Pesquisar:

Conheça os tipos de problemas renais

O rim é um órgão muito importante, saiba como prevenir as doenças. 88 comentários

Conheça os tipos de problemas renais

Por: Equipe Portais da Moda
Portais da Moda - Dicas de Saúde e Beleza

Moda Shopping Atacado

Beba água . Foto:Divulgação

Beba água . Foto:Divulgação


O número de pessoas que sofrem de doenças renais é muito grande, e a Sociedade Brasileira de Nefrologia apresenta números indicativos de que a cada ano 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento de hemodiálise e diálise peritoneal. Apenas 2.700 deles conseguem realizar o transplante de rim. Patologias como a diabetes e a pressão alta, quando não tratadas de maneira correta, podem levar à falência total do funcionamento renal.

Veja também: Saúde começa pela boca e Saúde & Beleza

Insuficiência Renal Aguda

Quadro no qual os rins podem parar de funcionar de maneira rápida, porém temporária. Rápida porque a função renal é perdida em algumas horas e temporária porque os rins podem voltar a funcionar após algumas semanas. A esta situação os médicos chamam de insuficiência renal aguda. Em muitas vezes, os pacientes necessitam de manutenção com tratamento por diálise até que os rins voltem a funcionar.

Insuficiência Renal Crônica

É a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais ou a não reversão da Insuficiência Renal Aguda. Por ser lenta e progressiva, esta perda resulta em processos adaptativos, os quais, até certo ponto, mantêm o paciente sem sintomas da doença.

Até que tenha perdido cerca de 50% de sua função renal, os pacientes permanecem quase que sem sintomas. A partir daí podem aparecer sinais. Inicialmente são insidiosos e quase sempre passam despercebidos pelos doentes.

Sinais e Sintomas de Disfunção Renal

São muitos os sintomas, mas alguns aparecem com mais freqüência: o edema dos segmentos periféricos, o edema facial, o cansaço físico, a falta de ar, a hipertensão arterial, a diminuição do fluxo urinário, a alteração de sua coloração.

A hipertensão arterial (pressão alta), além de manifestação da Insuficiência Renal, é uma importante causa. Submetidas a um regime de pressão maior, as arteríolas renais vão sofrendo hialinização, prejudicando a função de filtração do sangue nos glomérulos renais. O controle correto da pressão arterial é uma atitude das mais relevantes na prevenção da insuficiência renal e da necessidade de se fazer diálise.

O diabetes é outra das mais importantes causas de falência dos rins, com um número crescente de casos. Após cerca de 15 anos de diabetes, alguns pacientes começam a ter problemas renais. As primeiras manifestações são a perda de proteínas na urina (proteinúria), o aparecimento de pressão arterial alta e, mais tarde, o aumento da uréia e da creatinina do sangue.

Causa muito freqüente de insuficiência renal é a glomerulonefrite crônica ("nefrite crônica"). Ela resulta de uma inflamação crônica dos rins, seja por repetidos episódios de infecção urinária, seja por doença imunológica. Depois de algum tempo, se a inflamação não é curada ou controlada, pode o quadro evoluir para a perda completa das funções dos rins. Outras causas de insuficiência renal são: rins policísticos (grandes e numerosos cistos crescem nos rins, destruindo-os) e as doenças congênitas (de nascença).




O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Conheça os tipos de problemas renais e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: problemas renais , problemas nos rins , problema renal , sintomas de problemas nos rins , problemas de rins , problema nos rins , problemas nos rins sintomas , problemas no rim , rins problemas , sintomas de problema nos rins , leia também:

88 comentários para "conheça os tipos de problemas renais"

Carregando formul�rio
  • meu avó faleceu por problema renal,minha mãe teve problema renal ela fez tratamento hemodiálise durante 8anos4meses e13dias faleceu com 80anos,minha tia hoje faz hemodiálise,meu tio e padrinho também faz hemodiálise.eu desde que apareceu o problema na minha mãe passamos a ter mais cuidados com a alimentação,muito mais que antes pois o problema é sério e doloroso pois as pessoas ficam limitadas a quantidade de liquidos,alimentos e com isso as unhas enfraquecem,ocorrem quedas de cabelos ,a pele fica mais sensível e a imunidade baixa.todos os cuidados são poucos, mas as pessoas tem que receber muito carinho,amor,atenÇÃo,afeto,e diÁlogo.fazer com que eles vivam e participem de atividades levando uma vida normal,mas sem esquecer que quando viajarem na cidade onde forem tem que haver uma clinica de hemodiÁlise e entrar em contato com eles antes de comeÇar a viagem para reservar o lugar.ok!sejam felizes e faÇam alguÉm feliz espero que tenha ajudado com a experiÊncia que passei com a minha mÃ

    cleine m.m.c.cezar

  • sentia uma dor no lado esquerdo.sempre q. voltava do trabalho, chegava inchada em casa e muito cansada. issso foi aumentando muito rápido, em três dias procurei o médico que fez um ultrasson e detectou q. meu rin esquerdo estava inflamado. passou remédios. tomei mas apenas aliviou. procurei um urologista que prescreveu 15 injeções p/ tomar uma todos os dias, após confirmação de q. havia mesmo inchaço nos dois rins. ele recomendou reposo e tomar bastante líquido. faço isso mas, voltei a sentir dores e inchaço nas pernas quando faço esforço físico. não sei o que fazer , afinal, preciso trabalhar e não vou viver em repouso constante.não posso ficar muito tempo de pé q. fico c/ inchaço e dor nas laterais.

    cgrs

  • a uns dois meses senti uma dor muito forte do lado esquerdo,fui ao medico e ele me passou um ultrassom e nele descobri q o meu rim esquerdo esta muito inxado.a nefrologista passou tratamento com agua e suco,pois no ultrassom nao mostrou q havia cálculo.fiz o tratamento.voltei ontem na medica e ela me passou outro ultrassom e acabei descobrindo q o rim esquerdo cresceu de tamanho e agora o rim direito também esta inxando e novamente nao mostrou no ultrassom o que está causando o inxasso.agora ela passou para mim um tc,pq disse que na tomografia irá mostrar o motivo.gostaria que me falasse o que você acha,pq ja estou desesperada. me diga o que está causando isso,por favor . É sério?grata.

    sheila

  • a minha mãe realizou um transplante do rim esquerdo, toma uma bateria de remédios todos os dias incluindo diuréticos composto com outro remédio e diurético só. mas, as pernas dela fica inxada com apenas 30 minutos de pé. e o pé direito doi muito. ela disse que parece uma pessoa furando com uma faca os pés dela. o médido dela á vê a cada 3 meses e não modifica nada e sempre diz a mesma coisa, irá desinxar. por favor você com experiência na área, como pode me ajudar neste caso, pois minha mãe melhorou a pressão, está respeitando a dieta, passa mais tempo repousando e não melhora. fico no aguardo de sua resposta muito obrigado joelson

    joelson fernandes santos

    • muito bem o que ela fez ela foi esperta olha denada a todos e voltem sempre eu gostei muito o que qui a sua mãe fez ela foi esperta foi no hospital a minha tia perdeiu os rians esquerdo dela e ela está com uma pradra dentro do direitos ela vai fazer sirugia.eu estou pedindo a deus que a sirugia dela de serto eu tenho fé em deus e eu tenho serteza qu evc também temobg pela resposta mais isso não tem nada a ver com a doença da minha tiakkkkk...

      thayna

  • ola meu nome e angelica entrei no site pra saber se o que sinto sao sintomas de um rins doente.fiz uma ultrassom renal a um ano e constatei um calculo renal fui encaminhada a um urologista pra ele diagnosticar se era preciso tirar o calculo pois se encontra em um lugar que nao esta filtrando causando inchaço no rins. nao procurei medico devido ao trabalho e agora depois de um ano tenho dores forte ja nao tenho posiçao pra dormi sinto forte caimbras espasmo musculares terriveis cansaço e fadigas de mais dor nos ossos e tenho dois caroços estes sintomas sao devidos ao calculo renal o que devo fazer..

    angelica pereira ferreira

  • olá, vendo pela primeira vez esses comentários, resolvi comentar o que me aconteceu á uma semana, tomo remedio para pressão há 16 anos , tomo diovam 320*12,5hipo+atenelol 50, como a glicose vem alterando conformes vários exames , o medico resolveu mudar para diovan 320+5,anlodipino estar com mais ou menos um mês ,vendo percebendo dores no quadril e hoje vi meus pés inchado e mancha roxa no braços. será problema renal ou não.estou assustada lendo esses comentário. responda e muito obrigado. vandete

    vandete

  • eu to namorando com uma homem q teve problemas renais.....ele teve q fazer transplante .....so q no outro dia o irmao dele fez tambem....entao esse problema vem de familia ta na genetica.... e ele que ter filhos comigo.....mas tenho medo q as criancas nascam com esse mesmo problema.... sera q isso e possivel? por favor quem ja passou por isso ou sabe me responda.... agradeco....aurilia

    aurilia

  • olá!!! venho a algum tempo sentindo um certo desconforto na cintura do lado esquerdo,esse desconforto quando almenta,se parece com uma dor... isso pode ser problemas com o meu rin? nunca tive problemas com os meus rins,mais a alguns anos atráz,precisei tomar,prednisona,e meus rins incharam muito e doiam,será que tem algo a ver? obrigado!!!!

    denny

    • e u não gosto de ter doenças se vcs gostam fazem (+)sim se não gostão fazen(+)não mais eu tenho serteza que a maioria vai falar não mais nós não temo stanta sorte assim como minha vó que moreu com 27 anos e até hoje choro por ela ela moreu de cancêr eu amo ela até hoje

      thayna

    • voce sentiu enjou no primeiro dia ?

      jorge

  • olá tenho 30 anos sinto muita dor no meio das costa uma dor muito forte e dói muito dos dois lado direito esquerdo abaixo dos meio seios incha minha barriga doi tanto que me da calafrio os meus seios ficam doloridos ..isso sera que seria pedra no rim pois quase nao bebo aguá

    priscila

  • ola minha fez exames e constatou que ela esta com os rins muito ruin a medica falou que se é la demorasse ver éla iria ter que passar por emodialise ela passou captopril e para aferir a pressao todos os dias durante tre s meses.pode me dar uh ma dica?

    taynara priscilla pereira morais

  • bom dia ou boa noite seja como fore, eu sofro de dores de rim esquerdo ou melhor, de dilatacao do rim esquerdo desde ano 2002, tive uma reimplantacao uretral em 2006, e ainda continuo com o problema. neste ano(2011) o meu medico urologista, disse que tinh

    biaque nacivara bilihassane

  • sou hipertenso, e no ultimo exame realizado a glicose acusou 118, e ultimamente quando da vontade de urinar, tenho que achar um lugar rapido pois a urina vem, já teve vezes que cheguei a urunar nas calças por isso, gostaria de saber se é um problema nos r

    adilson antonio schmitz

  • começou com cheiro fortena urina, passamdouns 3 meses veioumador muito forte,tomou umainjeção naveianumca maisdoeu.fes a ultra- som amedica dela dice p/ procurar um medico no sus não tem especialista sóurologista , que devofaser . obrigado

    nar gomes neves

  • meu pé esquerdo esta inchado ha mais de 6 meses e agora o pé direito tmb esta , sinto dores nos nervos subindo ate o joelho e na parte de baixo do pé, sou diabetica, seria um problema de coração ou renal ? tho fazendo fisioterapia. desde ja sou grata.

    clÉria

  • estou sentindo muita dor na parte direita das cadeiras e se eu apertar eu sinto dores do lado esquerdo das cadeiras e a minha perna direita estar começando a doer também isso pode ser sinal de que estou com problemas de rins? desde já muito obrigada.

    marinete

exibir mais comentários

Carregando formul�rio "As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda