HOMENS DE SAIAS

                                   

HOMENS DE SAIAS. Todas as vezes em que revejo as fotos dos últimos desfiles da temporada nacional, uma coisa me intriga: alguns estilista...

HOMENS DE SAIAS
Todas as vezes em que revejo as fotos dos últimos desfiles da temporada nacional, uma coisa me intriga: alguns estilistas mostraram idéias de saias para homens, mas nada foi dito a esse respeito, ao contrário de outras vezes em que a mídia procurava destacar esse fato de forma até exagerada.
Será um sinal de amadurecimento, quer dizer, uma certa aceitação com relação ao uso de saias para homens ou apenas significa que ninguém acredita mais que essa proposta possa vingar?
Pessoalmente acredito numa mistura das duas hipóteses: a proposta já não é novidade há muito tempo, por isso não é mais notícia. E como os homens parecem mesmo decididos a não abrir mão das mesmas calças de sempre, o esforço de difundir o modelito é inútil.

É incrível como o guarda-roupa masculino é praticamente imutável. O máximo que os homens conseguem fazer é arriscar nas cores e estampas ou então em modelos de roupas com cortes um pouco mais modernos, mas isso só para os mais descolados.
E olha que a saia masculina não é nenhuma novidade aqui no Brasil. Em 1956, o artista plástico Flávio de Carvalho (1899-1973) criou o "Traje Tropical", um conjunto de saia e blusa com abertura sob os braços, desfilado por ele no evento Experiência Nº 3 em uma passeata no Viaduto Chá, no Centro de São Paulo. A proposta era de uma roupa ideal para o homem brasileiro, mais coerente com o nosso clima e contra a moda imposta pelos grandes centros europeus. É claro que foi um escândalo na época, coisa de artista, como foi dito por muitos.
Essa idéia que temos hoje de que saia é coisa única e exclusivamente feminina é o resultado de séculos de endurecimento do guarda-roupa masculino. Saibam que as saias, usadas na Grécia Antiga e em Roma, projetava os ideais de juventude e virilidade, uma forma de super masculinidade, assim como o kilt escocês.

Já no século 20, durante os anos 60, foi que o homem passou a incorporar peças do guarda-roupa feminino como as batas e os caftans, uma moda hippie que era essencialmente unissex. Mais tarde, os punks, os grunges e os ídolos do glam-rock arriscaram usar roupas mais femininas como forma de transgressão.
Parece que para encarar um modelito sem pernas é preciso ser artista. Quem não se lembra de Caetano Veloso e Gilberto Gil trajando belos pareôs na entrega do prêmio Sharp de 1993, no Rio? E olha que a mídia não deu sossego, todos noticiaram o feito, como se fosse algo de outro mundo.
Em algumas culturas, o uso de saias para homens é normal como o quimono japonês, o robe chinês, os trajes indianos, o sarongue asiático e o caftan africano. Já aqui do lado Ocidental, a saia é sinônimo de roupa feminina e ponto!
E não é por falta de propostas. No início de 2004, esse assunto foi tema de uma badalada exposição no Metropolitan Museum em Nova York, intitulada "Bravehearts: Men in Skirts". Foram mostradas imagens e peças criadas por estilistas famosos como: Roberto Cavalli, Kenzo, Yohji Yamamoto, Vivienne Westwood, Jean Paul Gaultier e John Galliano, entre outros.

Para não dizer que nunca vi um homem usando saias, passei por um jovenzinho durante o último SP Fashion Week, mas quase não valeu já que era um evento de moda e as pessoas se soltam mais mesmo na hora de se produzir. Ah, a minha amiga Amanda jura que viu um outro mocinho usando saia em plena Avenida Paulista um dia desses. A cena é tão rara que mereceu comentários e exclamações de surpresa.
Talvez nós mulheres tenhamos alguma culpa nisso. Queria ver quem é que teria coragem de encarar sair com o pai ou o marido/namorado por aí usando sainhas. E como seria bom chegar no escritório e dar de cara com o chefe de vestido. Eu sei, eu sei, parece mesmo esquisito, mas não é impossível e já pode ser tornar realidade em breve. Os chamados metrossexuais não nos deixam mentir. Um exemplo? O ídolo do futebol inglês David Beckham usa saia sem problemas!


O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre HOMENS DE SAIAS e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: homens de saia , homens de mine saia , foto homem escocês de kilt de perbas abertas , vestidos e saias p homens , saias com corte para homems , mini saias para homem , homens de saias ,

HOMENS DE SAIAS

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • qual o problema de homem usar saia?

    joÃo

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza