Complementos alimentares: vantagens e desvantagens

                                   

Complementos alimentares: vantagens e desvantagens. A busca rápida por corpo e músculos delineados está transformando as academias brasileiras num verdadeiro mercado persa ...

Complementos alimentares: vantagens e desvantagens
A busca rápida por corpo e músculos delineados está transformando as academias brasileiras num verdadeiro mercado persa com a oferta de suplementos alimentares à base de proteínas e aminoácidos.

Na forma de cápsulas ou em pó, eles prometem aumentar a massa muscular, mas muitos, sem eficácia comprovada, podem causar um grande estrago ao organismo. "O risco para a saúde é muito grande. E o mais grave é que as pessoas estão usando sem critério", alerta a nutricionista Lara Natacci Cunha, de Curitiba. Para ela, ainda não surgiu nada que supere os resultados de "uma boa alimentação com dieta balanceada e exercício físico ".

A creatina, uma substância protéica, é a bola da vez nas academias. Ao contrário do que promete, ela aumenta apenas a massa líquida do corpo. "É um desperdício de dinheiro", lamenta Lara. Segundo a nutricionista, o consumo excessivo de alguns produtos pode provocar diarréia e inchaço.

Em pessoas com problemas renais, a situação é ainda mais grave. Com o esforço, os rins podem perder parte da capacidade de funcionamento, provocando uma sobrecarga e, no futuro, a insuficiência renal.

Apesar da proibição, os anabolizantes - estimulantes de hormônio usados para aumentar a massa muscular - são comercializados em academias e farmácias sem restrição. Profissionais em nutrição condenam o uso, já que o produto pode levar à desnutrição.

"Se de um lado ele aumenta a massa muscular, de outro, pode causar sérios danos", alerta Lara. O uso prolongado dos anabolizantes pode provocar impotência sexual, problemas cardiovasculares e aumento e hipertrofia da glândula mamária que traz desconforto físico e risco de câncer de mama.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, vale a pena consultar um especialista. Manter o corpo em ordem depende basicamente de exercícios físicos e uma dieta balanceada que inclua carboidratos (60%), gorduras (30%) e proteínas (15%).

BÊ-A-BÁ DAS SUBSTÂNCIAS:

Aminoácidos:

- Prometem: Aumento da massa muscular e da secreção do hormônio do crescimento e redução da gordura corporal.

- Vantagem: Tornou possível o consumo de maiores quantidade de certos aminoácidos simples, o que não era possível com alimentos ricos em proteínas ou mesmo suplementos protéicos.

- Desvantagem: O consumo em excesso de algum tipo de aminoácido pode interferir na absorção, causar problemas gastrointestinais e desequilíbrio metabólico, sobretudo em indivíduos sensíveis.

Creatina:

- Promete: Aumento da massa muscular.

- Vantagens: Pesquisadores norte-americanos demonstraram o efeito da creatina no aumento da massa muscular e na resistência durante exercícios, na dose de 20 a 25 gramas ao dia (4 a 5 doses de 5 gramas), durante a fase inicial, e de 5 gramas ao dia na manutenção.

- Desvantagens: Possíveis efeitos colaterais, como problemas musculares, renais e hepáticos.

Glutamina:

- Promete: Melhorar a função imunológica e diminuir o risco de infecção para os atletas.

- Vantagens: Alguns estudos sugerem uma redução na incidência de infecções respiratórias em atletas.

- Desvantagens: Alguns estudos não comprovaram os benefícios e novas pesquisas são necessárias para determinar a real atuação do suplemento.

L-Carnitina:

- Vantagens: Aumento da oxidação dos ácidos graxos. Redução da produção de ácido láctico durante o exercício.

- Desvantagens: Muitos estudos falharam em demonstrar o efeito ergogênico da L-Carnitina, por isso a necessidade de novas pesquisas.

Cafeína:

- Vantagens: Estudos sugerem que a ingestão de 3 a 6 mg de cafeína por quilo de peso 1 hora antes do exercício pode aumentar a resistência e a utilização das reservas de gordura, durante a prática.

- Desvantagens: Efeitos colaterais como náuseas, tremores musculares, palpitações e dor-de-cabeça são comuns, principalmente em atletas sensíveis à substância.

O meu objetivo nesta matéria é relatar sobre Complementos alimentares: vantagens e desvantagens e tambem tirar suas duvidas, se está a procura de informação ou como encontrar o produto ou telefone de contato de empresas sobre: complementos alimentares , anabolizantes vantagens e desvantagens , mega massa vantagens e desvantagens , suplemento vantagens e desvantagens , tipos de complementos alimentares , desvantagem do anabolizante , mega massa as desvantagem , proteinas de massa vantagens e desvantagens , vantagens do suplemento muscular , vantagens e desvantagens dos anabolizantes ,

Complementos alimentares: vantagens e desvantagens

Deixe seu comentário

(Não divulgado)


Informe os numeros:





  • gostaria de saber o que posso tomar creatina ou suplemento alimentar. tenho 1.72 e peso 63 kl

    geverson

"As imagens presentes nesta matéria são reproduções de materiais já existentes. Caso tenha algum direito sobre as mesmas, entre em contato conosco para incluir os créditos ou solicitar a retirada."

Fique por dentro

Cadastre seu email e receba nossas novidades


Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza