Conheça os tipos de problemas renais

O rim é um órgão muito importante, saiba como prevenir as doenças.

Conheça os tipos de problemas renais
Beba água . Foto:Divulgação

Beba água . Foto:Divulgação


O número de pessoas que sofrem de doenças renais é muito grande, e a Sociedade Brasileira de Nefrologia apresenta números indicativos de que a cada ano 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento de hemodiálise e diálise peritoneal. Apenas 2.700 deles conseguem realizar o transplante de rim. Patologias como a diabetes e a pressão alta, quando não tratadas de maneira correta, podem levar à falência total do funcionamento renal.

Veja também: Saúde começa pela boca e Saúde & Beleza

Insuficiência Renal Aguda

Quadro no qual os rins podem parar de funcionar de maneira rápida, porém temporária. Rápida porque a função renal é perdida em algumas horas e temporária porque os rins podem voltar a funcionar após algumas semanas. A esta situação os médicos chamam de insuficiência renal aguda. Em muitas vezes, os pacientes necessitam de manutenção com tratamento por diálise até que os rins voltem a funcionar.

Insuficiência Renal Crônica

É a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais ou a não reversão da Insuficiência Renal Aguda. Por ser lenta e progressiva, esta perda resulta em processos adaptativos, os quais, até certo ponto, mantêm o paciente sem sintomas da doença.

Até que tenha perdido cerca de 50% de sua função renal, os pacientes permanecem quase que sem sintomas. A partir daí podem aparecer sinais. Inicialmente são insidiosos e quase sempre passam despercebidos pelos doentes.

Sinais e Sintomas de Disfunção Renal

São muitos os sintomas, mas alguns aparecem com mais freqüência: o edema dos segmentos periféricos, o edema facial, o cansaço físico, a falta de ar, a hipertensão arterial, a diminuição do fluxo urinário, a alteração de sua coloração.

A hipertensão arterial (pressão alta), além de manifestação da Insuficiência Renal, é uma importante causa. Submetidas a um regime de pressão maior, as arteríolas renais vão sofrendo hialinização, prejudicando a função de filtração do sangue nos glomérulos renais. O controle correto da pressão arterial é uma atitude das mais relevantes na prevenção da insuficiência renal e da necessidade de se fazer diálise.

O diabetes é outra das mais importantes causas de falência dos rins, com um número crescente de casos. Após cerca de 15 anos de diabetes, alguns pacientes começam a ter problemas renais. As primeiras manifestações são a perda de proteínas na urina (proteinúria), o aparecimento de pressão arterial alta e, mais tarde, o aumento da uréia e da creatinina do sangue.

Causa muito freqüente de insuficiência renal é a glomerulonefrite crônica ("nefrite crônica"). Ela resulta de uma inflamação crônica dos rins, seja por repetidos episódios de infecção urinária, seja por doença imunológica. Depois de algum tempo, se a inflamação não é curada ou controlada, pode o quadro evoluir para a perda completa das funções dos rins. Outras causas de insuficiência renal são: rins policísticos (grandes e numerosos cistos crescem nos rins, destruindo-os) e as doenças congênitas (de nascença).

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Conheça os tipos de problemas renais e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: problemas renais , tipos de doenças renais , problema renal , problemas de rins , problemas nos rins , problema nos rins , sintomas de problemas renais , o que e problema renal , os rins doem , problemas renal ,

Conheça os tipos de problemas renais

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • ola meu nome e angelica entrei no site pra saber se o que sinto sao sintomas de um rins doente.fiz uma ultrassom renal a um ano e constatei um calculo renal fui encaminhada a um urologista pra ele diagnosticar se era preciso tirar o calculo pois se encontra em um lugar que nao esta filtrando causando inchaço no rins. nao procurei medico devido ao trabalho e agora depois de um ano tenho dores forte ja nao tenho posiçao pra dormi sinto forte caimbras espasmo musculares terriveis cansaço e fadigas de mais dor nos ossos e tenho dois caroços estes sintomas sao devidos ao calculo renal o que devo fazer..

    angelica pereira ferreira

  • começou com cheiro fortena urina, passamdouns 3 meses veioumador muito forte,tomou umainjeção naveianumca maisdoeu.fes a ultra- som amedica dela dice p/ procurar um medico no sus não tem especialista sóurologista , que devofaser . obrigado

    nar gomes neves

  • estou com muitas dores nas costas perto do quadril e puxando para frente, estou ficando muito cansada a noite com falta de ar tapa tudo e agora apereceram umas manchas meio roxa no meu braço, será um sintoma do problema renal? estou aflita.

    alexsandra

  • estou com muita colica de rins fiz uma ultrasson e o resutado foi nefrolitiase a esquerda e dilataçao bilateral queria saber se é grave, meu medo é de hemodialise estou sentindo dores todos os dias

    cati

  • meu pai faleceu fazendo tratamento de dialise ha 6 meses minha tia faleceu fazendo hemodialise ha 1 ano e minha mae faz hemdialise ha 7 anos somos em 10 filhos qual o risco que corremos

    sirley neves da silva

  • eu estou sentindo forte dores nas costa e nu quadris e dores quando termino de fazer xixi isso pode ser problemas nos rin deste já agradeço

    kamila

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades