrega personalidade. Pode agregar os mais diferentes tipos de técnicas e materiais, com o objetivo de gerar algo novo, obtendo um resultado estético harmonioso. É uma maneira de exercer a imaginação e a criatividade. A customização já caiu no gosto dos jovens há algum tempo e agora a grande novidade é a personalização dos pares de tênis.

Tênis customizado pela publicitária Ana Shio. Foto:Reprodução

Tênis customizado pela publicitária Ana Shio. Foto:Reprodução



Criação da artista plástica Andréa Santos. Foto:Reprodução

Criação da artista plástica Andréa Santos. Foto:Reprodução



Os jovens adquirem tênis básicos e crus, criam desenhos e pintam seus tênis com o objetivo de transformá-los em um artigo com estilo, com o qual eles possam ser reconhecidos ou simplesmente se diferenciar na multidão, de uma forma bem pessoal. A mania surgiu dessa necessidade de criar uma maneira própria de produzir o visual, mas já existem designers e artistas que começaram a comercializar suas criações, devido ao sucesso de seus tênis exclusivos. Muitos começaram customizando para si e para os amigos e terminaram vendendo os calçados, já que os pedidos eram muitos.

Tênis Vans, customizado pelo designer Beto Janz, no projeto Costum Shoes. Foto:Reprodução

Tênis Vans, customizado pelo designer Beto Janz, no projeto Costum Shoes. Foto:Reprodução



Tênis customizado por Leandro Nascimbene, à venda no seu Flickr. Foto:Reprodução

Tênis customizado por Leandro Nascimbene, à venda no seu Flickr. Foto:Reprodução



A maior parte do comércio desses tênis é feita de maneira informal, pela Internet ou pelo tradicional “boca a boca”. No entanto, algumas empresas, vendo o sucesso da customização, aproveitaram para desenvolver projetos que estão relacionados ao assunto. É o que acontece com a Vans, por exemplo, por meio do Custom Shoes. O projeto consiste na customização de sete pares de tênis por profissionais ligados à área de design. O idealizador do projeto, Bruno Regalo, afirma que é uma iniciativa que une cultura e arte com aspectos de responsabilidade social, já que os calçados são vendidos em leilões beneficentes. Para ele, existe uma clara diferença entre os tênis customizados e os de edição limitada. Os primeiros são feitos com a intenção de serem peças exclusivas, de maneira única. Já as edições limitadas são produtos produzidos industrialmente, geralmente criados por um artista ou com o objetivo de homenagear alguma personalidade. No entanto, nada impede que uma peça customizada possa se tornar um produto de edição limitada, como acontece com tênis de grandes marcas pelo mundo a fora.

Customização feita por Prila Paiva. Foto:Reprodução

Customização feita por Prila Paiva. Foto:Reprodução



Muitas pessoas têm certo receio de customizar o próprio tênis, por medo de errar no desenho e acabar estragando o calçado. Por esse motivo, algumas apelam para os artistas plásticos e designers, que algumas vezes, criam ao gosto do freguês. Outros preferem, eles mesmos, produzir suas idéias. Alguns sites e blogs divulgam tutorias para a customização dos tênis, para quem quiser fazer em casa. Sejam eles comprados ou feitos pelo próprio usuário, os tênis customizados são a nova mania entre os jovens que anseiam por originalidade e individualidade na hora de se vestir.

Confira, a seguir, um vídeo ensinando a customizar seu próprio tênis:



Aprenda como customizar seu tênis, passo-a-passo
http://www.cruzeiroagora.com.br/pt/ENTRETENIMENTO/Jovem/3508.html

http://www.sneakerfreaker.com/feature/sneaker-customizing/1/

Compre tênis customizados
http://www.flickr.com/photos/artbydreas/

http://www.flickr.com/photos/jdubs176

Projeto Vans Custom Shoes
http://www.vansbrasil.com.br/vansbrasil/customshoes/

Manuela Casali Cordeiro
Redação

9 comentários para " [Palavra Removida] stomização de tênis"

Carregando formul�rio
  • achei super legal os tenis, é bem o meu estilo,estou fazendo um trabalho da escola. = fazer uma fabrica, eu e uns amigos meus escolhemos tênis. aqui eu achei uns modelos bem legais para desenhar.... eu adorei o trabalho deles :) .. =0..;)

    igoravila

  • ola gostaria de saber que tinta e onde encontro para pintar essa parte emborrachada do tenis, queria cor preta e branca, principalmente branca porque com o tempo essa parte do tenis vai ficando meio amarelada… aguardo retorno obrigada

    denise

  • olá! boa tarde! também gostaria de saber quais materias que são usados p/ fazer a customização. desde ja muito obrigado. amei o site!! mande por email por favor as dicas!

    marcela

  • queria uma loja q vendesse tênis da nike customizado (aquele q vc customiza no site americano).

    pericles

  • boa tarde, gostaria de saber se vcs ainda fazem tênis customizados??? janete

    janete faria

  • quero customizar tenis para meus 2 filhos. como posso fazer encomenda?

    adriana mota

  • vc faria um tenis do the walking dead ou de zumbis

    icaro

  • ensina como fazer um da lady gaga ?

    tino littlemonster

  • legal todos ficaram lindos

    rafaelacristina

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."