Pesquisar:

Pólos confeccionistas e calçadistas do Rio Grande do Sul

Gaúchos se destacam na moda brasileira por meio da malharia retílinea e pela produção de calçados 3 comentários

Pólos confeccionistas e calçadistas do Rio Grande do Sul

Por: Manuela Casali Cordeiro
Portais da Moda - Eventos

Moda Shopping Atacado

A região sul do Brasil concentra a maior parte da produção de malharia retilínea do país e, com certeza, o estado do Rio Grande do Sul tem grande participação nesses números. O pólo malheiro engloba as cidades da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Farroupilha e Nova Petrópolis. Essa última se destaca, com mais de 130 indústrias no setor, produzindo mais de 500 mil peças por ano. Além disso, a cidade abriga um evento que acontece todos os anos, o Festimalha, maior feira de malhas de tricot a pronta entrega do sul do país, que atrai empresários, profissionais e estudantes de moda. As empresas têm se preocupado cada vez mais com o emprego de tecnologia na produção, melhorando a qualidade dos acabamentos e inovando no design. O setor malheiro do Rio Grande do Sul, além de sua importante função econômica na região, ainda é responsável por gerar postos de trabalho, conseqüentemente movimentando outros setores da economia regional. Na última edição de inverno da FENIM, empresas que trabalham com a malharia tiveram suas vendas aumentadas entre 10% e 30% em relação a 2007, provando que é um setor que funciona no estado, mesmo tendo passado por algumas crises anteriormente.

O estado também é o principal produtor de calçados do país, com mais de 3 mil empresas no segmento, gerando mais de 126 mil empregos diretos. As unidades produtivas estão pulverizadas por todo o estado, mas se concentram em três maiores pólos calçadistas. O primeiro deles é o do Vale do Rio dos Sinos, considerado o maior cluster calçadista do mundo. Abrange os municípios de Nova Hartz, Araricá, Sapiranga, Campo Bom, Nova Santa Rita, Sapucaia, Esteio, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Ivoti, Estância Velha, Portão, Canoas, e São Leopoldo. O arranjo produtivo concentra empresas do setor de calçados femininos, se tornando um dos maiores do mundo. O que é produzido na região é exportado para 130 países. Além disso, o Vale abriga 80% dos produtores de máquinas para fabricação de calçados e 60% dos produtores de componentes.

O segundo pólo calçadista é o do Vale do Paranhana, formado pelas cidades de Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho, há cerca de 70km de Porto Alegre. Vizinho ao Vale do Rio Dos Sinos, o cluster, além de ser o maior produtor do Brasil, contribuindo com 10% dos calçados encontrados no mercado nacional, ainda abriga fornecedores de matéria prima e fabricantes de componentes.

O terceiro pólo fica na Serra Gaúcha, que abrange muitas cidades, cujas principais são Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Flores da Cunha. A cidade de Farroupilha é a principal fabricante da região, contando com 72 indústrias, entre as quais 38 são representadas pelo Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha, gerando mais de 1800 empregos diretos. A maior parte da produção é dedicada ao mercado interno, principalmente às regiões sul e sudeste. No entanto, uma porcentagem é enviada para países da América do Sul, destacando Argentina, Paraguai e Chile.

Não é a toa que o estado do Rio Grande do Sul abriga a FENIM, maior feira de lançamentos da indústria da moda da América Latina. O evento atrai empresas de todo o Brasil, e compradores de vários países da América do Sul, mostrando que a moda brasileira não se localiza apenas nos dois gigantes pólos do eixo Rio - São Paulo. A próxima edição da feira, que lança o outono inverno 2009, acontece entre os dias 27 e 30 de janeiro, no Serra Park, em Gramado.

Manuela Casali Cordeiro
Redação




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Pólos confeccionistas e calçadistas do Rio Grande do Sul e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: malharia polos , polo calçadista do vale do rio dos sinos , polo calçadista rio grande do sul , maisor fabricante de roupas no rio grande do sul , polo calçadista do rio grande do sul , polo de calçados rio grande do sul , malharia de roupa infatil regiao sul do brasil , maior feira de moda em caxias , industrias de calçados em nova santa rita , industria de calçados do rio grande do sul , leia também:

3 comentários para "pólos confeccionistas e calçadistas do rio grande do sul"

Carregando formul�rio
  • por gentileza, gostaria de saber se já tem uma data prévia para o próximo fenim< gostaria de receber as datas , e locais se possível, estou investindo neste ramo e não quero ficar por fora das novidades e tendências, desde já agradeço.

    rosa

  • gostaria de saber aonde teria uma fabrica de calçados pra costurar a mão tenho uma fabrica e queria pegar calçados para costurar

    thais

  • quero ser representante como eu faço?

    lucas

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda