Pólo de Confecções do estado de Goiás

Como se desenvolveu a cultura exportadora nos pólos confeccionistas de Goiás 708 comentários

Pólo de Confecções do estado de Goiás

Por: Manuela Casali Cordeiro
Portais da Moda - Polos de Moda

Moda Shopping Atacado

No Brasil, as indústrias de confecções estão fortemente concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Entretanto, nos últimos anos tem sido observada certa desconcentração desses centros, aumentando a expressão, principalmente, do Nordeste e do Centro-Oeste do país.

Tratando-se de Centro-Oeste, destaca-se o estado de Goiás, como um dos principais pólos confeccionistas do Brasil. A moda goiana tem uma produção diversificada, que vem conquistando espaço no mercado nacional e começa a seduzir clientes no exterior. Produzindo mais de 5 milhões de peças por mês, o setor se divide entre os segmentos de modinha, moda feminina, moda praia, lingerie, moda infantil e jeanswear. A indústria de confecções se divide em alguns pólos municipais, além de Goiânia, como Trindade, Jaraguá, Anápolis, Jataí, Rio Verde e Catalão, destacando os arranjos produtivos locais (APLs) de Goiânia e Jaraguá.

A indústria de confecções começou a se desenvolver em Goiás na década de 70, por causa da dificuldade de comprar artigos de vestuário provindos de outros centros de moda do país. Os negócios começaram com pequenas empresas familiares e passaram a crescer devido à posição estratégica, já que o estado se localiza no caminho entre as regiões Norte e Nordeste e São Paulo. No entanto, em 1997, as confecções goianas sofreram com a crise da economia brasileira, que provocou a hiperinflação e aumento dos custos de produção. Em 1999 o governo estadual passou a dar um apoio maior aos confeccionistas, que se reorganizaram e se fortaleceram novamente. As cidades do interior também começaram a se tornar pólos e as economias locais foram dinamizadas. Desde então, muitas empresas goianas começaram a participar da Fenit, em São Paulo, conquistando clientes de outras localidades, incluindo os das regiões Sul e Sudeste. A partir de 2001, quando entrou em vigor o regime de substituição tributária no setor, tudo se tornou mais fácil para os confeccionistas. O procedimento de recolhimento do ICMS foi simplificado, e a carga tributária passou a ser aplicada na entrada da matéria-prima no estado. A indústria de confecções goiana começou, então, a se consolidar e se tornou mais expressiva, tanto na qualidade quanto no design dos produtos.

O estado de Goiás conta com 4,6 mil confecções formais e mais 4 mil informais. Esse setor emprega no estado aproximadamente 100 mil pessoas, direta e indiretamente. O algodão produzido no estado vai se transformar em tecido em São Paulo, e volta para Goiás para entrar na confecção de vestuário. Apenas 10% da produção são vendidos nas lojas goianas; grande parte das roupas produzidas em Goiás é enviada para outros estados, principalmente os das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Além de vender para outros estados, as confecções de Goiás exportam para países como Estados Unidos, Itália, França, Espanha, Rússia, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Kuwait. Entretanto, essas exportações não são constantes; para que haja mais investimento no comércio exterior, é necessário que o controle de qualidade dos produtos seja melhorado, além de dar mais atenção aos prazos de entrega. Para exportar é preciso que se mude de mentalidade e, para isso, foram criados diversos projetos que tem como finalidade criar uma cultura exportadora, que ofereça segurança para as empresas e para os clientes do mercado internacional. Esses projetos reúnem universidades, instituições financeiras, órgãos do governo, sindicatos, entre outros, e buscam estimular os confeccionistas goianos a investirem em exportação, aumentando a competitividade e auxiliando no desenvolvimento da economia do estado.

A cidade de Jaraguá é a principal exportadora. Antigamente conhecida por fabricar cópias de modelos de grandes marcas de jeanswear, agora se dedica às marcas próprias. É modelo de Arranjo Produtivo Local (APL), título cedido pelo SEBRAE. O APL de Jaraguá envolve empresas nos setores de confecção, facção, lavanderias, acabamentos pré e pós-lavagem, bordados, estamparia, além de representantes comerciais, fornecedores, transportadoras, e setores de corte, estilismo e modelismo. Recebe altos investimentos, e os recursos são aplicados em ações de responsabilidade ambiental nas lavanderias, melhoria da qualidade dos produtos, ampliação do quadro de representantes comerciais e estímulo à formalização das empresas. Existem investimentos em marketing, cursos de gestão empresarial, atualização tecnológica e, principalmente, no desenvolvimento do trabalho com a marca própria. É desse modo que as empresas de Jaraguá vêm trabalhando e conquistando, assim, novos mercados.

Já o município de Trindade, na região metropolitana de Goiânia, conta com empresas que surgiram por lá nos anos 80, que produzem jeanswear, moda infanto-juvenil, moda praia, modinha feminina e camisaria. No Brasil, os artigos de vestuário produzidos na cidade são vendidos para os estados de Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Maranhão, São Paulo e Rio, e no mercado externo, para A América do Norte e Europa. Algumas das grandes redes de lojas encontradas no Brasil têm produção terceirizada em Trindade, como a C&A, Lojas Americanas, Renner, Riachuelo e Casas Pernambucanas. O desenvolvimento de Trindade como pólo de confecções se dá por decorrência de seu posicionamento estratégico, necessidade de geração de emprego, abundância de mão-de-obra, e incentivos para o desenvolvimento das atividades no setor.

Conforme crescem os pólos de moda de Goiás, maior é o investimento em infra-estrutura e mão-de-obra especializada. Dessa maneira, as indústrias confeccionistas do estado melhoram a qualidade do produto, passam a exportar continuamente e auxiliam no desenvolvimento da economia local e nacional.

Manuela Casali Cordeiro
Redação





O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Pólo de Confecções do estado de Goiás e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: fabricas de roupas em goiania , fabrica de roupas em goiania , confecções em goiania , roupas no atacado em goiania , lojas de roupas em goiania , fabrica de jeans em goiania , onde comprar roupas em goiania , comprar roupas em goiania , confecções em goiania atacado , roupas em goiania atacado , leia também:

708 comentários para "pólo de confecções do estado de goiás"

Carregando formul�rio
  • olá meu nome é sidnei trabalho na rival sou técnico têxtil e trabalho a 25 anos na área têxtil. somos tercerizadores de artigos em malhas. *piques *m/malhas fio 30/1 - 26/1 - 24/1 *piques simples ou duplo *moletons *moletinhos *cottons *viscolycra nossa forma de trabalho o cliente faz seu pedido de sua necessidade, envia a sua programação junto com as especificações do seu produto como largura desejada, gramatura, se haverá ou não acessórios como ribana ou golas e as cores a ser tingidas. junto com nossos parceiros de tinturaria faremos o processo de tecer, e beneficiar faturando direto para o cliente. hoje este mercado de tercerização vem crescendo bastante pois o custo final do produto é bastante expressivo em relação a malhas compradas pois o trabalho de tercerização cada um faz a sua parte ou seja, o cliente faz seu pedido e encaminha todos os dados de seu produto e junto comigo fizemos as transações de compra do fio nos melhores fornecedores conseguindo uma bar

    sidnei marcos dos santos

  • boa tarde... prestamos serviços de mão de obra (facção) de malhas em teares circulares nos seguintes diâmetros e finuras. diâmetro finura tipo de máquina 36 26 mono,cotton,meia malha 36 24 mono,moleton,meia malha ou pique 32 28 mono ou meia malha 30 28 mono,meia malha,moleton ou pique 30 24 mono,meia malha,moleton ou pique 30 24 mono,moleton,meia malha ou pique 30 22 mono,panos grossos ou diferenciados 30 20 mono,panos grossos ou diferenciados 30 20 m

    kremer textil

  • prezados senhores do setor têxtil, sou consultor em energia termosolar e coordeno o projeto de instalaçao de grandes usinas de geração de energia termosolar no brasil. ao mesmo tempo, iniciamos prospecção para dar início no brasil ao fornecimento de painéis solares concentradores - heliostatos - destinados ao fornecimento de calor para o setor têxtil (em especial jeans) com o que nossas tecnologias são perfeitamente compatíveis, inclusive em baixos custos de instalação e produção de calor. lembrando que o combustível (luz do sol) é 100% limpo, abundante, renovável e gratuito. diante disto, estamos em vias de dar início no brasil à fabricação própria dos painéis helióstatos gigsolar, com garantias estendidas em 10 anos, e vida util estimada em até 30 anos - conforme testes de envelhecimento realizados no national renewable energy laboratory - nrel, nos eua , maior laboratório mundial de energia. certos de que iremos introduzir um avançado modelo de fornecimento de calor industri

    joÃo martins

  • hÁ mais de vinte anos no mercado a nacelle comercio ltda, empresa especializada na venda de aviamentos para confecÇÃo, fornece os seguintes produtos: · ziperes de metal, poliester, vislon, invisÍvel, fixo e destacÁvel, fino, mÉdio e grosso, niquelado, dourado, cobre, ouro velho, aluminio 10, cursores, pingentes e medidas especiais, nas marcas ykk, coats e importados; · linhas para costura e prespontos, 100% poliester, 100% algodÃo e mista, nas marcas coats, setta xik, sancris e outras. · fio de overlock wlamar com 100gr e 300gr; · elÁstico chato e roliÇo, da tekla, estrela, zanotti, hak; · velcro de costura e adesivo, lady, coats, ykk, importado; · cordÃo de algodÃo e poliester, com alma e sem alma; · cadarÇo de algodÃo, misto, polipropileno e poliester; vivo hacco e cordex; · etiquetas bordadas, estampadas, tyvek, tnt, auto adesiva; · botÃo resinado, pressÃo, metÁlicos, massa, fixo e flexÍvel; ilhÓs e enfeite; · entretela com cola e sem cola; · Óleo e

    maikon

  • oportunidade! no início deste ano fechamos nossa loja em goiânia, por esse motivo estamos com lotes bem abaixo do preço de cetim com elastano (94% poliéster/6% elas tano), cetim 100% poliéster e musseline 100% poliéster, todos os artigos de primeira, sendo quase na totalidade da focus têxtil. os lotes estão divididos na proporcionalidade de vendas, ou seja, com maior número de peças das cores mais vendidas, como exemplo: musseline lote 01 (cor - número de peças) preto - 5 branco - 3 vermelho - 3 rosa seco - 3 ... obs.: peças com aproximadamente 50 metros. obs2.: menor lote com 1000 metros. valores por metro (sem custo de frete): cetim com elastano - r$ 3,80 cetim charmeuse - r$ 1,90 musseline (h m chiffon) - r$ 2 ,40 vendas apenas à vista. havendo interesse favor entrar em contato através do (62) 91387139.

    marcelo

  • boa tarde! somos uma empresa fabricante de jeans situada no nordeste. goatariamos do e-mail de compra para estarmos encaminhando alguns de nosso modelos e valores para atacado. segue alguns de nossos preços: bermuda gg r$22,00 bermuda gg com listras r$22,00 bermuda masc. de modelo r$24,00 boyfriend tradicional r$17,00 macacão com ziper r$35,00 macação de um onbro so r$35,00 macação de ziper com gola r$ 35,00 macação tomara que caia r$35,00 masculina tradicional r$22,00 pedal com abas r$20,00 pedal com ziper r$22,00 pedal tradicional r$17,00 short de bolço com ziper intermediario r$18,00 short intermediario r$20,00 shorts a partir de r$15,00 e macacão r$30,00 blue black jeans maurílio (81) 9207-0026 - (81) 9806-9139

    alex firmino

    • me passa o e-mail ou site da loja, estou querendo vender no piaui, na cidade de picos. abraços

      anderson

    • boa noite sou representante de uma malharia muito famosa a nivel nacional,gostaria sim de saber seus produtos aguardo.

      paulo

    • olá gostaria que me enviasse catalogos com os produtos e preços que vc vend, pois eu preciso muito, gostei da oferta e aguardo contatos. ( marygirleane8@gmail.com)

      girleane

    • boa tarde meu nome é wandberg trabalho com vendas de confeccoes e tenho clientes espalhados por todo brasil por favor entre em contato comigo (wandbergconfeccoes@hotmail.com) (85)9749-2254 tim (85)8215-5112 vivo). wandberg

      wandberg

    • boa tarde meu nome é wandberg trabalho com vendas de confeccoes e tenho clientes espalhados por todo brasil por favor entre em contato comigo (wandbergconfeccoes@hotmail.com) (85)9749-2254 tim (85)8215-5112 vivo). wandberg

      wandberg

  • ola boa tarde? meu nome e lourival busco um trabalhop na aria de confeccao, da qual tenho um bom conhecimento, sou riscador infestadore, cortador trabalho c/ todo tipo de tecido ou seja jens marlha lingerie conheco dodo seguimento de uma confeccao fui supervisor de oficinas externas tb conheco todos, maquinarios nao so p/ jens como para malharia p/ lingerie em fim sou um proficional com 28 anos na aria e busco um trabalho neste seguimento conheco todos, os tipos de aviamentos e tecidos se alguem tiver interesse meu contato de email e: lourivalwoodbridge@yahoo.com.br ou,meus telefons:(011)3628-2384 ou, 7591-9738 nao tenho problema p/ trabalhar em qualquer lugar do brasil ou exterior grato que deus abensoa a todos lu.

    lourival pereira

  • ola bom dia ? meu nome e: lourival busco um trabalho em uma confecção ok sou riscador infestador e cortador trabalhei em grandes marcas do brasil, como soft machene confecções, zopa confecções foron confecções barreds confecções em fim sempre como riscador e cordenador de toda produção do corte risco e, oficinas externas ok busco uma oportunidade de emprego p/ vestir a camisa da empresa como sempre fiz tenho muita experiencia na aria estou aprendendo há 32 anos no mesmo seguimento de confecções sempre na aria de riscos infestos e cortes e, oficinas externas grato pela atenção fico no aguardo de algum contato tenha todos um bom dia deus abençoa lourival.

    lourival

  • bom dia! eu o objetivo de disponibilizar uma coleção de modas feminina e masculina com numeração grande, ou seja, no formato plus size. só que, como não tenho espaço, não tenho interesse em formar estoques. como assim? meu objetivo é ter um fornecedor que possa disponibilizar as mercadorias quando os clientes as solicitar. mas para que isto aconteca, preciso de um portfolio, ou seja, meu fornecedor teria que disponibilizar sua coleção em forma de revista para que eu possa mostrar para os clientes interessados. caso algum fabricante tenha o interesse, entre em contato comigo através do e-mail rodrigojs28@gmail.com.

    rodrigo

  • bom dia! tenho cnpj, gostaria de saber em goiÂnia qual o melhor lugar para se compra jeans e modinha. sei que vc´s vendem roupas de boa qualidade, gostaria de receber informaÇÕes de como funciona as compras no atacado nº de peÇas, limite de compra ,o que É necessÁrio para fazer o cadastro, gostaria de ter informaÇÕes antes de viajar, qual o horÁrio e dias de funcionamento. obrigado pela atenÇÃo! fabio wilton - aracaju /sergipe

    fabio wilton

  • amados , sou de uma das maiores importadoras de aviamentos do brasil , trabalho com zíper para jeans , distribuo para confecções, fábricas de jeans,modinha, trabalho também com bordado inglês para confecções e fabricas de semaninha , enxoval , pano de prato, colcha , renda de elastano para confecção e fabrica de lingerie e todo tipo de aviamento que precisarem.o melhor preÇo do mercado . estou a disposição para maiores esclarecimentos meus contatos (11)3869-1173 - (11)97104-1201

    kauan campos

  • ola á todos somos uma empresa voltada para o desenvolvimento de equipamentos baseado em tecnologia cnc (controle numérico computadorizado). estamos atualmente em fase terminal de aqueixamento cnc para corte de tecido em massa como uma cortadora manual que corta 100 laminas só que automatizada controlada por computador. o desenho sai do computador direto pro corte sem necessidade de ploter e.t.c. os interessados por favor faça contato através do site. obrigado a todos

    alberto

  • amados , sou de uma das maiores importadoras de aviamentos do brasil , trabalho com zíper para jeans , distribuo para confecções, fábricas de jeans,modinha, trabalho também com bordado inglês para confecções e fabricas de semaninha , enxoval , pano de prato, colcha , renda de elastano para confecção e fabrica de lingerie e todo tipo de aviamento que precisarem. estou a disposição para maiores esclarecimentos meus contatos (11)3869-1173 - (11)97104-1201

    kauan campos

  • ola á todos. represento uma empresa na aréa de desenvolvimento de equipamentos baseados em tecnologia cnc (controle numérico computadorizado). atualmente estamos em fase final de equipamento revolucionário para corte de tecido em massa totalmente automatizado controlado por computador dispensando o uso de ploters, o desenho sai direto da tela do pc para o corte 100% automatizado. os interessados entrem em contato conosco. obrigado a todos.

    alberto

  • ederaldo martins / disk doblo gostaria de deixar meus serviços á todos do grupo disk doblo faz transporte in/out grupo privado de 04 pessoas + bag''s ( sem carretinha ) saindo á partir de campo grande ms para goias , parana ou outros estados , atendendo sua necessidade de viagem / ou simplesmente buscamos/ e entregamos suas encomendas ederaldo martins / disk doblo (67) 9223-5610 claro / 8137-9631 tim / 9677-8422 vivo

    ederaldo martins - disk doblo

exibir mais comentários

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda