Teciteca

Tecido Brocado


Brocado é um rico, elegante pesado tecido com um elaborado design. O tecido tem uma textura em relevo. A textura em relevo do brocado adiciona uma camada extra de conforto térmico. É amplamente utilizado em fundos de cetim com fios metálicos e bordado. Muitas vezes é reversível. Brocados são caracterizados por serem tecidos vistosos. Vestidos feitos de brocado são ideais para todas as ocasiões e encontros eveningwear.

O Brocado foi originalmente feito da seda, mas agora é comum com rayon, algodão ou poliéster. É tecido por uma teia de efeito de fundo compacto com uma ou mais obturações de fio ouro ou prata utilizados para fazer os desenhos. São motivos de flores, folhagens, pastorais bastidores, entre outros. Às vezes, a riqueza do tecido é reforçada pelos versos das escrituras hindu do Alcorão, fazendo com que seja adequado para cerimônias religiosas.

A origem da palavra 'brocado' é contestada. A palavra foi tomada a partir do espanhol, que novamente foi atribuída a uma raiz do italiano. Acredita-se que ele tenha se originado da China na dinastia Shang. Tornar brocado os tecidos se tornou uma arte na Europa durante os séculos XVI e XVII. Na Índia, é conhecido como "tecido de sonhos' e é produzido em Ahmedabad, Aurangabad Benaras, Deli, Lucknow, Bhopal, Murshidabad, Thanjavur (Tanjore), Tiruchirapally, Madras e Surat.

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO BROCADO
• Ele é rico e elegante.
• É um tecido pesado.
• Possui textura em alto relevo.
• Possui um design elaborado.
UTILIZAÇÃO DO TECIDO BROCADO

É adequado para ocasiões de festa. O tecido de Brocado é usado como roupas, vestimentas litúrgicas da Igreja, tapeçarias e estofos.

ÚltimasNotícias

Receba notícias no seu
email - Portais da Moda