Pesquisar:

Má postura na adolescência pode ter como causa doenças respiratória

Má postura na adolescência pode ter como causa doenças respiratória . A postura acabrunhada, ombros para cima e pescoço projetado para frente podem ter como causa mais que uma simples muda... 3 comentários

Má postura na adolescência pode ter como causa doenças respiratória

Por: Equipe Portais da Moda
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Moda Shopping Atacado


A postura acabrunhada, ombros para cima e pescoço projetado para frente podem ter como causa mais que uma simples mudança comportamental no adolescente ou pré-adolescente. Larissa Angélica Bachir Bonilha é fisioterapeuta especialista em Neuropediatria e Fisioterapia Respiratória Pediátrica pelo ICR do HCFMUSP integrante da Clínica Bozelli, de Sorocaba (SP), explica que “quando o jovem é portador de alguma doença respiratória crônica, o diafragma, que é o principal músculo do mecanismo da respiração, deixa de ser acionado, enquanto a musculação acessória localizada na região dos ombros e do pescoço tenta compensar a deficiência”.

Os primeiros sinais de que uma doença respiratória possa estar causando algum problema no conjunto músculo-esquelético surge conforme a gravidade da doença respiratória. Alguns desses podem ser observados como ombros protrusos (fechados) ou um ombro mais alto que o outro, tórax muito arredondado ou achatado, coluna lombar hiperlordótica (bumbum arrebitado). “Portanto, quando se conhece a patologia primária desde cedo, o ideal é adotar medidas preventivas o mais precocemente possível, e fazer avaliações posturais periódicas a partir dos três anos de idade”, oriente Larissa.

Segundo a fisioterapeuta, algumas alterações posturais são freqüentemente encontradas em crianças e adolescentes, pois são nestas fases que a postura sofre uma série de ajustes e adaptações às mudanças físicas e psicossociais pelas quais o jovem passa.“Por volta dos 10 ou 12 anos, é normal que a criança apresente na coluna torácica alguns graus de cifose. Isto ocorre devido a descompensação do crescimento dos tecidos ósseo e muscular”. Nas garotas este problema pode ser até mais acentuado devido o crescimento das mamas, já que tentam ‘esconder’ o volume mamário projetando costas e ombros para frente, mas isto tende a se corrigir naturalmente.

Na presença de alguma doença respiratória a criança passa a utilizar musculaturas acessórias para auxiliar na respiração, com o passar do tempo isso se tornam vícios posturais e causam má postura que quando não prevenida e tratada podem tornar-se fixas com o passar da idade. “A escoliose é freqüentemente encontrada em crianças e jovens portadores de problemas desta natureza”, expõe Larissa. O problema da escoliose é a pouca sintomatologia clínica. Em geral, é constatada por pais e professores quando se verifica que os ombros não se encontram alinhados horizontalmente. Quanto mais demorada for a identificação dos sinais, mais difícil torna-se a correção, os desvios tendem a se acentuar e, com o passar dos anos, as dores tendem a se manifestar.

A escoliose é de modo geral mais facilmente prevenida que corrigida; suas principais causas estão nas más posturas assumidas – principalmente quando o jovem senta-se nas carteiras escolares - e as causas idiopáticas - de etiologia desconhecida ou de tendência familiar. No tratamento fisioterápico são usadas técnicas e exercícios de mobilização e alongamento, e orientações posturais adequadas que podem envolver a forma com a qual a pessoa dorme que conforme orientação de Larissa o ideal é: “deitar-se de lado, e com as pernas flexionadas em 45o graus”.
Vale lembrar que é importante estar atento à postura até na hora de lazer, como a escolha do esporte compatível com a faixa etária e a postura diante do vídeo game ou do computador.




3 comentários para "má postura na adolescência pode ter como causa doenças respiratória"

Carregando formul�rio
  • é eu só queria falar que é muito legal esse sitee é muito muito d+++++

    julya

  • amei! ajudou muito com meu trabalho! valeu! :*

    bia lopes

  • adorei fico mais atenta..

    amanda cristina

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

 

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda