Óculos escuros, um proteção ou um perigo

                                   

Óculos escuros, um proteção ou um perigo. Verão lembra praia, calor, sol! Esta é a época em que os raios ultra-violeta têm maior incidência, o que faz aumentar ...

Óculos escuros, um proteção ou um perigo

Verão lembra praia, calor, sol! Esta é a época em que os raios ultra-violeta têm maior incidência, o que faz aumentar a preocupação com proteção solar. Mas ao contrario do que muitos pensam, não é apenas a pele que precisa de proteção; os olhos também precisam ser poupados. Mesmo com varias campanhas desenvolvidas, muitas pessoas não tem consciência do perigo de usar óculos escuros sem proteção UV, alertam os oftamologistas.

Uma pesquisa realizada em Campinas, São Paulo, mostrou que menos de 1% das mil pessoas consultadas conhecia os riscos da radiação aos olhos e que mais de 50%dos óculos – escuros ou de grau - não contém proteção solar.

A radiação ultra-violeta facilita o surgimento de diversas doenças nos olhos, e a falta da película contra raios UVA e UVB nos óculos escuros pode agravar ainda mais esses problemas.Roberto Galvão Filho, oftalmologista do Instituto de Olhos do Recife (IOR) alerta para as doenças mais comuns que podem ser causadas ou agravadas pela incisão de raios UV nos olhos são a Degeneração Retiniana, uma alteração da retina que causa a perda da visão com o tempo; Pterígio, uma carnosidade que surge no canto do olho; e a popular Catarata.

A catarata é responsável por 50% dos casos de cegueira no planeta e a falta de proteção aumenta em 60% os riscos de contrair a doença. No Brasil há um aumento de 20% nos casos da doença. A destruição camada de ozônio é um fator que contribui para deixar esse problema ainda maior. A radiação UV é parcialmente filtrada na atmosfera pela camada, mas esta vem sendo reduzida numa proporção de 12% por década aumentando o perigo da exposição ao sol.

Galvão ainda explica que o uso de óculos escuros inadequados é um perigo por que na claridade a pupila diminui e no escuro se dilata um pouco, assim, quando alguém usa óculos escuros e se expõe ao sol, a pupila, ao invés de diminuir, o que contribui para protegê-la, aumenta de tamanho, ficando mais exposta aos raios nocivos do sol.

Com a proliferação do mercado informal, o uso de óculos de sol tornou-se acessível à maioria da população, mas a procedência e qualidade destes produtos são desconhecidas, não permitindo saber se o produto preenche os requisitos para proteger a visão de quem usa. A tonalidade das lentes também não possui relação com a proteção solar, o importante é ter a película, que não pode ser vista a olho nu.

Os especialistas garantem que o ideal é usar óculos escuros sim, mas desde que estes tenham a proteção. Além do selo do Inmetro que atestam a qualidade do produto, quase todas as grandes ópticas possuem um aparelho que mede o nível de proteção para raios ultra-violeta.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Óculos escuros, um proteção ou um perigo e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: perigo do uso do oculos escuros semm protecao uv , óculos sport sem proteção qual o perigo ,

Óculos escuros, um proteção ou um perigo

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

FIQUE POR DENTRO

SHOPPING

Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza