Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo

A produçao de Lingerie em Nova Friburgo e região

Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo
Cartaz de divulgaçao da Fevest, maior feira de moda íntima da América Latina.. Foto:Divulgação

Cartaz de divulgaçao da Fevest, maior feira de moda íntima da América Latina.. Foto:Divulgação


No fim dos anos 60, uma tradicional indústria de tecelagem da cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, foi comprada por uma multinacional, que começou a produzir lingerie. Já no final da década de 70, com a crise econômica, houve a diminuição drástica dos postos de trabalho, levando as costureiras desempregadas a trabalharem em suas próprias casas, produzindo lingerie. Começaram, assim, novos empreendimentos da moda íntima, responsáveis pelo dinamismo do crescimento da indústria do segmento na região.

Foi no ano de 1997 que começou a ser criado o Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região. A FIRJAN e o SEBRAE patrocinaram os estudos realizados pela FGV sobre os APLs das cidades do Rio de Janeiro, para alavancar seu desenvolvimento.Devido ao grande potencial percebido na cidade serrana na produção de moda íntima, a FIRJAN decidiu dedicar-se com mais empenho a Nova Friburgo. Surgiu, então, o Distrito Industrial do Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região, baseado nos métodos dos distritos industriais italianos. Esse projeto envolveu as empresas de confecção direcionadas ao mercado de moda íntima, com a parceria de entidades que deram um importante auxílio no processo, como SEBRAE, FIRJAN, SindVest, IPRJ/UERJ e SENAI.

Atualmente chamado de Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região, o projeto tem como finalidade capacitar os confeccionistas para ganharem competitividade nacional e internacional. Além de empresas friburguenses, o pólo engloba as dos municípios de Bom Jardim, Cordeiro, Canta Galo, Duas Barras e Macuco. Abrange aproximadamente 900 confecções da região, produzindo artigos voltados para linhas de lingerie sensual, para dia, noite, moda praia e fitness. O setor é o que mais emprega na região; são cerca de 20 mil pessoas trabalhando, direta e indiretamente. O faturamento gira em torno de R$ 600 milhões por ano.

Não é à toa que a cidade de Nova Friburgo abriga a Fevest. É a feira mais bem sucedida no setor de moda praia, lingerie, fitness e matéria-prima da América Latina, que acontece todos os anos, com mais de 190 estandes de expositores. Oferece a oportunidade para empresários do ramo da moda íntima de todo o país divulgarem seus produtos, além de uma programação que inclui desfiles diários e o Espaço Tendências Senai Moda, onde são disponibilizadas informações sobre as tendências de cada estação.

Fevest 2008. Foto:Divulgação

Fevest 2008. Foto:Divulgação

[bloco_link1]


Fórum de Tendências na Fevest 2008. Foto:Divulgação

Fórum de Tendências na Fevest 2008. Foto:Divulgação



O pólo de Nova Friburgo é responsável por uma fatia de aproximadamente 25% na produção nacional em alguns segmentos. São produzidas cerca de 114 milhões de peças por ano, das quais 91,5% são de lingerie. São 14% das empresas do pólo que trabalham com a exportação, principalmente para os Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai.


Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região. Foto:Divulgação

Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região. Foto:Divulgação


O Arranjo Produtivo Local é administrado pelo Conselho de Moda, formado por uma parceria entre várias empresas. Pertencem a ele órgãos empresariais, como FIRJAN e SindVest, instituições de capacitação, como SEBRAE, SENAI e UERJ, fomento, como CODIN e SEBRAE, crédito, como Banco do Brasil, BNDES e Invest-Rio e órgãos governamentais, como MDIC, SEDE e as prefeituras dos municípios envolvidos. Conta ainda com comitês técnicos formados por empresários, para o desenvolvimento de ações que beneficiem o pólo, como é o caso dos comitês de Projetos Especiais, Apoio Gerencial, Crédito e Incentivos Fiscais, Comércio Exterior e Meio Ambiente e Responsabilidade Ambiental. O Conselho foi criado com o objetivo de discutir questões estratégicas, unificando a linha de atuação entre os parceiros. Compõe-se de ações de curto, médio e longo prazo, pautando-se pela adequação à demanda das empresas. Entre os planos estratégicos, pode-se citar o aumento da participação de empresários no pólo, ampliação dos mercados, aumento da produtividade das empresas, elevação da qualidade e aprimoramento do design dos produtos, implementação do Centro de Serviços do pólo, desenvolvimento do acesso ao crédito e incentivos fiscais, aumento do grau de formalização das empresas, diminuição do impacto ambiental e promoção de ações de responsabilidade social e profissionalização da gestão do APL. Os investimentos são racionalizados e as ações são integradas, evitando duplicidade de iniciativas. A unidade de ação resulta no sucesso do APL e na força do desenvolvimento industrial da região. O pólo pretende ser, até 2010, líder no mercado interno, tornando-se referência no lançamento de moda íntima no país.

Confira mais informações sobre o Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região
http://www.intimafriburgo.com.br

Conheça a Fevest
http://www.fevest.com

Manuela Casali Cordeiro
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: feirinha de nova friburgo , moda íntima friburgo , como chegar em friburgo polo roupa íntima , feira de friburgo , friburgo rio de janeiro roupas intimas , moda intima de friburgo , moda intima nova friburgo , polo moda intima nova friburgo , roupa íntima atacado nova friburgo , atacados em roupas em friburgo ,

16 comentários para "Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo"

Comentários

  • tenho interesse em conhecer suas lingeries, pois sou distribuidor de roupas intimas e procuro novos fornecedores . gostaria de receber uma tabela de preços e catalago com os modelos, pode ser por e-mail: lindomar.s@hotmail.com. aguardo sua resposta.

    LINDOMAR

  • olá...gostaria de obter contatos por e-mail de fabricantes de roupas intimas .. biquinis...saída de praia..etc favor mandar tabela de preço para compra a atacado ..ok ! fatima .r.rodrigues@!hotmail favor procuro qualidade e bom preço!

    FATIMA RODRIGUES

  • bom dia!! sou distribuidor a 10 anos e quero ser solidário com todos do pólo, reconheço a grave fase em que estão passando. mas gostaria de saber se já estão atuando se não quando será o retorno. nossas condolências!!

    WILSON NUNES

  • olá boa tarde, trabalho com revenda de lingerie, e gostaria que alguém que fabrica lingeries com preços bom, entrasse em contato comigo, sou de são paulo, grato no aguardo.

    CLEMILDA

  • oi ,gostaria de saber sobre a empresa em si. e a qualidade de serviços que vocês prestam se for possível teria como vocês mandarem por email para mim...obrigada

    JULIANA

  • sou representante comercial no nordeste gostaria de receber catalogos para venda se for de seu interesse,certo de contar com sua atençao, marcus - lindaflor....

    MARCUS VINICIUS

  • sou revendedora e gostaria de informaçoes sobre tabela de preços de lingerie e informações sobre enderço de lojas pois pretendo ir ai e não conheço a cidade.

    ERICA

  • bom dia!gostaria de adquirir um catalogo com preço,pois quero começar um negócio e vender a preço de atacado como faço? aguardo respostas.edilene

    EDILENE OLIVEIRA SOUZA

  • gostaria receber catálogos de moda íntima, com modelos e preços, de nova friburgo. estou aposentada e tenho pretensões de revender moda íntima.

    MARIA FÁTIMA FERREIRA VITORIO

  • olá, amanhã irei até friburgo pois comecei a revender lingerie e gostaria de saber onde vcs se localizam para eu efetuar compras.

    THAIANA

  • bom dia! gostaria de saber, se poderia enviar-me um catálogo com fotos, e preços. aguardo resposta. att: ari

    ARI

  • sou distribuidor de lingerie , gostaria de tabelas de preços no atacado fornecedores , desde ja agardeço.

    PAULO CESAR

  • boa noite ! gostaria de saber dos preços para a revenda para minha filha revender obrigado, abraços

    PAULO SERGIO

  • ola! vou abrir uma loja e peço um catálgo com preços e forma de pagamento, desde já agradeço.

    JOSI S.GONZAGA

  • gostaria de receber endereços e nome das fabricas.atenciosamente

    MARCELO

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades