Pólos confeccionistas e calçadistas do Rio Grande do Sul

Gaúchos se destacam na moda brasileira por meio da malharia retílinea e pela produção de calçados

Pólos confeccionistas e calçadistas do Rio Grande do Sul
A região sul do Brasil concentra a maior parte da produção de malharia retilínea do país e, com certeza, o estado do Rio Grande do Sul tem grande participação nesses números. O pólo malheiro engloba as cidades da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Farroupilha e Nova Petrópolis. Essa última se destaca, com mais de 130 indústrias no setor, produzindo mais de 500 mil peças por ano. Além disso, a cidade abriga um evento que acontece todos os anos, o Festimalha, maior feira de malhas de tricot a pronta entrega do sul do país, que atrai empresários, profissionais e estudantes de moda. As empresas têm se preocupado cada vez mais com o emprego de tecnologia na produção, melhorando a qualidade dos acabamentos e inovando no design. O setor malheiro do Rio Grande do Sul, além de sua importante função econômica na região, ainda é responsável por gerar postos de trabalho, conseqüentemente movimentando outros setores da economia regional. Na última edição de inverno da FENIM, empresas que trabalham com a malharia tiveram suas vendas aumentadas entre 10% e 30% em relação a 2007, provando que é um setor que funciona no estado, mesmo tendo passado por algumas crises anteriormente.

O estado também é o principal produtor de calçados do país, com mais de 3 mil empresas no segmento, gerando mais de 126 mil empregos diretos. As unidades produtivas estão pulverizadas por todo o estado, mas se concentram em três maiores pólos calçadistas. O primeiro deles é o do Vale do Rio dos Sinos, considerado o maior cluster calçadista do mundo. Abrange os municípios de Nova Hartz, Araricá, Sapiranga, Campo Bom, Nova Santa Rita, Sapucaia, Esteio, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Ivoti, Estância Velha, Portão, Canoas, e São Leopoldo. O arranjo produtivo concentra empresas do setor de calçados femininos, se tornando um dos maiores do mundo. O que é produzido na região é exportado para 130 países. Além disso, o Vale abriga 80% dos produtores de máquinas para fabricação de calçados e 60% dos produtores de componentes.

O segundo pólo calçadista é o do Vale do Paranhana, formado pelas cidades de Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho, há cerca de 70km de Porto Alegre. Vizinho ao Vale do Rio Dos Sinos, o cluster, além de ser o maior produtor do Brasil, contribuindo com 10% dos calçados encontrados no mercado nacional, ainda abriga fornecedores de matéria prima e fabricantes de componentes.

O terceiro pólo fica na Serra Gaúcha, que abrange muitas cidades, cujas principais são Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Flores da Cunha. A cidade de Farroupilha é a principal fabricante da região, contando com 72 indústrias, entre as quais 38 são representadas pelo Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha, gerando mais de 1800 empregos diretos. A maior parte da produção é dedicada ao mercado interno, principalmente às regiões sul e sudeste. No entanto, uma porcentagem é enviada para países da América do Sul, destacando Argentina, Paraguai e Chile.

Não é a toa que o estado do Rio Grande do Sul abriga a FENIM, maior feira de lançamentos da indústria da moda da América Latina. O evento atrai empresas de todo o Brasil, e compradores de vários países da América do Sul, mostrando que a moda brasileira não se localiza apenas nos dois gigantes pólos do eixo Rio - São Paulo. A próxima edição da feira, que lança o outono inverno 2009, acontece entre os dias 27 e 30 de janeiro, no Serra Park, em Gramado.

Manuela Casali Cordeiro
Redação

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Pólos confeccionistas e calçadistas do Rio Grande do Sul e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: atacado de calçado na serra gaucha , fabrica de calçados femininos no rio grande do sul , fabricas de calçados no rs , mapa das fabricas de calçados do vale dos sinos , polo calçadista região sul , polo de calçados do rio grande do sul , polo de calçados rio grande do sul , região calçadista rs , ####################################################### , fabicas de calçados femininos no rio grande do sul ,

Deixe seu comentário

(Não divulgado)



"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades