Pesquisar:

Teciteca

Tecido De Algodão


O algodão é uma fibra macia que cresce em torno das sementes da planta do algodão. É obtido a partir de um vegetal cientificamente conhecido como Gossypium. Pode ser encontrada em um arbustos nativos das regiões tropicais e subtropicais, tanto do Velho Mundo como no Novo Mundo.
A fibra utilizada freqüentemente é fiada em fio compacto e utilizada para fazer tecidos como soft e a própria malha de algodão.
O tecido de algodão é conhecido pela sua forma natural, versatilidade, e conforto. Tem sido utilizado desde os tempos primitivos, a cerca de 3000 aC. Hoje, as principais utilizações do algodão estão na forma de artigos de vestuário, mobiliário doméstico, industrial e tecido.

Tecido feito de algodão é sempre muito confortável, durável e apto a resistir todos os tipos de clima. O conforto e a qualidade do algodão devem-se à sua forma torcida ou enrolada, adquirida sempre na hora da fiação.
Em climas frios, serve como isolante térmico e protege rigorosamente contra temperaturas baixas. O tecido do algodão possui alta capacidade de absorção e tingimento, sem contar que pode ser lavado e passado sem muita preocupação.
Existem quatro tipos principais de algodão como: American Upland, Egípcio, Sea Island e os Asiáticos. Pode ser encontrado na produção e na confecção de todo o mundo; A China é líder em confecção, seguido pelos Estados Unidos, Índia, Paquistão, Brasil, Turquia e Grécia.
Hoje, a produção de algodão é um dos principais fatores de economia lucrativa, estável e próspero no mundo.
O processo de criação do tecido de algodão:

A fibra de algodão se sujeita a vários processos até chegar à fase final do tecido. Os processos mais utilizados são:
• Descaroçamento
Descaroçamento é o método de separar as fibras de algodão a partir das sementes. Esta etapa é feita já na hora do recolhimento do algodão, sendo feita por máquinas ou manualmente.
• Spinning
Spinning é a etapa que suceda o descaroçamento. Este processo envolve a tomada de fios de algodão a partir da fibra. Os fios de algodão são feitos de diferentes espessuras nesta fase.
• Tecelagem
Tecelagem é o processo mais importante para obter o tecido de algodão. Esse processo é o que chamamos de tear, pois se usa dois fios sucessivamente, que darão a trama e a gramatura do tecido.
• Acabamento e tratamento dos Tecidos
Após tecer a fibra do algodão, este passa por diferentes fases de transformação, até que se chegue ao estado final do produto. Os estágios serão mencionados abaixo, mas os mesmo não serão necessários como, por exemplo, na fabricação de sacos de algodão cru.
-Singeing- Esse processo queimaduras ao largo das fibras degola na mercadoria.
-Desizing - Esse processo envolve a remoção de materiais em tamanho em tecidos de fios de teia.
- Decapagem – É onde ocorre a limpeza do tecido.
-Branqueamento - Os tecidos são alvejados para deixá-los mais brancos e leves. -Mercerização - Neste processo, o tecido é imerso em álcali para se tornar mais forte, brilhante, durável e flexível.
-Coloração - Este processo envolve a mudança da cor do tecido pelo tratamento com um corante.
- Acabamento - Neste processo, o tecido é tratado com alguns produtos químicos para deixá-lo mais resistente e protegido contra agentes nocivos do meio ambiente.
Características de tecido de algodão

* Suave e confortável.
* Possui boa solidez.
* Fácil manuseio
* Secagem rápida
* Hidrofílico, o que significa que o algodão têm excelente capacidade de absorção. Roupas feitas de algodão absorvem suor, mantendo, assim, um maior conforto.
* Algodão pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra.
* A mistura de algodão também dá elasticidade e propriedades únicas à peça.
* Tecido 100% algodão cru tem brilho fosco agradável.
* Hipoalergênico, o que significa que tem uma baixa tendência para provocar reações alérgicas.

Utilizações do tecido de algodão
Vestuário - Peças feitas de algodão são macias, confortáveis e amigáveis ambientalmente. Podem ser 100% de algodão ou podem ser misturadas com outras fibras como sintéticas ou naturais. Normalmente todos os tipos de roupas são feitas de tecidos de algodão, independendo do seu segmento.
Decoração – O tecido de algodão pode ser utilizado para decorar a casa, como, por exemplo, com tapetes, cortinas, sofás, cama, mesa e banho.
Acessórios - Devido à sua resistência, o tecido de algodão pode se transformar em bolsas, malas e sacolas.
Além destas opções, os tecidos de algodão também são utilizados em calçados, lonas, toldos, encadernações e entre outros.

ÚltimasNotícias

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda