Pesquisar:

Dicas de Vitrines: Iluminação

Aprenda a iluminar a sua vitrine de uma forma atraente 6 comentários

Dicas de Vitrines: Iluminação

Por: Danusa Spricigo Pasqual
Portais da Moda - Vitrinas

Moda Shopping Atacado

A iluminação é um grande recurso para se criar um clima. Contribui para realçar as formas, o espaço, as texturas e as cores, cria sombras dando profundidade. A luz é a alma da vitrina.

Ao pensar em teatro, cinema e shows percebemos que estes espetáculos perderiam a sua magia sem os efeitos de luz. Em uma vitrina o caso é semelhante, porém esta sofre influência da luz externa (rua ou shopping) e da luz interna da loja. As lojas de rua em alguns pontos ganham em relação aos shoppings, ficam mais evidentes e é possível se criar efeitos.

Para se eliminar reflexos, devemos ter uma luz no interior (vitrina) mais forte que a do exterior, acabamentos foscos e claros em tetos e paredes também ajudam.

A Lâmpada é a transformação de energia elétrica em térmica e esta luz, seja através de filamento ou gás. Quase nunca vemos os objetos em seu matiz autêntico, pois quando a luz cai sobre um é refletida e absorvida. Por exemplo: um objeto azul absorverá todos os raios luminosos que emanam da luz, exceto os azuis que serão refletidos.

TIPOS DE FONTES DE LUZ

Quentes (Amarelas) – Produzidas por lâmpadas incandescentes, as que possuem filamentos, permitem a exploração de claro e escuro. Sua temperatura é alta e pode danificar mercadorias e não são muito econômicas, porém não precisam de complementação e seu facho pode ser tanto dirigido quanto aberto.

Frias (Brancas) – Lâmpadas que possuem gás no seu interior, não permitindo emissão de raios direcionais. A Luz é distribuída por igual, precisando de complementação de iluminação, porém são econômicas, de temperatura baixa e sua boa intensidade, pode resolver problemas de reflexão.
A Iluminação pode ser:

Direta – Quando a luz é direcionada para o objeto sem haver fuga de luminosidade, isto pode ser conseguido através de lâmpadas (refletoras, olicróica e vapor de sódio) e Spots Lights – suportes para lâmpadas dos mais variados modelos, concentram a luz. Quanto mais afastados estiverem maior será a extensão iluminada, mas sua potência diminuirá proporcionalmente, a distância ideal é de 50 a 70 cm.

Indireta: - Quando a luz que ilumina o objeto é refletida ou a fonte é difusa (sem foco específico), isto pode ser conseguido através de lâmpadas (refletora, halógena, lapiseira e fluorescente) luminárias, sancas, etc. O projeto de iluminação deve então combinar quente e frio, direta e indireta, conseguindo uma cromatibilidade que determina o clima motivador do ambiente.

Geral – Define a visibilidade, é característica básica (quantidade, cor e distribuição) e deve ser indireta. Pode-se usar as fluorescentes, porém, como distorcem as cores, é aconselhável que se misture 40% de incandescente. As halógenas resolvem os problemas: não distorcem as cores, são econômicas e frias.

Perimetral ou planos verticais – Fornecem luminosidade agradável e deve ser direta, destacando mercadorias, displays painéis, etc. Pode-se usar incandescentes e halógenas.


tIPOS DE LÂMPADAS PARA VITRINES

Refletoras – incandescente, encontrada em tamanho grande e pequeno, quando a lateral é espelhada o facho é dirigido e quando a cabeça é espelhada o facho é aberto. Usando-se neste caso, spots largos para que a luz seja refletida.

Halógenas incandescentes – encontradas em diversos modelos, seu facho pode ser dirigido (par) ou aberto (lapiseira). São as únicas que reproduzem fielmente a luz do dia, portanto respeita as cores. Embora sejam mais caras, duram muito mais tempo e são bem mais econômicas. Se forem tocadas e logo acesas, explodem por causa da umidade das mãos.

Dicróica – elas são as combinações de uma lâmpada pequena com refletor, é justamente ela que faz com que sua luz seja branca e o calor seja jogado para trás, mas são como as halógenas.

Fluorescente- frias –São encontradas em diversos modelos e sua luz é difusa.

Danusa Spricigo Pasqual
Redação




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Dicas de Vitrines: Iluminação e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: iluminação de vitrines , iluminação vitrine , lampadas para vitrines , iluminação de vitrine , iluminação para vitrines , iluminação vitrines , qual lampada colocar sem que queime a roupa no mostruasrio , iluminção para vitrines , qual lampadas nao queimam as roupas , iluminacao de vitrines , leia também:

6 comentários para "dicas de vitrines: iluminação"

Carregando formul�rio
  • gostaria de saber que tipo de iluminção devo usar, na loja que estou montando dentro de um shopping, de calçados e acessórios infantis,a loja tem 12m de com. p/ 6m largura e térreo com pé direito de 3.15m e mezanino de 6m de comp. com pé direito de 3m obs. vitrine em metade frontal.

    lucilia c. a. arruda

  • oi bom dia eu tenho uma loja de roupas e aminha vitrine está sem iluminação gostaria de saber qual as lampadas que estão usando que não danifica as roupas e camo faser para deixar a vitrine linda obrgado .ray

    ray

  • por favor me oriente com relação a iluminação de uma loja de roupas, pois a luz que estou utilizando, altera as cores dos produtos. no aguardo, agradeço pela atenção.

    kiyoko

  • tenho uma loja de roupa, e gostaria de dicas pra deixar esta loja mais clara minha vitrine esta muito escura, eno interior da loja tambem. por favor me de uma dica

    aunecia ferreira

  • bom dia, recebi a encomenda de procurar uma lampada adequada a vitrine de uma loja,que esta localizada na rua.qual a lampada mais apropriada?

    toni

  • gostaria de saber qual lampada que nao desbotas as roupas.

    cristina

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda