Teciteca

Tecido Matelassê


O telasse]Matelassê[/glossario] é feito de algodão e possui, como principais características, seu peso e sua durabilidade. É muito atraente e dá a qualquer trabalho uma boa aparência. O tecido é lavável, mas tem que ser lavado com cuidado. Ele vem com diferentes cores e efeitos, alguns até com fios metálicos.

É muito usado em parceria com o Jacquard, e para ser bordado são necessários dois tecidos, um sobre o outro. O padrão dá a peça um efeito acolchoado. Possui vários padrões entre eles folhas, formas geométricas, como diamantes ou quadrados, e formas abstratas.

A palavra "Matelassê” foi criada a partir da palavra francesa “Matelasser”, que significa colcha ou almofada. Nos anos 1880, o Matelassê, feito em tecidos de seda, era muito usado para a confecção de vestidos, mantos e capas. Já o matelassê feito em tecidos de algodão é empregado em casacos e mantos de inverno.

CARACTERÍSTICAS DO MATELASSE

- É pesado.
- É durável.
- É suntuoso
- É quente.

UTILIZAÇÕES DO MATELASSE

O Matelassê é largamente utilizado em estofos e tapeçaria. O matelassê mais discreto e baixo é usado para vestidos e roupas em geral.


ÚltimasNotícias

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda