Pólo de Moda do Ceará

O Ceará é um dos principais pólos de moda do Nordeste e do Brasil

Pólo de Moda do Ceará
O estado do Ceará, que revelou talentos da moda brasileira, como Lino Villaventura, constitui o terceiro maior pólo têxtil do país. O setor de confecções tem crescido bastante, com aproximadamente 2 mil indústrias, empregando cerca de 80 mil trabalhadores, direta e indiretamente. Durante os últimos anos, tem se destacado pela exportação de confecções para o exterior e criações elogiadas em todo cenário da moda nacional. Dentro do estado, destaca-se a capital, Fortaleza, que abriga a sede do Maraponga Mart Moda, maior shopping de confecções das regiões Norte e Nordeste, onde acontecem o Festival da Moda de Fortaleza e o Ceará Summer Fashion. Além disso, o Ceará já se consolida como um dos principais pólos de moda íntima do Brasil.

O Festival da Moda de Fortaleza, que teve início no ano de 1981, é um evento tradicional e pioneiro em investimentos e lançamentos de moda do estado do Ceará. O evento que acontece no Maraponga Mart Moda visa trazer o que há de novo na moda cearense para os lojistas, revendedores e demais interessados no que acontece no cenário da moda da região. A 27.ª edição do evento, que aconteceu em abril desse ano, contou com um público de cerca de 4 mil pessoas, confirmando o Ceará como um dos principais pólos de moda do Nordeste e do Brasil. As marcas apresentadas durante o FMF foram Cajá Brazil, Gatto Gaiato, Absoluta, Handara, Onilev, Chica Fulô, M4 Fashion, Famel, Rosa Menina e a Linhas e Formas, todas cearenses. Ainda dentro do evento aconteceu o FMF Mostra Moda, um concurso para os jovens talentos da moda do estado. Mesmo que o setor atacadista seja considerado um mercado voltado para a moda popular, ele também se insere no universo do estilismo e dos negócios de moda, incentivando investimentos e movimentando projetos.

Festival da Moda de Fortaleza. Foto:Divulgação

Festival da Moda de Fortaleza. Foto:Divulgação

[bloco_link1]


Outro evento tradicional promovido pelo Maraponga Mart Moda, é o Ceará Summer Fashion. Antecipando as tendências do verão, é voltado para a moda cearense e direcionado aos revendedores, apresentando as coleções das marcas presentes no shopping. Além dos desfiles, os convidados podem ainda desfrutar de palestras ministradas por profissionais, trazendo aos participantes muita informação de moda, estimulando os clientes e potencializando o poder de vendas. Com cerca de 2 mil pessoas circulando pelo evento, o Ceará Summer Fashion traz visibilidade para as marcas da região.

Ceará Summer Fashion. Foto:Divulgação

Ceará Summer Fashion. Foto:Divulgação



Em 1998, outro evento surgiu para ascender o mercado da moda cearense. O Dragão Fashion Brasil veio como uma alternativa para lançar novos e promissores designers de moda do estado, já que o Ceará ganhava visibilidade no mercado da moda. Em termos de moda conceitual, o evento é referência no âmbito nacional, dando aos estilistas cearenses e brasileiros, a chance de mostrarem seu potencial de trabalho. Tem como objetivo, também, gerar intercâmbios entre empresas e profissionais da área com outros centros, além de consolidar o Ceará como um pólo de moda importante do país. Dentro do evento, estudantes e criadores recém formados têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos no Concurso de Novos Talentos, lançando seus nomes no mercado. Atrai cerca de 10 mil pessoas por dia, já há nove anos, oferecendo, além de moda, uma programação voltada para a arte e a cultura.

Dragão Fashion Barsil. Foto:Divulgação

Dragão Fashion Barsil. Foto:Divulgação



O Ceará também se destaca na produção de moda íntima. O setor produz cerca de 500 milhões de peças anualmente e, por esse motivo, por iniciativa das empresas associadas da AMIC (Associação da Moda Íntima do Ceará), o evento Moda Íntima Ceará foi lançado, chegando esse ano à sua 2.ª edição, com a proposta de entrar para o calendário oficial da moda brasileira. Os produtos cearenses oferecem qualidade e competitividade, e o evento possibilita aos visitantes conferir os melhores fornecedores e produtores de lingerie do estado, além de assistir desfiles de marcas locais e avaliar as oportunidades de investimento que o mercado cearense oferece. A primeira edição, que tinha como objetivo gerar negócios entre as indústrias de moda íntima e fornecedores teve entre os expositores 23 empresas que produziam lingerie e 16 fornecedores de produtos e serviços, e contou com um público de 2 mil pessoas por dia. A estimativa de investimentos e negócios para os 12 meses posteriores ao evento era de R$ 5 milhões.

Moda Íntima Ceará. Foto:Divulgação

Moda Íntima Ceará. Foto:Divulgação



O Ceará, como um dos maiores pólos têxteis nacionais, com uma história de mais de 120 anos no setor, destaca-se em toda a cadeia de produção, desde o consumo do algodão até a produção do vestuário propriamente dito. Exportando sua produção e lançando criadores de alto nível, o estado se posiciona no cenário nacional como um centro dinâmico da moda.

Manuela Casali Cordeiro
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Pólo de Moda do Ceará e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: pesquisar vestido longos de festa no shopping maraponga mart moda fortaleza ceará , roupas do ceara , fabrica roupas nordeste , mercadoria no atacado do ceara , polo de confecções em fortaleza , contatos@feshionbrasil , fabrica de roupas no ceara , fabricas de roupas no ceara , pesquisar vestido para festa no shopping maraponga mart moda fortaleza ceará , polo da moda em fortaleza ,

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • estou me preparando para a minha primeira ida a fortaleza para fazer compras . pois trabalho com roupas e quero muito saber como posso fazer para n ficar rodando sem saber de nada . distancia do aeroporto para aí . hotel etc....

    betsy bessa barreto neta

  • estou montando uma loja no shopping, gostaria de saber sobre algum fabricante interesado em ter-me como clinete de seu produto, estou a procura de preço e qualidade, alguem interesado?

    joaquim

  • minha esposa já trabalha com vendas nesta área. agora estou montando uma loja pra ela, solicito que me envie gatalogos, preço, como comprar e pagar toda informação possível.

    givaldo

  • sou de joão pessoa,estou querendo contatos de representantes de roupas na região urgente,pois não tenho disponibilidade de viajar e estou com um projeto de abrir uma loja.

    emmanuelle

  • trabalho com confecção de roupas infantis e representação de jeans infantil e roupas para adultos. interessados enviar e-mail para nancy_mendes@hotmail.com

    nancy

  • olá gostaria de saber onde posso comprar moda feminina em um único lugar e se tem uma feira de moda ai toda semana, se tiver qual o dia ! obrigada

    xenia

  • gostaria de contatos com fornecedores dessa região ... tenho interesse em comprar no atacado. e mail:charlesdoespiritosanto@hotmail.com

    charles

  • estou indo a fortalerza buscar roupas intimas, preciso ter firma aberta, posso comprar com cartão de crédito?

    jan

  • quero conhecer mas, gostaria de saber onde fica e como chegar.. por favor alguem pode me informar..

    jose soares

  • boa tarde, gostaria de trabalhar como representante de confecções do ceará modinha e jeans.

    altevir fernandes da cruz

  • boa noite me mande por favor catálogo com preços por atacado pbrigado edilson

    edilson

  • gostaria de saber se vcs tem a blusa chamada cropppede que ta na moda agora

    patricia

  • gostaria de receber inormações sobre o polo de modas do ceará

    genilÇa loureiro

  • gostaria de saber qual a data da publicação desta matéria?

    thiago

  • gostaria de saber sobre preços e conhecer as peças

    bemair

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades