Glossário Textil

Glossário têxtil e tecidos

A

ABRASÃO
desgaste por atrito ou fricção entre a superfície de um tecido e outra qualquer.

ABRIGO IMPERMEÁVEL
jaqueta em nylon leve, com fecho na frente, cós elástico com dispositivos regulares na cintura e nos punhos, conta habitualmente com um capuz. Windbreaker.

ACABAMENTO
série de processos por que passa um tecido para se obter uma melhor aparência e sensação tátil.

ACABAMENTO FINAL
série de acabamentos nos tecidos com finalidade de melhorar o seu brilho, caimento, respirabilidade, tato e desempenho em geral. Clear finish ou cut finish.

ACAMURÇADO
acabamento que se obtém através de tinta ou de papel camurçado, transferido ao tecido por meio de resinas e calor, com o que adquire a aparência de camurça.

ACC
adiantamento sobre contratos de câmbio.

ACETATO
fibra sintética elaborada a partir da celulose. Sintetizada pela primeira vez em 1864, é produzida em grande escala desde 1920.

ACETINADO
processo que visa a dar brilho e pureza aos tecidos mediante fricção.

ACRÍLICO
fibra artificial sintética, A produção para fins comerciais se iniciou em 1950, nos EUA. Características: leve, macio e quente, para o inverno ou frio, macio, semelhante ao algodão e fresco para o verão, apresenta brilho quando tingido com excelente solidez.

ACTIVEWEAR
vestimentas para a prática de esportes que exigem grande resistência física. Contorno ajustado ao corpo como uma segunda pele, utilizando tecidos de alta tecnologia e oferecendo conforto e possibilitando a total liberdade de movimentos. Linha de vestuário originária da década de 80.

ADAMASCADO
tecido de seda, linho ou algodão com desenhos lavrados em motivos florais ou geométricos. Seu nome deriva-se de Damasco, capital da Síria.

ADVANCED PAYMENT
pagamento antecipado.

AERTEX
Tecido celular de algodão lan,cado na Inglaterra no final do século XIX por Lewis Hasla, ex-membro do parlamento. Em 1891, a companhia estava fabricando roupas íntimas e femininas de aertex, muito usado até hoje, em roupas de baixo e SPORTSWEAR.

ALBENE
Tecido para roupas externas produzido com fio de acetato opaco.

ALCOCHOADO
enchimento de algodão, ou fibras sintéticas, colocado entre duas camadas de tecido e preso por costuras, formando um padrão decorativo regular ou irregular. Também conhecido como matelassê. Do francês matelassé.

ALFAIATARIA
oficina em que são confecionadas as peças habitualmente usadas em situações sociais por homens.

ALGODÃO EGÍPCIO
este algodão é considerado como o de fibra mais longa do mundo, resultando em um tecido durável e mais macio do que os outros encontrados no mercado internacional.

ALGODÃO PENTEADO
processo onde as fibras mais curtas do algodão são eliminadas, tornando o fio mais resistente e macio.

ALGODÃO PIMA
algodão de fibra longa só encontrado no Peru e é tão apreciado quanto o egípcio.

ALGODÃO/COTTON
fibra de origem natural vegetal. É talvez a fibra mais utilizada do mundo. Sua qualidade depende da finura, pureza, brilho, cor e particularmente da longitude da fibra (oscila entre 10mm e 50mm). As propriedades mais importantes são a hidrofilidade e a resistência a rasgões, ? fricção e ao calor. É facilmente lavável, fresco, flexível e não acumula estática. Tem tendência a enrugar-se ? combustão rápida, o que pode ser controlado através de processos de acabamento adequados. No Brasil, é a principal fibra têxtil, tendo suas fontes de produção localizada nas regiões Nordeste, Sul e Centro-oeste do País.

ALPACA
pêlo de alpaca - lhama da América do Sul - fino e brilhante, com pouca felpa e tida como uma das lãs mais exclusivas.

ALVEJAMENTO
processos mecânicos, físicos e químicos, através dos quais se eliminam dos tecidos as impurezas naturais ou que foram adicionadas durante os processos de engomagem e tecelagem.

ANA RRUGA
tecido leve de algodão, raiom ou seda, com uma superfície de listras enrugadas. Essa superfície se cria quando se tecem conjuntamente fios de coeficientes de encolhimento distintos. Também conhecida, em inglês, como seersucker.

ANGORÁ
Nome genérico de tecidos produzidos com fios de pelo da cabra Angorá. Também conhecido como Mohair.

ANIAGEM
Tecido grosseiro de juta, sisal ou cânhamo usado para sacaria.

ANATÔMICO
uma peça é anatômica quando segue a forma do corpo.

ANDRÓGINO
associação de características femininas e masculinas, hermafrodita. James Lover, historiador de moda, concluiu que a figura ideal da moda era a mulher andrógina, que lembrava um homem nos anos 20, 60 e 70, com calças estruturadas, casacos, gravatas e golas button down. O homem dos anos 70 e 80 também foi andrógino, com adaptações de estilos femininos, incluindo os cabelos longos, maquiagens, roupas drapeadas e maior variedade de cores. Nas linhas jeanswear e sportswear equivale ao conceito de unissex.

ANEL, PROCESSO EM
no sistema anel, podemos ter fios com torção no sentido direito (z), ou no sentido esquerdo (s). Neste sistema, a torção é realizada de fora da fibra para dentro, o que resulta em um fio mais macio tanto no núcleo como na sua superfície.

ANGORÁ
pêlo de coelho do tipo angorá, do qual se obtém feltro de chapéus ao ser mesclado com lã. O fio da lã penteada é utilizado em malhas e roupas íntimas.

ANORAK
casaco curto de capuz, impermeável, muito usado para esquiar, geralmente em nylon e acolchoado.

ANORAQUE
jaqueta impermeável originária dos países escandinavos, dotada de capuz, zíper, punhos ou faixas elásticas nas mangas.

APLICAÇÃO
consiste em pedaços ornamentais de tecidos costurados ou colados a outros tecidos ou uma peça de roupa. Desenhos de pétalas, folhas, flores e animais são aplicados em algodão, renda e cetim.

ARABESCO
motivo recorrente do folclore árabe, baseado em ornamentos estilizados em forma de folhas ou gavinhas.

ARMAÇÃO
representação da evolução de todos os fios que formam um tecido. Também chamada de entrelaçamento, ligamento. São três as armações fundamentais: tafetá ou tela, sarja e cetim.

ART DÉCO
estilo consolidado durante a exposição de artes decorativas em Paris, como a nova estética geométrica, linear e sofisticada que associamos ao cinema de Hollywood e a algumas ruas de Miami. Nascido da riqueza da nova indústria, bem representada nos arranha-céus de Nova York, como a torre Chysler ou o Rockefeller Center.

ART NOUVEAU
a volta ao natural e ao feminino. Apesar do estilo art nouveau expressar-se principalmente na arquitetura, na decoração de interiores e no mobiliário, abrangeu também jóias e tecidos. Caracteriza-se por linhas graciosas, um tanto exageradas, com traços alongados terminando em arabescos e em motivos de flores e de folhas.

ASSIMETRIA
falta de simetria. Ver simetria.

AT SIGHT
? vista.

AVANT-GARDE
em francês - vanguarda. Em termos de moda, são criadores não-tradicionais e experimentais que estabelecem novas tendências como vanguardistas.

AWB
abreviatura de Airway Bill. Conhecimento de transporte aéreo.

Fique por dentro


moda
moda

Fique por dentro

Receba dicas de moda,saude e beleza