Pesquisar:

Teciteca

Tecido Musseline


A Musselina é um tecido de algodão macio e fino, construído em ponto de tafetá. Por vezes, é estampado ou tingido. É fresco, muito confortável e acessível, com uma aparência limpa e simples. Tem contagem baixa de fios, inferior a 160 fios por polegada quadrada.

A Musselina também é, por vezes, feita de seda ou de linho. A Musselina de seda tem uma bela textura, meio quebradiça, porém não veste bem. Roupas feitas com esse tecido foram muito importantes para a história. A tecelagem da musselina de linho era tão fina que os egípcios a usavam para mumificar seus mortos.

A palavra "musseline" origina-se de “Mosul”, cidade no Iraque onde o tecido foi originado. Através dos séculos, Índia e Bangladesh se tornaram o lar das musselinas exóticas. Há histórias que o longo tecido de Musselina, com mais ou menos 50 metros, podia ser prensado e colocado em uma caixa de fósforos. No entanto, hoje, é um tecido diferente. Marco Polo disse uma vez que, "trata-se de um tecido de seda e ouro”.

CARACTERÍSTICAS DO MUSSELINE

- É suave e delicada.
- É fresca e confortável.
- Veste bem.
- Não enruga

UTILIZAÇÕES DO MUSSELINE

A musselina é o principal tecido utilizado para estofar cadeiras e sofás. O tecido é leve, por isso é usada como protetor de móveis, colcha, lençol, fronha, toalha, cortinas,etc.

Musselina também é utilizada como eveningwear, em vestidos de noiva, suporte para chapelaria e cachecóis.

ÚltimasNotícias

 

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda